Connect with us

MUNICÍPIOS

Vila Nova do Piauí é destaque com 90% na alfabetização de crianças na idade certa avalia Unicef

Publicado

em

O município de Vila Nova do Piauí, único da macrorregião de Picos, foi destaque no ano de 2013 com 90.9 % na alfabetização de crianças na idade certa (até os 8 anos de idade), somente uma criança não adquiriu as habilidades necessárias para ser alfabetizada. O resultado foi anunciado  durante apresentação dos resultados no prédio no II anexo do TCE.
A entrega da certificação está prevista para o mês de maio, momento em que será divulgado o resultado oficial. O programa tem o apoio do Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), em parceria com o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Instituto Probem.

Estiveram presentes no evento a secretaria municipal de educação Gorete Leal e a coordenadora da educação infantil Eliene Luz.

Vila Nova ficou na 3ª colocação entre os municípios do Piauí que foram avaliados pelo Unicef. O município foi escolhido ainda para elaborar o plano de trabalho para a formação continuada do programa e mostrar para todos os municípios que participam da ação suas experiências, sendo espelho para todo o Piauí.

“A meta era atingir no mínimo 70%, e passamos de 90%, é motivo de orgulho para todos que fazem a educação municipal,” destacou Gorete leal, feliz pelo resultado.

meren.jpg

Para Arinaldo Leal, prefeito municipal, o município está de parabéns mais uma vez. “Vila Nova do Piauí está de parabéns conseguiu atingir a meta proposta pelo programa “Palavra da Criança”, alfabetizando 90.9% das crianças do 3º ano. Apenas uma criança não foi alfabetizada. Mas, o mérito é de todos, a secretária Municipal de Educação Gorete Leal pelo esforço, os diretores, os professores, coordenadores e as famílias assim como a professora Antonia Maria que desenvolveu um bom trabalho na coordenação do Programa em nosso município. Estamos de parabéns”, destacou o gestor.

DSC_0577.JPG

 

Publicidade

 

 

 

 

 

Publicidade

O “Palavra de Criança” é um programa do Fundo das Nações Unidas para a Infância – UNICEF, que visa contribuir para a melhoria da gestão da educação nos municípios brasileiros com a finalidade de garantir a alfabetização das crianças na idade certa e tem como foco a criança do ciclo de alfabetização e pretende ao final do terceiro ano de escolaridade, dotar o educando de habilidades que o faça não só um leitor fluente, mas também usuário da escrita, capaz de produzir textos compreensíveis.

 

“A alfabetização dessas crianças na idade certa é uma grande vitória,” destacou o representante do Unicef no Piauí, Rui Aguiar.

Fotos: Arquivo da secretaria

DSC09439.JPG

Fonte: ASCOM-SEMED

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS