Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

SÃO JULIÃO | Gestão de Dr. Jonas e CMDCA empossam novos conselheiros tutelares. Veja como foi!

Publicado

em

Os novos conselheiros tutelares e seus respectivos suplentes, do município de São Julião, cidade localizada a 360 km da capital do Estado, tomaram posse na noite desta sexta-feira (10).

A solenidade oficial foi realizada no Auditório da Secretaria Municipal de Educação. Eles foram eleitos no último pleito, realizado em 6 de outubro de 2019. O processo foi regido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente.

Foram empossados cinco Titulares: Fabiana Oliveira, Cledivânia Araújo, Alex Pereira, Manoel da Fujona e Jade Alencar e cinco Suplentes: Sissi, Júlia, Jayne e Silvânia.

O CMDCA – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, representado pela sua presidente Késsia Ramos e a gestão ‘o povo em 1º lugar’, que tem à frente o prefeito Dr. Jonas Bezerra de Alencar, foi quem empossou os conselheiros e suplentes, que exercerão o mandato do quadriênio 2020/2024.

Em seu discurso a presidente do CMDCA, Késsia Ramos, falou sobre a importância da atuação do conselheiro tutelar na sociedade. “O Conselheiro Tutelar é o guardião do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente). É uma tarefa de grande responsabilidade, importância e exige muita dedicação e amor”, disse a também Secretaria de Assistência Social.

Publicidade

Sobre o trabalho e a articulação em rede, ela conta que os serviços do CMDCA estão voltados para estreitar cada vez mais os vínculos entre o Conselho Tutelar e toda a rede protetiva, composta por diversos setores das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde, Esporte, entre outras, bem como o Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública. “Estamos sempre em busca de aperfeiçoar o atendimento à população. O trabalho em rede é imprescindível para que possamos identificar e buscar resoluções, garantindo os direitos de nossas crianças e adolescentes”.

Em entrevista a também primeira-dama ainda destacou que a Prefeitura, através do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) vai realizar nos próximos dias, uma capacitação dos conselheiros tutelares eleitos no último pleito realizado em outubro e garantiu a oferta de fardamento para os mesmos.

“A capacitação vai contar com a participação de integrantes da rede de atendimento atuantes nas atividades, que abordarão temas como: rede socioassistencial, atividades de rotina de acolhimento; visitas técnicas, estudos de caso, medidas protetivas, código de ética, entre outros”, concluiu.

O prefeito Dr. Jonas Alencar cumprimentou os novos conselheiros, lhes parabenizando e desejando um excelente mandato.

“Gostaria de fazer um registro dos ex-conselheiros, que fizeram um trabalho magnífico e que sempre se destacaram em São Julião. Fomos agraciados com uma boa representatividade desses conselheiros trabalhadores que ajudaram e sempre estiveram junto às famílias, às escolas, à Assistência Social… Parabéns a Jade; Rubenil, que posteriormente foi substituído pelo Manoel; Ana Célia; Taís e Francileide. Aos conselheiros atuais também agradeço e parabenizo pelo trabalho que fizeram na campanha. Vocês se esforçaram, foram de porta em porta. No andar da carruagem vocês vão se adaptar e vão sair tão bem quanto os outros. Sei da capacidade e da responsabilidade de cada um de vocês. Parabenizo aos titulares e suplentes de hoje. Conselheiros são os guardiões do ECA. Vocês vão tentar fazer com que esse estatuto seja reconhecido e seja utilizado na sua plenitude em São Julião. Que Deus os abençoem! Vamos fazer uma parceria tão boa quanto foi feita no mandato de conselheiros passado”, disse.

O vice-prefeito foi breve nas palavras. “Quero parabenizá-los pela eleição. Desejo um bom trabalho uma boa sorte, pois são todos competentes. Quero dizer que ser conselheiro tutelar é uma missão nobre, mas também é uma responsabilidade muito grande. Tenham sempre o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) debaixo do braço! Tenho certeza que que vocês vão desenvolver um bom trabalho. Parabenizo aos colegas que concorreram, tiveram a coragem, e obtiveram números expressivos em votos”.

Publicidade

O presidente da Câmara, vereador João Neto destacou que não é fácil chegar até a posse. “Parabenizo a todos que se candidataram e foram a luta, pois sei que não é fácil. Aos que tiveram êxito na eleição, parabéns! É uma responsabilidade muito grande, pois estarão à frente de um órgão de rica importância”, pontuou.

O vereador Tatá foi um dos oradores. “Parabenizo os nossos novos conselheiros tutelares, são pessoas competentes. Eu admiro o trabalho de um conselheiro, inclusive nas escolas, fazendo reuniões, ministrando palestras, sempre presentes. Me deixo a disposição para apoiar no que for necessário”, disse.

A vereadora Gracielda foi breve nas palavras. “Desejo sorte, que Deus os abençoe, que façam excelentes trabalhos. Parabéns a todos vocês”.

O vereador professor Neto em um longo pronunciamento lembrou da época em que era diretor da Escola Aprígio Pereira e que junto ao Ministério Público deram início ao processo de instalação do Conselho Tutelar em São Julião. “O Conselho tutelar requer dedicação. Lembramos da primeira vez que falamos em Conselho Tutelar aqui em São Julião foi quando trouxemos o Dr. Túlio para dar uma palestra sobre diversas pautas. Dr. Túlio foi representante do Ministério Público. Eu havia sugerido falar em sua palestra sobre a ampliação de uns conselhos tutelares. a partir daí ele se interessou, juntamente com nós professores, diretores, prefeitura, câmara de vereadores e comunidade em geral. A legislação demandava que fossem instalados os conselhos tutelares em todos os municípios. Criou-se em São Julião e começou esse trabalho ardo e digno, onde que vocês terão aliados e adversos”.

Neto se colocou a disposição dos novos conselheiros. “Quero dizer que, enquanto professor e parlamentar deste município, deixo-me a disposição do Conselho Tutelar para ajudar, colaborar no que for preciso. As palestras e informações que são ministradas nas escolas têm sido muito importante”, concluiu.

_Com a palavra conselheiros empossados

Publicidade

Jade Alencar, conselheira reeleita. “Há 4 anos, recém-formada em Serviço Social, profissão que luta pela garantia de direitos, pela primeira vez tomava posse ao cargo de conselheira tutelar. Mesmo sabendo que iria trabalhar numa área a qual estava preparada, senti medo de não conseguir realizar um bom trabalho dentro da cidade que nasci e cresci, sabendo da grande responsabilidade que estava nas minhas mãos. O tempo foi passando. Enfrentei desafios, medos, situações que só os meus colegas de trabalho testemunharam e estiveram ao meu lado. Durante esses 4 anos fiz o meu melhor, como profissional e como pessoa. Hoje mais uma vez estou aqui tomando posse, dessa vez, sem medo, apenas com a certeza que irei dar continuidade ao meu trabalho, com competência e ciente que enfrentarei novos desafios. Tive o privilégio de ser reeleita, e só tenho a agradecer a Deus, a minha família e a todos que me apoiaram nesta luta.

Fabiana. “Não tenho palavras para agradecer o retorno do porta a porta, do olho no olho, das portas abertas. Cada voto conquistado foi à base da confiança e do comprometimento de realizar um trabalho sério e honesto. Foram meses difíceis, de muito trabalho onde o medo muitas vezes se sobressaiu, mas me mantive e não desisti. Em cada casa que visitei decidi apresentar a cada família o Estatuto da Criança e do Adolescente-ECA. Quero agradecer a Deus em primeiro lugar, pois só ele sabe dos conflitos, das dores, das dificuldades e da esperança de buscar algo melhor. Agradeço também a minha família, amigos e a todos que me apoiaram e acreditaram no meu esforço, muitíssimo obrigada”.

Alex. “Agradeço a Deus, a minha família, aos meus irmãos da igreja, por todo apoio! Quando comecei a estudar o estatuto do ECA me deparei com várias situações, mas Deus sempre colocando no meu coração esse desejo de lutar pela garantia de direitos. A gente observa que uma criança tem um valor! Comparo o ECA ao mesmo tempo como a Bíblia Sagrada. Em uma passagem da Bíblia, ao qual trouxeram algumas crianças para Jesus abençoar e os discípulos quiseram impedir, Jesus Disse: “não as impeças de vir a mim”… Temos que zelar pelos seus direitos. Se estamos aqui eleitos, é porque Deus nos deu esse privilégio. Tenho certeza que o Senhor Deus estará na nossa frente, para trabalhar com dedicação e responsabilidade. Nós iremos vencer” ressaltou.

Cledivania. “Agradeço a Deus por ter nos dado força e coragem durante a campanha que foi um trabalho árduo. Agradeço a minha família e a todos que contribuíram para que esse momento acontecesse. E o meu agradecimento especial vai para os 373 eleitores que votaram em mim. Firmo aqui diante de todos o meu compromisso, de lutar pelos direitos das nossas crianças e adolescentes”, salientou.

Ana Célia, ex-conselheira tutelar falou sobre sua experiência no mandato que exerceu. “A quatro anos éramos nós, que assumíamos o Conselho Tutelar. Agradecemos a todos pela contribuição. A gestão, a Polícia Militar que muito nos ajudou. Todo êxito devemos a equipe de conselheiro. Encerramos com o sentimento de dever cumprido. Desejamos aos novos conselheiros que deem o melhor de vocês para as crianças e adolescentes de São Julião seguindo o ECA” disse.

Publicidade

_Presenças:

Estiveram presentes na solenidade, o prefeito, Dr. Jonas Alencar, a primeira-dama, secretária de Assistência Social e presidente do CMDCA, Késsia Ramos, o vice-prefeito, Sodson Rocha, o presidente da Câmara Municipal, Vereador João Neto Leal, os demais vereadores, professor Neto, Gracieuda e Tarcilo Rocha, a secretária de Educação, Claudete Alencar, a secretária de Administração, planejamento, gestão e finanças, Conceição Alencar, o  ex-prefeito: Ota Bezerra Alencar,  o Filho do ex-prefeito Ota, o Dr. Samuel Alencar, o sargento Xavier e Soldado Saraiva representando o GPM e a autoridade eclesiástica, da Igreja Evangélica Assembleia de Deus Madureira, Pastor Djalma

O mandato dos atuais conselheiros tutelares teve início já nesta sexta-feira (10/01), conforme previsto na Lei Federal 8.069/1990, Estatuto da criança e do adolescente (ECA), resolução nº 170/2014 do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, bem como pelas Leis Municipais.

Após o juramento e assinatura do termo de posse, os conselheiros receberam das mãos das autoridades o diploma de posse e o certificado.  Os conselheiros empossados iniciaram seus trabalhos imediatamente e passam a atender na sede e em toda a extensão territorial da cidade da cal, do cobre e dos sonhos.

_Mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS