Connect with us

DESTAQUES

Homem do campo é homenageado na 5ª Missa do Vaqueiro em Simões

Publicado

em

A Paróquia de São Simão, em Simões, realizou na tarde deste domingo, 19, a quinta edição da Missa do Vaqueiro e do Agricultor, evento que integra o calendário oficial do município, tendo se tornado Lei Municipal, cujo objetivo é resgatar e manter viva a cultura popular, enfatizando o papel do homem do campo na história do município e do Nordeste.

A exemplo dos anos anteriores, o evento cultural religioso foi um sucesso. A cavalgada reuniu mais de 350 vaqueiros de Simões e de outros municípios da região, como Betânia do Piauí, Paulistana, Francisco Macedo, Alegrete, Marcolândia, Caridade, Curral Novo, Jaicós, Padre Marcos e até de outros Estados como Ceará e Pernambuco.

A programação teve início com acolhida as caravanas e o café da tarde. Em seguida, os vaqueiros saíram em cavalgada pelas principais ruas da cidade de Simões, animados por Romário Aboiador e Vânia Vaqueira, que entoaram cantos, rimas e poemas homenageando os vaqueiros e agricultores.

Após a cavalgada foi celebrada a santa missa, presidida pelo padre Miguel Feitosa e concelebrada pelo padre Fernando Amando, da Paróquia de Santo Antônio, em Padre Marcos, e com a participação de uma multidão de fiéis católicos, dentre estes, autoridades como 0 prefeito Zé Ulisses e a primeira-dama Isamaria Dantas, o deputado estadual Georgiano Neto, a vice-prefeita Claudeir Feitosa, o secretário de Administração, Edilberto Feitosa, vereadores e secretários municipais, o prefeito de Francisco Macedo, Nonato Alencar, dentre outros.

Durante a celebração, o importante papel desempenhado pelos vaqueiros e agricultores foi evidenciado. Em procissão, durante a missa, apresentaram no altar os objetos utilizados no dia a dia em seu trabalho, como gibão, perneiras, chapéu, botas e sandálias.

Publicidade

Ao final da celebração, o padre Miguel, que tem suas origens no campo, filho de um casal de agricultores, também foi homenageado com a entrega da maior honraria do município, o Título de Cidadania, que foi concedido ao sacerdote pela Câmara Municipal.

O padre Miguel, emocionado e em tom de gratidão, leu uma poesia em que demonstrava seu amor por Simões e, também, pela Missa dos Vaqueiros e Agricultores, idealizada por ele há cinco anos. Miguel, que deverá ser transferido de Simões para exercer o sacerdócio em outra Paróquia, fez um pedido especial, para que não deixem de realizar a Missa do Vaqueiro.

O pároco agradeceu a todas as pessoas que participaram e colaboraram com o evento. “O poder público tem nos ajudado muito”, disse, citando a participação efetiva do prefeito Zé Ulisses, que esteve presente na cavalgada. “Ele e primeira dama fazem parte da caminhada do povo de Deus, tanto nesse evento, quanto em outros. É um casal do ECC que está sempre perto da nossa igreja. Portanto, a minha mensagem é de agradecimento a todos que têm trabalhado e colaborado com a realização dessa grande festa, as famílias, as pastorais, os grupos de movimento da nossa paróquia e os vaqueiros e agricultores que vieram de perto e de longe rezar e agradecer pelas chuvas e outras graças.”, disse.

Após a Missa, foi realizado o sorteio de brindes para os vaqueiros inscritos, servido jantar para toda a comunidade, encerrando com o forró pé de serra em praça pública.

O deputado estadual Georgiano Neto prestigiou o evento. Em entrevista, o parlamentar falou sobre a importância de se prestar essa homenagem ao homem do campo. “É uma satisfação muito grande poder retornar a Simões, onde sempre sou bem recebido pelo povo, e poder participar de momentos importantes como a festa das mães pela manhã, também pude visitar obras que estão em andamento no município e ainda participar grande festa do vaqueiro, que já é tradicional faz parte do calendário cultural e religioso desse importante município”.

Publicidade

Vicente Amorim, produtor rural, participou montado e engrandeceu o evento. “É uma das festas mais importantes do nosso município, porque a gente está resgatando uma tradição, uma cultura antiga, e trazendo para os dias atuais. É um incentivo, uma valorização ao homem do campo, que já sofreu muito com os anos de seca, e que esse ano foi abençoado pelas chuvas e tem o que agradecer.”, disse.

Feliz com o sucesso do evento, o prefeito de Simões, Zé Ulisses, se pronunciou e fez agradecimentos. “É momento de agradecer a Deus por nos conceder a realização de mais um evento religioso, cultural, festivo, com muita alegria, fé e paz. Agradecer e parabenizar ao padre Miguel Feitosa pela dedicação e coragem em homenagear ao homem o campo, vaqueiro e agricultor, um tributo aos nossos antepassados, fundadores do município, homens e mulheres, agricultores e vaqueiros que deixaram sua herança e legado a nós, que enfrentam os desafios da natureza, como a seca, e produzem o que é mais sagrado para a nossa sobrevivência, o pão nosso de cada dia, e contribuem com o desenvolvimento desta terra. Que o nosso padroeiro São Simão e nossa Senhora aparecida nos abençoe com graça, com paz e saúde.”, disse.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS