Connect with us

GERAL

SIMÕES | Secretaria de Educação realiza 1º ciclo da Formação Continuada para implementação do Currículo do Piauí

Publicado

em

Na tarde desta quarta-feira, (13), a Secretaria Municipal de Educação, realizou na escola municipal São Benedito, em Simões, o 1º ciclo da formação continuada sobre o novo currículo do Piauí. A formação é composta de 4 módulos e visa a construção de um novo currículo para o Piauí a partir das diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da educação básica.

A formação contou com a participação efetiva de profissionais da educação, gestores e coordenadores das escolas do município, coordenadores da SEMEC e a articuladora do selo UNICEF no município a professora Terezinha Carvalho.

A reunião foi conduzida pela Coordenadora municipal da BNCC, Maria das Graças, e da articuladora, Eneyde Oliveira, que na ocasião falaram sobre as definições, finalidade e histórico de construção, formação do professor, currículo do Piauí, papel da escola, competência e habilidades. Dinâmicas e atividades contextualizadas também foram desenvolvidas na formação.

Maria das Graças destacou a relevância da formação. “Essa formação proporciona entender cada vez mais sobre a BNCC e o currículo do Piauí, e assim vocês possam repassar as informações para as escolas”, ressaltou a coordenadora.

Publicidade

Por fim, os profissionais cadastraram-se nos cursos EAD sobre a BNCC, disponibilizados pelo MEC. Durante esse mês de novembro e dezembro, outras formações serão realizadas no município e nos polos sede.

A secretaria municipal de educação, Iris Elaine, falou da importância da BNCC. “É um marco histórico para o Estado, para os municípios, para as escolas e para a educação do Brasil. Esta implementação representa uma nova fase para uma nova educação onde cada município tem suas responsabilidades de assumir as formações, assim como o Estado tem de formar nossos coordenadores e articuladores formadores dos municípios e assim formar exatamente uma rede cuja pactuação realizamos na semana passada. Recebemos o documento, assinamos e fizemos a devolutiva sinalizando nosso acordo. O secretário de educação do Estado, assinou em público, perante todos nós secretários municipais de educação”, disse Iris

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS