Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Ações da secretaria de Saúde marcam 2º dia de atividades da VI Semana do Bebê em Vila Nova do Piauí; veja fotos

Publicado

em

A Gestão ‘Trabalho e Compromisso’ do prefeito Edilson Edmundo de Brito, realizou nesta terça-feira, 23, ações que marcaram o 2º dia da VI Semana do Bebê em Vila Nova do Piauí.

Sobre a organização da Secretaria Municipal de Saúde, os profissionais da Estratégia Saúde da Família-ESF, Núcleo de Apoio a Saúde da Família-NASF e Estratégia de Saúde Bucal-ESB, visitaram as escolas de educação infantil do município e realizaram diversas atividades lúdicas e de prevenção à saúde com as crianças atendidas nas creches.

Denominada de ‘Doutores da Alegria’, os profissionais se enfeitaram de personagens de histórias infantis e animaram a garotada.

A Secretária de Saúde, Almerinda Luz, que acompanhou as atividades no Povoado São João Batista e na sede, durante o dia, destaca a importância da atenção à primeira infância. “Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, a atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social”, disse.

A Fonoaudióloga, Dra. Mauriceles Macedo em entrevista ressaltou a importância da primeira infância e de realizar atividades como estas. “Temos em ações como estas uma evolução, tanto na qualidade de saúde como na qualidade da educação municipal; hoje por exemplo realizamos junto com a fisioterapeuta atividades de motricidades, movimentos com as crianças, onde elas começam a conhecer-se a si própria, aos outros e os objetos. Pelo movimento comunicamos e relacionamo-nos com tudo o que nos rodeia, sendo através da atividade motora que a criança percorre o seu trajeto de desenvolvimento e por adaptações sucessivas vai adquirindo informações complexas, variadas e progressivamente mais elaboradas. A motricidade é o produto final da evolução e isto certamente garante o desenvolvimento dos pequenos”, disse Mauriceles.

Publicidade

Mauriceles aproveitou a oportunidade e parabenizou a gestão de Edilson pelo comprometimento com a saúde pública, dando continuidade ao que o ex-prefeito Arinaldo deixou.

Já a nutricionista, Aurileia Paiva, outra profissional que participou das ações disse que “a Semana do Bebê é um momento especial para o município, onde todas as secretarias intensificam os trabalhos em prol das nossas crianças, buscando ensinar e realizar ações que mudem a qualidade de vida destes”.

Dentre outros estiveram presentes, os ‘doutores da alegria’, Mikaella Rocha, Geronimo Manoel, Roberto Enrique, Samanda Barbosa, Taíse Rolim, Mauriceles Macêdo, Aurileia Paiva; as enfermeiras, Shirleny Brito, Emanuella Rocha; os demais funcionários da saúde, Kátia Leila, Rosimar Batista, Kilson da Silva, Afonso Luz, Leide Laura, Evaneide Silva e Aline Silva, além de agente de saúde e técnicas de enfermagem.

Veja mais fotos no Povoado São João Batista e na sede:

  

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS