Connect with us

Simões

Prefeitura de Simões inicia coleta seletiva do lixo

Publicado

em

Fonte: SimõesOnline

“Eu, você, nós e Simões, todos envolvidos pelo bem estar da população e pela saúde do meio ambiente”. É com esse propósito e fazendo um chamamento à população, que o município de Simões deu início a coleta seletiva de lixo, o que representa um grande avanço para saúde pública e traz benefícios para o meio ambiente.

A campanha começou com palestras de conscientização em todas as escolas da cidade, redes sociais e carro de som. Desta forma, todas as pessoas tomaram conhecimento de mais um implemento público desenvolvido pela Prefeitura Municipal e Secretaria da Saúde.

Com essa iniciativa, o município de Simões entra de vez na atitude sustentável. Como parte dos trabalhos de coleta seletiva, o município dispõe de um galpão de reciclagem equipado com uma prensa, onde também vai acontecer a separação e seleção, para que o lixo seco seja tratado de forma correta.

O QUE É A COLETA SELETIVA?

Publicidade

A coleta seletiva consiste em remover do lixo o que pode ser reaproveitado por quem gerou esses resíduos que são: as indústrias, o comércio e as residências. Simões-PI dispões de dois caminhões para coleta de lixo, sendo um deles específico para a coleta seletiva, os quais iniciaram em conjunto a coleta por toda cidade.

 Magno Dantas, assessor da secretaria da saúde de Simões, proferiu uma palestra muito inteligente e esclarecedora, na qual abordou  todos os conceitos e práticas no tocante a coleta seletiva de lixo, bem estar das pessoas e o meio ambiente. Utilizou vídeos sobre o tema, o que veio a enriquecer ainda mais sua palestra.

COLOCANDO EM PRÁTICA A COLETA SELETIVA A PARTIR DAS RESIDÊNCIAS

Lixo seco é aquele que pode se reciclado como: Papelão, garrafas pet, plástico, latinha sucata, papel, jornal, embalagens de isopor, vidros, etc. Esses devem ser  bem acondicionado em sacolas azuis. Lixo úmido é aquele formado por materiais orgânicos e não podem ser reciclados, tais como: Casca de fruta e legumes, folhas, resto de comida, etc. Esta separação é de grande importância, pois o lixo orgânico representa 50% do lixo gerado em centros urbanos.

A secretária da saúde de Simões, Dra. Isamária Dantas,  relatou durante a reunião que esta ação envolve as pessoas por inteiro, pois se trata de sustentabilidade. Destacou a importância da coleta seletiva para a saúde pública, pois o lixo acondicionado de forma incorreta pode causar várias doenças. Disse que a gestão municipal está trabalhando pela população de Simões, pediu  que multipliquem essas ações, levando informação a todos.

Publicidade

O prefeito José Wilson de Carvalho (Zé Ulisses) disse cumprir a legislação, técnicas e exigências no que se diz respeito ao meio ambiente. O prefeito pediu a colaboração de todos porque o município vai prestar toda atenção no desenvolvimento dos trabalhos para que Simões seja plena de saúde e limpeza públicas.

CLIQUE AQUI E VEJA MAIS FOTOS

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS