Connect with us

DESTAQUES

Simões pactua com SESAPI atendimento a crianças com microcefalia

Publicado

em

O prefeito de Simões, Francisco Dogizete Pereira (Doge), a primeira dama e secretária de Assistência Social, Edilene Lima, e a  secretária de Saúde,  Claudeir Feitosa, participaram na manhã desta quarta-feira,06, de um encontro na na sede da APPM  em Teresina.  Na oportunidade o município pactuou junto a SESAPI  a responsabilidade em promover ações visando a estimulação precoce de crianças com microcefalia.

Prefeitos e secretários municipais de saúde dos municípios piauienses convocados pelo secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa pactuaram ações  para atender crianças com microcefalia . A pactuação é uma parceria com 242 equipes de Núcleos de Atenção à Saúde da Família (NASF) presentes em 211 municípios do Estado que disponibilizarão equipes completas com psicólogo, terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo e fisioterapeuta para atendimento nas Salas de Estimulação Precoce.

De acordo com o secretário, foi reforçado o compromisso no atendimento às crianças com microcefalia, onde o Estado, Prefeituras e Secretarias Municipais de Saúde, através do Cosems-PI, pactuam “para garantir a capacitação de profissionais e instalação de salas de estimulação precoce nos municípios que já notificaram casos da doença. Não tenho dúvidas de que isso representa um ganho significativo para as nossas crianças e suas famílias”.

Outro ponto pactuado será a participação dos NASFs na Oficina de Estimulação Precoce oferecida pelo Governo do Estado no período de 18 a 20 de abril, no auditório da Facid/Devry. Segundo a gerente de atenção básica, Dília Falcão, é imprescindível a parceria com os municípios “para aliarmos aos nossos os trabalhos dos Núcleos de Atenção à Saúde da Família, tornando-os mais eficazes. Já que nossas ações vão do combate ao mosquito Aedes aegypti ao acompanhamento dos casos de crianças com alteração no desenvolvimento psicomotor relacionados ao Zika vírus”.

Para detecção precoce de alterações do desenvolvimento infantil, prevenção e tratamento da microcefalia, o Governo do Estado vem realizando, em regime de urgência, desde o início do aumento notório dos registros de casos de microcefalia, uma série de medidas protocoladas pelo Ministério da Saúde e outras de iniciativa do próprio Estado.

Publicidade

Dentre essas ações, estão a implantação do protocolo de investigação, definição do fluxo de tratamento, estruturação do Centro de Referência Estadual para Microcefalia e da Sala de Coordenação e Controle, além da garantia do tratamento de estimulação precoce a 100% dos bebês que apresentam a doença.

APPM

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS