Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Prefeitura de Simões promove “Seminário de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes”

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira (13), a Prefeitura Municipal de Simões, juntamente com a Secretaria de Assistência Social e Cidadania e demais redes de proteção, realizou na Câmara Municipal de Vereadores, o seminário de abertura das atividades alusivas ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O evento teve como tema “Seminário de Enfrentamento à Violência Contra Crianças e Adolescentes com Ênfase no Fortalecimento do Sistema de Garantia de Direito Municipal”. O objetivo do seminário é unir forças, para o combate a todas as formas de violência que vem mudando tragicamente a vida de crianças e adolescentes.

O Juiz da comarca de Simões, Dr. Cleyton Rodrigues, agradeceu o convite que recebeu para estar presente no seminário, e ressaltou a importância de tratar do assunto. “É muito importante chamar a sociedade para discutir este assunto de grande relevância. Não podemos fechar os olhos para esses problemas, a gente tem que trazer à tona para que possa ser resolvido”, falou.

As crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, fizeram uma apresentação sobre a prevenção e combate do abuso sexual, cantando a música “O Seu Corpo é um Tesourinho”, música que trabalha bem a temática do seminário.

O gestor municipal, José Wilson de Carvalho, o Zé Ulisses, também ressaltou a importância da temática discutida. “É uma imensa satisfação poder ver todas as redes de proteção aqui presentes para debater sobre esse assunto que é a violência sexual contra crianças e adolescentes. Esse seminário tem por objetivo debater a problemática da violência sexual que vem acontecendo com frequência no nosso país, e que em nosso município temos recebido inúmeras denúncias “, disse.

Publicidade

O prefeito Zé Ulisses ainda falou sobre sua preocupação em relação ao problema.”Isso tem me preocupado muito, exigindo de todos nós uma atenção maior quanto ao problema. Atualmente já temos esse compromisso em trabalhar a temática no mês de maio no município, mas precisamos intensificar os trabalhos junto a rede de proteção do município como Conselho Tutelar, Secretaria de Assistência Social e também a família, que tem um papel importante na proteção de nossas crianças e adolescentes”, ressaltou.

A secretária de Assistência Social, Ana Gardênia, agradeceu a presença de todos e falou sobre o objetivo da realização do seminário.”O grande objetivo desse seminário é aproximar as instituições e fortalecer o nosso trabalho no enfrentamento nas diversas formas de violência contra crianças e adolescentes, mas principalmente a violência sexual”, explicou.

A reunião prosseguiu com o assessor jurídico do município, Dr. David Benevides, ministrando a palestra sobre a Exploração e Abuso da Criança e Adolescentes, onde na ocasião debateu o tema e mostrou estatísticas da violência sexual.

O seminário possibilitou ao público presente, melhor entendimento do assunto e também a oportunidade de tirar dúvidas e expressar suas opiniões para resolver o problema da violência sexual contra crianças e adolescentes.

Também estiveram presentes no evento a vice-prefeita Claudeir Feitosa, a defensora pública Dra. Karoline Duarte, secretário de Administração Edilberto Abdias, secretária de Assistência Social Ana Gardênia, secretário de Projetos Especiais Raimundo Leite, chefe de Gabinete Magno Dantas, psicóloga do CRAS Julita Freitas, coordenadora de Cultura Terezinha Carvalho, Presidente do CMDCA, Ronael Carvalho e os vereadores, Joaquim Honório, Pedro Custódio, Amâncio Lopes e Rúbia Moura.

Publicidade

As atividades continuam durante toda a semana na sede e nas comunidades, com rodas de conversas, buscando a melhor forma para trabalhar o tema.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS