Connect with us

GERAL

SIMÕES | Saúde promove palestras sobre Inteligência Emocional e novo modelo de financiamento da Atenção Primária

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Simões, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu na tarde desta terça-feira (14), duas palestras na Câmara Municipal. O evento contou com a participação de autoridades municipais, profissionais da saúde e colaboradores.

A primeira dama e secretária de Saúde, Isamária Dantas, iniciou o evento ressaltando a preocupação da gestão em desenvolver um trabalho pautado no compromisso, responsabilidade e empenho, procurando sempre buscar a cada dia uma saúde de qualidade para a população.

A secretária ainda falou sobre as diversas obras que vem sendo realizadas no município, como a construção do posto de saúde no bairro Veneza, a reforma do prédio da Secretaria de Saúde e de novas unidades de saúde para a zona rural.

Logo após, o professor, master coach, enfermeiro e terapeuta holístico, Ezequiel Dias, conduziu a palestra sobre Inteligência Emocional, durante a qual realizou dinâmicas contextualizadas, apresentou vídeos e falou sobre a importância da inteligência emocional na vida de cada um.

O palestrante falou sobre os cincos pilares da Inteligência Emocional, que são conhecer as próprias emoções, controlar as emoções, automotivação, empatia e saber se relacionar interpessoalmente. O master coach ainda falou das vantagens de desenvolver e alcançar a Inteligência Emocional para lidar com as pressões diárias.

Publicidade

Na segunda palestra da tarde, o Assessor técnico em gestão de saúde, Kainã Mendes, ministrou uma palestra explicando sobre o novo modelo de Financiamento da Atenção Básica.

Na ocasião, Kainã falou sobre o novo modelo de financiamento da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde apresentado na Portaria nº. 2.979 de 12 de novembro de 2019 e pactuado na Comissão Intergestores Tripartite (CIT), que altera a lógica de financiamento da APS no Brasil.

O assessor repassou as principais alterações como, a extinção do Piso da Atenção Básica (PAB fixo e variável) e a adoção da captação ponderada, como critério para a focalização do repasse dos recursos para custeio das equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e equipes multiprofissionais em Saúde.

O novo modelo contempla o financiamento da Atenção Primária em quatro dimensões: Captação ponderada, Desempenho, Programas (incentivo) e Provimentos.

Para conferir na íntegra mais detalhes sobre a proposta de financiamento da Atenção BásicaCLIQUE AQUI

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS