Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Com palestras e atendimentos, Prefeitura de Simões promove comemoração ao Dia da Mulher

Publicado

em

As mulheres de Simões participaram nesta sexta-feira, 15, de um grande evento em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Universidade Aberta Do Brasil (UAB), no Centro de Educação Municipal (CEM).

O evento contou com momento de saúde com a realização de exames e consultas com nutricionistas, momento de beleza com maquiagem, limpeza de pele, e demais atendimentos fornecidos por salões de beleza, além de palestras sobre relacionamentos abusivos e prevenção, diagnósticos e superação do câncer.

Com a participação da Secretária de Saúde Isamária Dantas, Secretária de Educação Iris Elaine, vereadores Pedro Custodio e Francisco Ângelo, a Coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil de Simões, professora Maria do Socorro, professores da Universidade Federal do Piauí, Dr. João Marcelo Castro, e Dr. Felipe Cavalcante, o evento teve sua abertura realizada pela tutora presencial da Universidade Aberta do Brasil, Polo – Simões, Ana Maria Silva, que em homenagem ao Dia Internacional da Mulher cantou a música “mulher” de Erasmo Carlos, que retrata a força da mulher, mostrando que o termo “sexo frágil” não é adjetivo a ser dado a elas.


Logo em seguida, a psicóloga Gilka Mary e a assistente social Kátia Martins ministraram uma palestra tratando sobre relacionamentos abusivos, destacando a agressão psicológica e emocional que muitas vezes é ignorada tanto pela vítima como pela sociedade no geral, e com um vídeo retrataram os relacionamentos que começam com flores e terminam com agressões, destacando que a cada 17 minutos uma mulher é agredida fisicamente no Brasil, além de tratar ainda sobre o abuso sexual que as vitimas sofrem constantemente e ainda existe o receio em denunciar.

Dando continuidade às palestras, o Professor da Universidade Federal do Piauí, Dr. João Marcelo Castro, comentou sobre o projeto Fio de Alegria, criado no polo de Picos e coordenado pela Liga Acadêmica de Oncologia e Estologia da Universidade Federal do Piauí, do qual está à frente, e que tem como objetivo receber doações de mechas de cabelos para que possam ser encaminhadas ao hospital São Marcos, localizado em Teresina, onde a ONG Mundo de Alegria confecciona perucas para pessoas que estão em processo de tratamento quimioterápico, além da doação de lenços e brinquedos para melhorar a autoestima dos pacientes.


Ainda durante o evento, o também professor da Universidade Federal do Piauí, Dr. Felipe Cavalcante, ministrou uma palestra abordando a prevenção do câncer, destacando os mitos e verdades que circulam nos veículos de comunicação. Destacando que o álcool e o cigarro são uns dos principais influenciadores do desenvolvimento do câncer, ressaltando que a exposição ao sol deve ser observada, pois a incidência de câncer de pele também é grande destaque nos dias atuais.

A professora Edleusa Leonor, que já teve câncer de mama, deu seu testemunho. “Aos meus 49 anos fui diagnosticada com câncer de mama, foi um momento difícil em minha vida, mas aceitando a doença e realizando o tratamento da forma correta venho conseguindo vencer essa luta. Realmente não é fácil receber a notícia de que está com uma doença como esta, ainda mais por ter acompanhado minha irmã que passou por isso também, sempre mantive meus exames de rotina em dias, mas infelizmente todos estamos sujeitos a isso. Quando recebi a noticia foi um verdadeiro choque, mas sempre tive apoio da família e da igreja” disse.

A professora destacou ainda que sofreu quando descobriu que iria perder o cabelo, mas entendeu que seria uma coisa passageira. Comentou também sobre a importância de sempre buscar a prevenção, mas que caso aconteça de receber o diagnostico com a doença, o mais importante é aceitar e tratar. Emocionada, Edleusa contou sua historia, agradeceu o apoio que sempre recebeu de todos, e destacou o apoio que a gestão municipal fornece aos que precisam de assistência durante o tratamento de doenças.

Publicidade


Após o testemunho contado pela professora, a Coordenadora da Atenção Básica, Emanula de Carvalho, realizou o sorteio de diversos prêmios para os participantes, dentre eles, mês de academia e tratamento de pele. E em seguida foi servido um lanche com a degustação de café expresso e iniciado os atendimentos e serviços nas salas da escola CEM, realizados pelos universitários da UFPI e profissionais do município.


A Cabeleireira Elta, destacou a importância do evento e parabenizou a organização, ressaltando que é um dia de imensa felicidade para as mulheres.“Hoje estamos aqui fazendo parte desse grande evento e podemos ver nos olhos das participantes a felicidade de estar ganhando presentes, atendimentos com profissionais da saúde e estética. É gratificante ver o empenho da gestão em cuidar e melhorar as condições de vida da população, deixo aqui meus parabéns a nossa secretária Isamária, ao prefeito municipal e todos os envolvidos nesse brilhante dia” falou.

Maria das Graças Carvalho foi uma das mulheres que além de receber os tratamentos de beleza, se emocionaram ao assistir as palestras e testemunho da professora Edleusa, resolvendo doar suas mechas e entrar na campanha para ajudar aqueles que foram diagnosticados com câncer e precisarão passar por tratamentos onde provavelmente vão perder o cabelo.

“Quando sai de casa esperava participar de um momento agradável, quem não gosta de um dia de beleza?!, mas nunca imaginei que seria dessa forma, além de obter diversas informações que eu não tinha, fui tocada pela realidade que é a luta contra o câncer, não tem como não se emocionar com o testemunho de Edleusa, e então resolvi ajudar da forma que posso, não custa nada cortar o cabelo, principalmente sabendo o bem que fará a outra pessoa. O mundo precisa disso, que possamos pensar mais no outro” disse Maria das Graças.


A Secretária de Saúde agradeceu a participação de todos, comentou sobre a importância da mulher se valorizar e lutar pelos seus direitos. “É com muito amor e prazer que estamos proporcionando esse momento para as mulheres do município, com beleza, tratamento de pele, consultas com nutricionistas, além de palestras com temas importantes para a nossa vida. Aproveito o momento para parabenizar todos os participantes envolvidos na organização do evento. Lembrando que o prefeito José Ulisses que não pôde estar presente, deixou os parabéns a todas às mulheres, não só pelo seu dia, mas por tudo que vivem e que vêm conquistando no decorrer do tempo. Vocês merecem tudo de bom e nós estaremos sempre fazendo o possível para ajudar e tornar os dias cada vez melhores” disse a secretária.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS