Connect with us

GERAL

SIMÕES | Centro de Educação Municipal celebra Dia da Consciência Negra

Publicado

em

Com o objetivo de promover a valorização da cultura afrodescendente, o Centro de Educação Municipal- CEM, em Simões, realizou nesta quarta-feira, 27, o evento em que se comemorou o dia da Consciência Negra.

A quarta-feira foi de integração entre as várias turmas da escola, por meio de manifestações culturais. Os alunos fizeram as mais variadas apresentações, entre elas, danças africanas, apresentações de comidas típicas, capoeira, música, teatro, desfile de artesanatos de origem africana, coreografias e desfile da beleza negra.

A escola também trabalhou a luta para combater o racismo e qualquer outro tipo de preconceito, através de leituras e vídeos que foram expostos para os alunos.

A coordenadora de Cultura e articuladora do selo UNICEF no município, Terezinha Carvalho, participou do evento e ressaltou a importância dessa data. “O Dia da Consciência Negra é uma data instituída nacionalmente para relembrar a história e comemorar as conquistas dos negros. Eventos como este, realizado na escola CEM, resgata a cultura negra e mostra que o povo brasileiro é constituído por várias raças, vários tons e o negro é um deles” disse.

Os adolescentes membros do NUCA (Núcleo de Cidadania dos Adolescentes), participaram das atividades e ao final fizeram uma pequena entrevista com a professora Walkiria Costa, com perguntas contextualizadas relacionadas ao tema Consciência Negra.

A Diretora do CEM, Meyre Sandra, destacou a importância da iniciativa da escola em realizar o evento sobre a consciência negra. “Nas últimas semanas, o trabalho na escola foi intenso, com o empenho e o enorme esforço de todos. As atividades envolveram vários alunos da escola em sala de aula e que hoje apresentaram aqui para os demais. A data tem uma importância muita grande, pois com isso, reforçarmos a questão de que queremos viver em uma sociedade sem preconceito, abolindo de vez qualquer forma de preconceito”, finalizou.

Publicidade

_mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS