Connect with us

DESTAQUES

Simões realiza o II Fórum Comunitário do Selo Unicef e apresenta conquistas

Publicado

em

O município de Simões realizou nesta segunda-feira (6) o II Fórum Comunitário do Selo Unicef – Município Aprovado, edição 2013/2016. O evento aconteceu no Centro de Referência da Assistência Social, organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Comissão Intersetorial Pró-Selo.

O objetivo do Fórum é apresentar as conquistas e os avanços do município em relação ao Plano de Ação Municipal.  “Nós estamos prestando contas à comunidade, através dos seus 35 segmentos aqui representados, e ao Unicef, através da mediadora Gisleide Prado”, disse Teresinha Carvalho, articuladora do Selo no município.

O Fórum aconteceu em dois momentos. O primeiro, foi a feira, uma exposição de todas as ações estratégicas, planejadas, as conquistas e os desafios do município em cada área como educação, saúde, assistência social e esporte.

DSC_1361

A articuladora elencou alguns dos principais avanços conquistados pelo município desde a realização do I Fórum, em junho de 2014, em relação às Ações Estratégicas de Políticas Públicas e Participação Social. “Na área da Educação, uma das principais conquistas foi a inclusão de 335 novos alunos nas escolas, inclusive, crianças portadoras de necessidades especiais. Na Saúde, destaque para a realização de mobilizações contra a droga e de combate ao mosquito aedes aegypti, o melhoramento de indicadores e a institucionalização da Semana do Bebê. Na Assistência Social, as ações focaram na proteção social, no combate ao abuso e exploração sexual infantil e ao trabalho infantil. A criação do NUCA também foi uma importante conquista. No Esporte, foi elaborado o Plano Municipal do Esporte, além de construídas novas quadras e áreas para prática esportiva”, disse.

DSC_1495

Num segundo momento, no auditório do CRAS, foi realizada a Assembleia do Fórum. Um grupo de alunos quilombolas da Escola Municipal Eustáquio Carvalho, situada no povoado Maria Preta, realizaram a apresentação cultural da dança ‘Afrouxé’.

Publicidade

O prefeito municipal Francisco Dogizete Pereira, a assistente social Ana Gardênia, que é presidente do CMDCA, e a aluna Dalila Tainá, líder do NUCA, se pronunciaram.

DSC_1525

O gestor do município fez uma avaliação positiva e assumiu o compromisso de continuar trabalhando em prol da infância e adolescência. “Aqui está o resultado de um grande trabalho que foi realizado em nosso município. Não fizemos tudo, entretanto, avançamos e muito na redução das desigualdades e na melhoria da qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes, através da implementação de uma série de políticas públicas. Quero aqui agradecer a todos os envolvidos nesse grandioso projeto, em especial, à nossa articuladora, Teresinha Carvalho, pelo empenho e dedicação. Parabéns pelo trabalho realizado. Sabemos que os desafios são muitos, mas, quero aqui reafirmar o compromisso de dar continuidade Às ações do plano, para juntos, construirmos um futuro melhor para nossas crianças e adolescentes, promovendo os direitos e combatendo as desigualdades”, disse.

Após os pronunciamentos, Teresina Carvalho apresentou a metodologia do Selo, o objetivo do Fórum e, em resumo, a trajetória do município em busca do Selo Unicef. “Fizemos um trabalho que realmente atingisse a todo o público escolar de Simões, com o objetivo de reduzir desigualdades e promover os direitos das nossas crianças, para terem uma vida melhor, com mais saúde, educação, inclusão social e no esporte, proteção social”, pontuou Teresinha.

DSC_1532

A articuladora agradeceu o apoio maciço do Governo Municipal. “Quando a gestão não se dispõe a ajudar, o Selo não acontece. Nós tivemos carta aberta para resolvermos tudo o que precisamos, desde o primeiro momento, até esse segundo Fórum, momento de culminância, de apresentação das nossas ações. Muito obrigado ao prefeito Doge e a todos os demais gestores e pessoas envolvidas nesse longo processos. Obrigado aos pais que incentivaram e apoiaram, às nossas crianças e adolescentes que abraçaram essa causa e participaram ativamente. O importante é que, a partir dessas ações, nossas crianças e adolescentes tenham uma vida melhor”, finalizou.

DSC_1437

A primeira dama e secretária de Assistência Social, Edilene Lima, esteve presente no Fórum. Em entrevista, ela falou sobre a importância do Selo Unicef. “O Selo Unicef é um importante instrumento de incentivo e mobilização, além de ser uma fonte orientadora para as nossas ações, e, a partir dessas orientações, muitos desafios foram superados e nós conseguimos realizar um trabalho mais efetivo, promovendo melhorias na qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes. Vamos torcer para que o nosso trabalho seja reconhecido e bem avaliado pelo Unicef, e que nós consigamos conquistar novamente o Selo”, pontuou.

Publicidade

Essa é a segunda vez que o município de Simões participa do Selo Unicef – Município Aprovado. Na edição 2009-2012, no Piauí, dentre os 167  municípios inscritos, 36 foram aprovados pelo Selo Unicef, dentre os quais, Simões, na época, administrado pelo ex-prefeito Edilberto Carvalho.

VEJA MAIS FOTOS (Clique na foto para ampliar):

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS