SIMÕES | I EXPOCAPRINOR é aberta com realização de minicurso sobre cortes padronizados de carne de caprinos e ovinos
Publicado por: Cleilson Silva Almeida | Data: 14/09/19

SIMÕES | I EXPOCAPRINOR é aberta com realização de minicurso sobre cortes padronizados de carne de caprinos e ovinos

A Prefeitura Municipal de Simões, em parceria com a Associação de Criadores de Ovinos e Caprinos da Região, iniciou na quinta-feira (12), a programação da EXPOCAPRINOR, feira de ovinos e caprinos do município de Simões.

Além da chegada de animais, que aconteceu ao longo do dia, a programação de abertura contou o minicurso “Cortes Padronizados de carcaça de caprinos e ovinos “, coordenado pelo facilitador Aloísio Ernesto e realizado no Açougue Municipal.

Durante o curso, que contou com a participação de criadores, comerciantes e açougueiros da região, Ernesto passou dicas, e fez cortes em carcaças de ovinos, mostrando as melhores formas de cortes comerciais, de maneira que não perca de vista os aspectos qualitativos, facilitando o uso da carne aos consumidores.

Ernesto destacou que o sistema de cortes realizado na carcaça deve contemplar alguns tópicos como a composição física do produto oferecido, as quantidades relativas de músculo, gordura e osso. “A separação da carcaças ovinos e caprinos em cortes valoriza o produto e permite a diferenciação de preço entre as peças, fazendo dessa uma promissora atividade”, disse Ernesto.

Com vasta programação, a 1ª edição da EXPOCAPRINOR seguiu nesta sexta-feira, (13), com recebimento de animais, a abertura oficial, seguida de missa em Ação de Graça, no período da tarde, e a noite show, com Alvino luz e Leonel do Acordeon.

Neste sábado, 14, acontecem palestras sobre a importância das pastagens para a sustentabilidade do rebanho de caprinos e ovinos; e sobre iniciativas e práticas que impactam na idade do abate e retorno financeiro do negócio de caprinos e ovinos. Ao longo do dia também serão realizados concursos de animais sobre peso, raça e leite. À noite, no espaço festa, shows com Danilo Pernambucano, Fabíola Show, Dácio Morais e Lucas Barão.

A programação da I EXPOCAPRONOR encerra no domingo, 15 de setembro, com a entrega das premiações. Ao todo, serão distribuídos 20 mil reais.

Embora seja a primeira edição, a feira já nasce grande e promete movimentar o município e fomentar o setor agropecuário. O evento conta também com o apoio do Sebrae, Senai, do deputado federal Júlio César e do deputado estadual Georgiano Neto.

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Alegrete do Piauí

Educação de Alegrete do Piauí inicia Jornada Pedagógica; veja fotos

O município de Alegrete do Piauí está nos preparativos para iniciar os trabalhos do ano letivo da Rede Municipal de Educação com a realização da 6ª Jornada Pedagógica. Com o tema

NOTÍCIA DESTAQUE

Bandido rouba arma de vigilante do hospital infantil na frente de pacientes

Câmeras de segurança mostraram a ação audaciosa de um criminoso no Hospital Infantil Lucídio Portella, em Teresina. O bandido, que ainda não foi identificado, roubou a arma funcional do vigilante

NOTÍCIA DESTAQUE

Polícia investiga suspeita de compra de vagas em concurso do STJ

A Polícia Civil do Distrito Federal faz nesta quarta-feira (19) uma operação que apura fraudes no concurso do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Ao todo, são cumpridos 13 mandados de busca