Connect with us

GERAL

Nova equipe do CREAS de Simões recebe capacitação

Publicado

em

Nos dias 03 e 04 de dezembro, a Prefeitura Municipal de Simões, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou no auditório do CRAS, uma formação para a nova equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS).

A formação foi conduzida por Brenda Carvalho, da Vision Consultoria. Durante os dois dias a nova equipe recebeu capacitação sobre o aprimoramento e conhecimento sobre a Proteção Social Especial (PSE), além das diferentes situações que serão acompanhadas pelo CREAS.

O CREAS está sendo implantado no município e tem por objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos. Em Simões, o CREAS está localizado na Rua Antônio Lopes, no Centro, próximo a Escolinha Aquarela.

A Secretária de Assistência Social, Ana Gardênia, ressaltou a importância do serviço e falou sobre a capacitação para qualificar os profissionais. “É de extrema importância oferecer capacitação aos nossos trabalhadores, especialmente quando se está sendo implantado um novo serviço como é o caso do CREAS, com equipe multidisciplinar, que deve estar preparada para atender as violações de direitos e trabalhar a prevenção dessas violações”, disse.

Sobre o CREAS

Publicidade

O CREAS é um órgão estatal de abrangência municipal integrante do Sistema Único de Assistência Social que através do Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) tem por objetivo ofertar ações de orientação, proteção e acompanhamento às famílias com um ou mais membros em situação de risco pessoal e social, ameaça ou violação de direitos.

Contando com uma equipe multiprofissional composta por assistentes sociais, psicólogo, educador social, advogado, pedagogo, dentre outros, é um serviço que se articula com as diversas Políticas Públicas, com a rede de serviços socioassistenciais e com os órgãos do Sistema de Garantia de Direitos no sentido de prestar às famílias e indivíduos orientações e acompanhamento direcionado para o fortalecimento de vínculos familiares, comunitários e sociais, para o fortalecimento da função protetiva das famílias diante do conjunto de vulnerabilidades que as submetem a situações de risco e para a promoção dos direitos e autonomia dos usuários.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS