Connect with us

Vera Mendes

Idosos de Vera Mendes são beneficiados em mutirão de cirurgia de cataratas

Publicado

em

Depois de anos convivendo com as dificuldades da perda parcial da visão, três idosos do município de Vera Mendes tiveram suas vidas melhoradas depois de serem atendidos no mutirão de cirurgias de catarata que aconteceu em Picos, no período de 20 a 25 de março.

Realizado no Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM), o mutirão de saúde visual foi uma ação do Governo do Estado, através das Secretarias de Saúde de 20 municípios da região, e atendeu a 513 pessoas.

De Vera Mendes, depois de uma busca ativa realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, seis os pacientes foram levados para o mutirão, onde passaram por uma triagem. Destes, três foram encaminhados para os exames preparatórios e foram submetidos ao procedimento cirúrgico para a retirada da catarata.

Um deles é o senhor Pedro Isidório da Vera, de 76 anos, que mora na cidade. Ele que concedeu entrevista ao portal Cidades na Net e disse estar contente com o mutirão, pois ele mesmo não teria condições de pagar sua cirurgia.

“Já está com seis anos que sofro com a doença. Sempre que ia ao médico, ele mudava o grau dos meus óculos. Da última vez que fui, ele disse que não tinha mais como mudar. Então eu estava sofrendo porque já estou praticamente sem enxergar. Mas espero que agora as coisas mudem, né? Esse mutirão veio pra salvar muita gente como eu”, declarou.

Publicidade

Outros pacientes contemplados com as cirurgias foram José Francisco da Graça, de 72 anos, que reside na sede, e Pedro Rodrigues da Vera, de 69 anos, residente na comunidade Gameleira, zona rural.

Nesta segunda-feira, 25, a primeira-dama e secretária de Saúde do município, Gardênia Oliveira, fez uma visita aos três pacientes, que estão de repouso, no pós-operatório. “Graças a Deus estão todos bem. Agora é seguir as recomendações do oftalmologista e em breve estarão levando sua vida normal, e o melhor, enxergando bem.”, disse.

A Secretaria de Saúde, além de firmar a parceria com a Secretaria Estadual para o mutirão, também ofereceu toda assistência aos pacientes, realizando todos os procedimentos de cadastro e disponibilizando transporte e alimentação para os pacientes e acompanhantes.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS