Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Programa Criança Feliz é lançado em Simões e vai atender 100 famílias

Publicado

em

Com o objetivo de promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento na primeira infância e facilitar o acesso das gestantes, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitam, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania do município de Simões lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira, 02, o Programa Criança Feliz.

O Criança Feliz foi instituído pelo Decreto n° 8869/2016, possuindo como pilares a visita domiciliar e integração das políticas públicas no município. São assistidas através do Programa gestantes, crianças de 0 a 3 anos de idade e com idade de 0 a 6 anos com deficiência.

A solenidade de lançamento aconteceu no Auditório do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e contou com a presença do prefeito Zé Ulisses, da primeira-dama e atual secretária de saúde, Isamaria Dantas; do secretário de administração, Edilberto Carvalho; dos vereadores (Pedro Custódio, Erismar, José Aparecido e Rubia), da equipe que irá conduzir o programa, gestantes, crianças e a população em geral.

Logo após a composição da mesa de honra foi entoado o Hino Nacional e em seguida houve a explanação do prefeito, ocasião em que destacou a importância do programa. “Já desenvolvemos aqui em Simões um excelente trabalho através do CRAS e agora com o Criança Feliz este trabalho com certeza será mais fortalecido, uma vez que irá atender 100 famílias de nosso município, com uma atenção especial para nossas crianças, gestantes e mães”, destacou Zé Ulisses .

A coordenadora do Criança Feliz em Simões, Ana Gardênia, que também representou a secretária municipal de Assistência Social, na solenidade, relatou como funcionará o programa. “Vamos dá prioridade as famílias mais vulneráveis do município, com indicadores sócio econômico mais baixo e que estejam na faixa de idade de 0 a 6 anos, entre elas também crianças do Bolsa Família e crianças beneficiadas com o Benefício de Prestação Continuada (BPC), que são crianças com deficiências. As gestantes e mães das crianças também serão contempladas com as ações do programa”, destacou.

Publicidade

Ana Gardênia falou ainda sobre como será desenvolvido os trabalhos. “Serão através de visitas domiciliares realizadas pelos visitadores que chegando às residências vão buscar conhecer a família, as suas maiores necessidades e quem é de fato o principal cuidador da criança. Depois vão acompanhar este cuidador com orientação no sentido de oferecer a ele informações que possam ajuda-lo a estimular a criança para que possa ter um melhor desenvolvimento integral nesta fase da primeira infância, com orientações tanto voltadas para a orientação social, como para questão de saúde, emocional, psicológica, mas também no sentido de estar ajudando este cuidador a criar vínculos amorosos e afetivos com esta criança”, relatou.

Em seguida a assistente social e supervisora do Criança Feliz de Simões, Kátia Martins, fez uma pequena explanação sobre o programa e apresentou a equipe que irá conduzir as ações no município. Além de Ana Gardênia (coordenadora) e de Kátia Martins (supervisora) atuarão no programa os visitadores Henrique Oliveira, Francisca Moraes e Jonecárlia Silveira.

No final da solenidade de lançamento um coquetel foi servido para os participantes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS