Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Plenária Municipal discute ‘Democracia e Saúde’ em Vera Mendes

Publicado

em

“Democracia e Saúde na construção de um futuro melhor para Vera Mendes”. Esse foi o tema discutido na III Plenária Municipal de Saúde, realizada nesta terça-feira, 19, no município.

O evento realizado pelo Conselho Municipal de Saúde, Prefeitura Municipal  e Secretaria de Saúde, aconteceu no auditório da sede do Poder Executivo e contou com participação dos profissionais da pasta, autoridades e representantes de diversos seguimentos da sociedade civil.

A abertura oficial, foi feita pelo presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos de Sousa Barros Pessoa, que ressaltou que a plenária é um espaço de construção coletiva das políticas públicas de saúde do Sistema Único de Saúde-SUS, por isso,  é importante e valiosa a participação de todos.

O prefeito de Vera Mendes, Milton Oliveira, frisou a importância de discutir e propor ações que venham de encontro com as necessidades local.  “ Este é um espaço onde iremos  discutir e apontar melhorias para saúde de Vera Mendes, e daqui também vão sair delegados que nos representarão  a nível estadual,  então nosso pedido é que  levem as demandas e as defendam com determinação, para garantirmos melhorias em nosso município. Temos que cobrar  do Ministério da Saúde que olhe mais para nossos municípios, porque as coisas ficam muito concentradas em Brasília, e, é preciso desburocratizar para que mais recursos venham para o município, que é onde de fato, a população é atendida e tratada”, argumentou.

O gestor finalizou desejando um bom evento e que a plenária seja proveitosa.   “Desde que assumimos em 2013, a saúde melhorou muito, mas  nossa meta é avançar sempre mais”, concluiu.

Publicidade

Após a leitura e aprovação do Regimento Interno, foi realizado a apresentação da situação de Saúde a nível local, conduzido pela secretária de Saúde, Gardênia Oliveira, quando mostrou as ações que foram realizadas pela pasta em 2018.

Dentre elas, capacitação para profissionais da atenção básica, campanhas Janeiro Branco e Roxo, Agosto Dourado, Vera Mendes Azul, Outubro Rosa e Dezembro Vermelho, Dia da Mulher, Dia das Mães, Setembro Amarelo,  entrega de cadeiras de rodas e andador,  mobilização de combate ao aedes aegypti,  entrega de repelentes para gestantes, busca ativa,  campanhas de vacinação contra HPV e meningite C, contra influenza, contra a  poliomielite e o sarampo, atualização de caderneta de vacinação dos motoristas geradores e serviços gerais e campanha anti-rábica.

Além dos projeto da academia de saúde ‘reduz em 30’, e capoterapia com idosos e atividades esportivas para crianças,  programa saúde na escola,  18 de maio Dia Mundial do Meio Ambiente,  arraiá das gestantes,  aquisição de recursos audiovisuais para UBS da Jibóia, entrega de suplemento alimentar e de aparelho auditivo, participação no 24º Congresso do CONASEMS e no 8º Congresso de secretários de Saúde,  entrega de ambulância e de caminhonete para  Saúde,  1º  fórum comunitário selo Unicef 2017\2020,   semana do bebê,  atualização do cadastro do cartão do SUS,  3º ciclo de capacitação do selo Unicef,  inauguração da UBS, José Pedro da Vera,  entrega de uniformes, confraternização da Saúde no Tibungo Park, dentre outras.

Segundo Gardênia, através da plenária, a Secretaria terá um norte para melhor direcionamento de todas as ações. “Este é um momento em que fazemos uma avaliação do que já atingimos observando as diretrizes que estão sendo discutidas sobre o que foi proposto e, a partir daí, teremos novos olhares que irão orientar as ações de saúde de Vera Mendes”, explicou.

O enfermeiro, Ronildo da Costa, ministrou a palestra sobre o tema  central da plenária de saúde. Na ocasião foram realizados debates, e feito um diagnóstico situacional dos serviços de saúde, através do qual os grupos de trabalho puderam elaborar as sugestões para a melhoria.

Publicidade

Os  três subtemas – Democracia e saúde como garantia de acesso e atenção básica, educação permanente em saúde para melhoria do atendimento nos serviços de saúde e saúde, cidadania e participação efetiva – nortearam os trabalhos em grupo. As propostas foram apresentadas para a plenária, debatidas e aprovadas pelos delegados.

Regulação e resultados dos exames agendados a nível Estadual, conscientização da população quanto a real necessidade de fazer exames (evitar superlotação na lista),  implantação de prontuário eletrônico nas UBSs e tablets para os ACS,  implantação de uma equipe de saúde bucal, agilidade na marcação de exames\consultas,  suporte financeiro a nível estadual e nacional na ampliação e execução de planos e projetos gerando assim um financiamento e repasses financeiros local, estadual e Nacional, são  algumas das propostas apresentadas e votadas.

Delegados eleitos

O evento culminou com a eleição dos delegados que representarão o município na Plenária Estadual e a entrega de certificados.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS