Connect with us

MUNICÍPIOS

VILA NOVA 20 ANOS | Lançamento de revista, doação de livros, final de campeonato e apresentações marcam o 2º dia de eventos

Publicado

em

A Biblioteca Pública Municipal de Vila Nova do Piauí, que leva o nome de um dos mais conhecidos poetas populares do Nordeste, Patativa do Assaré, recebeu um importante reforço no seu acervo. A Universidade Federal do Piauí doou 400 livros, um presente para a cidade que é conhecida como “Cidade Poesia”. A Biblioteca possui um acervo de mais de 12 mil livros e 900 visitas mensais.

A cerimônia de doação aconteceu noite desta quarta-feira (16) durante as comemorações alusivas ao 20º aniversário de emancipação político administrativa do município. O reitor da UFPI, Dr. José Arimatéia Lopes, foi representado pela superintendente de Comunicação Social, professora doutora Jacqueline Lima Dourado. Mesmo ausente, o reitor enviou uma mensagem em vídeo para o prefeito Arinaldo Leal e ao município, parabenizando pelos 20 anos do município e pelos investimentos feitos governo municipal em educação e cultura.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO 2º DIA DE COMEMORAÇÕES!

DSC_2035

Professora Jacqueline se mostrou encantada pela cidade. “Vila Nova é uma cidade que faz jus à denominação de Cidade Poesia. Me perguntei por que desse nome, e hoje eu entendi. Porque tem poesia em tudo: nos pés dos jogadores de futebol, nos alunos que estudam e receberam essas medalhas como reconhecimento, tem poesia no carinho e vontade de trabalhar das secretárias, de toda a equipe que fazem acontecer esses 20 anos de Vila Nova. Tem poesia na presença e no carinho do prefeito com seu povo. E, o que a gente quer com a doação desses livros, diante desse percentual de leitores que a Biblioteca tem, é contribuir com a educação e com a cultura dessa gente. A Universidade Federal do Piauí se sente extremamente feliz em fazer essa doação”, disse.

DSC_2129

Para o prefeito Arinaldo Leal, a doação dos livros foi um grande presente que o município recebeu no seu aniversário. “Só temos a agradecer a Universidade Federal do Piauí, essa importante e renomada instituição de ensino, por enxergar e valorizar o trabalho que nós temos feito em prol da educação e a cultura da população de Vila Nova, e contribuir conosco através da doação desses 400 livros”, disse. O gestor destacou, também, a contribuição da professora mestre da UFPI, Alcilene Dalilia de Sousa, que é filha de Vila Nova do Piauí.

Publicidade

Durante a cerimônia, crianças e adolescente realizaram um show de apresentações culturais, com danças e coreografias pelos grupos Flor do Sertão, AJA, Ginga Nova, Xaxado Mirim, Babies, entre outras.

DSC_2010

A Prefeitura Municipal realizou, ainda, a entrega de premiações aos alunos vencedores de competições de xadrez, e para os alunos da rede municipal de ensino que se destacaram com as melhores notas ao longo do ano, uma iniciativa que busca reconhecer e estimular os alunos ase dedicarem mais.

DSC_1988

Revista
Outro importante momento da programação foi o lançamento oficial da revista “Notícias da Vila”, que traz na sua primeira edição uma matéria especial “Vila Nova – Exemplo de trabalho e cidadania”, que destaca as principais conquistas da gestão do prefeito Arinaldo Leal, mostrando a execução de obras importantes e a luta de um povo que conseguiu transformar o pequeno município numa referência nacional, através de um modelo de gestão pública que promove a cada dia o bem estar social e o progresso cultural de toda a população do município.

Prefeito distribui a revista com a população

Prefeito distribui a revista com a população

Arinaldo afirmou que a revista é uma forma de prestar contas das ações de seu governo à população. “É mais uma ferramenta que utilizamos para mostrar a todos os vilanovenses onde estamos investindo os recursos públicos, o que estamos fazendo para melhorar a vida de cada um em todas as regiões do município”, disse.

Revista 'Notícias da Vila' é lançada com 2 mil exemplares

Revista ‘Notícias da Vila’ é lançada com 2 mil exemplares

Na capa, a revista traz uma foto prefeito Arinaldo caminhando sobre o asfalto de 13 km de extensão, denominada “Jovelino Romão da Silva”, que interliga a cidade de Vila Nova do Piauí e o povoado São João Batista, o mais populoso do município. A obra é apontada como uma das principais obras da atual gestão.

Publicidade
Arinaldo entrega revista ao vice-perfeito Adão Frutuoso

Arinaldo entrega revista ao vice-prefeito Adão Frutuoso

A revista traz, ainda, um editorial com o histórico dos 20 anos de emancipação do município. Vila Nova foi emancipada no ano de 1995, desmembrado do município de Padre Marcos. Arinaldo exerce atualmente o seu terceiro mandato, tendo sido eleito pela primeira vez o ano de 2001, com apenas 25 anos de idade. Foi reeleito em 2005 e, no ano de 2013, iniciou o seu terceiro mandato. Em uma longa entrevista, Arinaldo revela o caminho de uma boa gestão pública.

Cacimbas é campeão municipal

Ainda na programação do segundo dia de eventos em comemoração ao aniversário de Vila Nova do Piauí, aconteceu a grande final do Campeonato Municipal de Futebol Amador, disputada entre as equipes de Cacimbas e Lagoa do Provísio.

Título é disputado nos pênaltis

Título é disputado nos pênaltis

No tempo regulamentar, a partida terminou empatada, sem gols, levando a disputa para os pênaltis, onde o time de Cacimbas levou a melhor e venceu por 3 a 1, garantindo o título de melhor time do município na temporada 2015.

Prefeito premia o time campeão de 2015

Prefeito premia o time campeão de 2015

Além de troféus, os times que fizeram as três melhores campanhas no Campeonato receberam prêmios em dinheiro, como forma de incentivo ao esporte amador. O campeão, Cacimbas, recebeu R$ 1 mil, o vice-campeão, Lagoa do Provísio, recebeu 600 reais, e o terceiro colocado, São João, recebeu o prêmio de 300 reais. Também foram premiados os artilheiros e o melhor goleiro.

Publicidade

 

 

DSC_1970 DSC_1954 DSC_1934DSC_2037 DSC_2141 DSC_2098 DSC_2092 DSC_2058 DSC_2051 DSC_2056 DSC_2043 DSC_2045 DSC_2027 DSC_2011 DSC_1983 DSC_1986 DSC_1966 DSC_1969 DSC_1934 DSC_1937

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS