Connect with us

DESTAQUES

Vera Mendes mantém tradição e realiza grande festa cultural na cidade e no interior; veja fotos

Publicado

em

As festas juninas, uma mais representativas da região Nordeste, se tornou uma das mais belas e alegres também no município de Vera Mendes, no interior do Piauí. A festa popular havia sido esquecida pelo governo municipal, mas foi resgatada no ano de 2013, quando o prefeito Milton da Silva Oliveira assumiu a gestão.

Esse ano, com a temática “Sou do Nordeste cabra da peste”, o evento denominado “Festival Junino de Vera Mendes” chegou à sua 4ª edição e já se consolida como uma das maiores do município, atraindo milhares de pessoas anualmente.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO EVENTO!

O evento aconteceu em dois dias. A abertura aconteceu na sexta-feira, 24, na localidade Sítio do Meio, importante comunidade da zona rural do município. Alunos da Escola Municipal Luís José de Sousa realizaram várias apresentações culturais. Dentre outras, destaque para a dramatização da música “Samarica Parteira”, de Luiz Gonzaga, o ‘Rei do Baião’.

No sábado, 25, o palco do evento foi a praça central da cidade, onde um show de apresentações culturais protagonizados por idosos, crianças e jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, desenvolvido pela Secretaria de Assistência Social, e pelos alunos das escolas da rede pública municipal e estadual, atraíram a atenção do público.

Publicidade

As apresentações destacaram as riquezas da cultura popular nordestina. São João, Santo Antônio e São Pedro, os santos juninos, foram homenageados. A religiosa Mônica Maria da Conceição, de 84 anos, fez um breve relato da história dos santos.

Os símbolos das festas juninas também foram apresentados, como os balões, bandeirolas, fogos, pau de sebo, as simpatias e a fogueira. Segundo conta a tradição, as fogueiras eram parte das festas realizadas pelo homem do campo para agradecer as fartas colheitas na agricultura. Também foram apresentadas as danças, o casamento caipira e as comidas típicas. A dramatização da música “Samarica Parteira” foi novamente apresentada pelos alunos da comunidade Sítio do Meio.

No evento, o prefeito Milton da Silva Oliveira entregou as faixas às rainhas caipiras das escolas municipais.

Encerrando as apresentações culturais, duas quadrilhas juninas abrilhantaram o evento com um show de coreografias tradicionais, com o casamento caipira e a participação do rei e da rainha caipira.

Os shows de forró foram outro grande atrativo do 4º Festival Junino de Vera Mendes. Duas atrações passaram pelo palco cultural, a cantora Érica Diniz e Mocidade Forrozeira, de Araripina-PE, e um dos cantores de maior sucesso na região de Picos, Cristiano Pipow. A exemplo dos anos anteriores, um grande número de pessoas do próprio município ou de outras cidades da região, estiveram presentes na praça.

Publicidade

O prefeito do município, Milton da Silva Oliveira, afirmou que o objetivo é preservar a história e a cultura popular. “Vera Mendes tem muita história, costumes das pessoas mais velhas, e o que nós queremos é manter isso vivo em nosso meio, fazer com que as crianças e os jovens possam conhecer os costumes de seus pais, dos avós. E, também, as festas juninas, as quadrilhas. A cada ano fazemos algo diferente e a população tem gostado. Prova disso é o grande número de pessoas prestigiando, assistindo as apresentações”, disse.

O gestor parabenizou as Secretarias de Educação e de Assistência Social e aos demais envolvidos na organização, e agradeceu a todos que estiveram presentes. “Estamos muito felizes com o sucesso do evento. Foi tudo muito bonito. Essa é uma festa popular que já se consolidou em nosso município e que precisa ser mantida viva, pela sua importância cultural e pela grandiosidade”, disse.

Estiveram presentes no evento a primeira dama Gardênia Oliveira, os vereadores Dr. Carlinhos, Andreia Sampaio, Francisco Rodrigues (Chiquinho), os secretários municipais Valdeni Borges (de Assistência Social), Elisângela Marques (de Educação), Edilson Vera (de Esporte e Lazer), Rayfrânia Sousa (de Meio Ambiente), Leomar Sampaio (de Finanças), Jardes Silva (Controladoria), Francineide Fontes (assessora jurídica), Edivaldo Fontes (contador), os prefeitos Chico Carvalho, de Massapê do Piauí, Paulo Lopes, de Itainópolis, e Adriano.

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS