Connect with us

GERAL

Prefeitura de Vera Mendes realiza capacitação para profissionais da Atenção Básica

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Vera Mendes, através da Secretaria de Saúde, realizou na manhã dessa segunda-feira (15) uma capacitação para os profissionais da Atenção Básica, que aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal e foi presidida pela enfermeira Simone Barroso de Carvalho.

A capacitação objetiva informar aos profissionais sobre os requisitos incluídos no Protocolo de regulação clínico e de acesso, a nova Política Nacional de Atenção Básica e conscientização sobre a importância da humanização na saúde.

A abertura do evento foi realizada pela Secretária de Saúde do município, Gardênia de Oliveira, que realizou uma dinâmica de interação de grupo.

A capacitação foi dividida em três momentos. No primeiro, a enfermeira Simone Barroso apresentou o tema Nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e os participantes analisaram a Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 e discutiram sobre as reformulações da nova PNAB.

A segunda temática discutida foi sobre o Protocolo de Regulação Clínico e de Acesso. A palestrante esclareceu sobre as principais orientações para o encaminhamento aos Centros de Especialidades Médicas, critérios de prioridade, observações a serem consideradas no preenchimento de todas as solicitações de consultas com os especialistas, principais motivos de encaminhamento e informou aos presentes sobre o funcionamento do Centro, bem como quais as especialidades estarão disponíveis para a marcação de consulta.

Publicidade

Finalizando o evento, a enfermeira discorreu sobre a Humanização na Saúde, através de uma apresentação dinâmica e expositiva através de imagens e vídeos sobre a importância do tema discutido.

A capacitação contou com a participação de Enfermeiros, Secretária de Saúde, Prefeito Milton Oliveira, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Motoristas, Serviços gerais, Digitadores dos programas da saúde, Assistente Social, Farmacêutico, Técnicos em Enfermagem, Auxiliares de enfermagem, atendente de farmácia, técnica em saúde bucal e vigilantes da Estratégia Saúde da Família.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS