Connect with us

São Julião

SÃO JULIÃO | Católicos mantém tradição e celebram 146 anos de devoção a Nossa Senhora da Conceição

Publicado

em

Na manhã deste domingo, 08 de dezembro, centenas de devotos e fiéis celebraram o último dia dos festejos de Nossa Senhora da Conceição em sua 146ª edição, na cidade de São Julião.

A área pastoral de São Julião integra a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Fronteiras. E atualmente é comandada pelo Vigário Paroquial, Pe. Francisco Ramires.

A celebração foi presidida pelo vigário paroquial, Pe Francisco Ramires, e junto a ele, celebraram última a missa dos festejos, o Pe Flávio Santiago, vigário paroquial de Monsenhor Hipólito, residido em Campo Grande. O Pe Ferdiram, vigário paroquial da Paroquia de São Simão ,de Simões, residindo na área pastoral de São Francisco de Assis, em Curral Novo. E o Pe Gildo Coelho, pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro.

Com o tema: “Maria Imaculada, Estrela da evangelização”, São Julião comemorou com grande festa os 146 anos de festejos da Imaculada Conceição.  A programação contou com procissões pelas ruas da cidade, alvoradas festivas, ofícios e missas. Este ano, as novenas e missas aconteceram de forma campais, em palco ao lado da Igreja Matriz.

_Presenças

Publicidade

Estiveram presentas na celebração, o prefeito do município, Dr. Jonas Alencar, e a primeira-dama, a secretária de Educação, Claudete Alencar, o ex-prefeito, Carlão, a secretária de Finanças, Conceição de Maria, a prefeita de Fronteiras, Maria José, a secretária de Educação de Fronteiras, Verônica Ribeiro. Além de autoridades locais como vereadores e secretários que compõem a pasta municipal.

_Celebração

Durante a abertura, Padre Francisco Ramires, pároco da igreja, recebeu a todos os fieis agradecendo a presença e destacou: “Bendito seja o senhor que nos reúne como família nesta manhã olhando para a Virgem Maria. Bendito seja o Senhor em nossos visitantes, o Pe Ferdiran, o Pe Flávio e o Pe Gildo, nosso pároco. Bendito é o Senhor pelos romeiros que vieram de Fronteiras, os coroinhas e todos aqueles que tornam a celebração mais bonita porque uma grande comunidade diante de Deus, como comunidade reconheçamos que nem sempre sabemos amar e perdoar. Olhemos para nossa pequenez mas sobretudo contemplemos a misericórdia do senhor”.

O evangelho realizado pelo Padre Ferdiran, contou a história do Anjo Gabriel no encontro com Maria, onde foi dada a ela a notícia que ela seria a mãe do filho de Deus, através das palavras ditas pelo anjo “Alegra-te cheia de graça, o senhor estais contigo”. Maria assustada foi acalmada pelo anjo, que lhe disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”.  Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”, pontuou o Pe.

A homilia, feita pelo padre Flavio acolheu com boas-vindas a comunidade de São Julião, os católicos e os devotos da Imaculada Conceição, e na ocasião, continuou retratando sobre a história da Imaculada e do Anjo Gabriel, que em seu exemplo de obediência, Maria mostrou ao senhor, que estava disposta a obedece-lo. O padre então pediu a todos os devotos para repetirem as palavras ditas por Maria: “Sim Senhor, eu quero obedecer a tua palavra!”.  O padre então falou sobre a palavra ‘Obedecer’ que anda junto à ‘Escutar’, e mostrou que devemos além de vivermos a palavra, devemos assim como Maria nos deixarmos ser tocados pelo Espirito Santo.

Ainda foram retratadas as qualidades de Maria, a primeira sem o pecado, a  obediente a Deus. A homilia ainda falou sobre a entrada do pecado ao mundo e como Deus pode curar a aos que creem e aos que buscam pela sua ajuda.

Publicidade

Ao final da missa o Padre Francisco Ramires, agradeceu a todos os que serviram na festa da Imaculada Conceição, e destacou: “Agradeço a todos que fizeram as suas doações seja para o bingo, para o leilão, para as quermesses, ou como patrocinador. Agradeço a todos os padres que celebraram conosco. Agradeço ao povo de Deus que todas as noites encheram essa Praça da Imaculada Conceição. E de maneira especial agradeço a todas as pessoas engajadas nas pastorais, grupos e movimentos da nossa querida comunidade, especialmente o Conselho Administrativo e o Conselho Financeiro da nossa Área Pastoral, unindo nossas vozes à voz dos anjos e dos santos no céu que hoje se alegram nessa celebração da Santíssima Virgem Maria com toda a igreja”.

Em entrevista ao site Cidades na Net, o padre Francisco Ramires, avaliou os 146 anos de festejos da Imaculada Conceição.

“Creio que essa festa realizada em São Julião possa ser chamada de ‘Festa da Acolhida’, uma vez que nós pudemos receber todas as pessoas que vinham até aqui a igreja, para rezar e agradecer as graças que Deus nos concede, através da Virgem Maria, como também de ‘Festa da Generosidade’, pois muitas foram as pessoas que se colocaram a disposição para servir para termos uma festa bonita. Tenho escutado por ai que esta tenha sido uma das festas mais bonitas que São Julião já viu, então que Nossa Senhora nos ajude olhando a beleza dessa festa que foi uma benção de Deus para nós que abrimos o nosso coração. Esse ano trabalhamos de forma diferente e nos abrimos ao novo, sobretudo pensamos no modo que as pessoas pudessem se sentir amadas e acolhidas na igreja e por Deus”, disse.

A programação de encerramento teve início às 03h quando chegou um grupo de peregrinos vindos de Fronteiras a pé junto com o Padre Gildo. Às 06h, foi rezado um ofício a Imaculada Conceição e por volta das 06:45h, foi feita a coroação da Virgem Maria como ‘Senhora Nossa’, uma vez que Deus já coroou como ‘Rainha do Céu e da Terra’. Por fim, foi celebrada a Santa Missa, seguida da caminhada pelas ruas com a imagem da santa e finalizada com a benção do Santíssimo.

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS