Connect with us

Vila Nova do Piauí

Ações do 18 de maio marcam encerramento da 10ª Semana do Bebê em Vila Nova do PI; fotos

Publicado

em

A Noite Cultural realizada na nesta sexta-feira (17), em Vila Nova do Piauí, alusiva ao dia 18 de maio, data em que comemorado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, marcou o encerramento da 10ª Semana do Bebê com várias apresentações culturais.

A mesa de honra foi formada pelo primeira-dama e secretária de Assistência social, Ana Carolina; prefeito, Edilson Brito; vice-prefeito, Antônio Tiago Leal, juntamente com sua esposa, Katia Leila; os conselheiros tutelares, Elisangela Silva, Mª Imaculada, Ironeide, Eliézia e José; o presidente do CMDCA, Jhônatas Luz; a representante do NUCA, estudante do 3º ano do Ensino Médio, Contadora de Histórias, Eloísa Ramos; representantes do Poder Legislativo, vereadores presentes; a secretária de Educação, Antônia Maria; enfermeiro Dayro Coutinho representando a secretária de Saúde, Almerinda Luz, presidente do Sindicato dos Trabalhadores, Sandra Leal

Após a formação da mesa de honra foi executado o Hino Municipal de Vila Nova do Piauí.

Várias apresentações culturais como roda de capoeira, concurso de poesia, música ao vivo, coreografia de dança entre outras atrações abrilhantaram o encerramento da Semana do Bebê que completou sua décima edição.

Na culminância da 10ª Semana do Bebê, repleta de ações e atividades, houve a participação de todas as secretarias municipais, ministrando palestras e conhecimentos dentro da temática do evento, voltado para crianças de 0 a 6 anos.

“A preocupação do prefeito Edilson começa a partir do momento em que é gerado uma criança no útero de sua mãe, pois já existe a preocupação de oferecer toda a assistência necessária à gestante, pré e pós o nascimento do bebê. Essa semana vivenciamos tudo isso. Hoje estamos neste encerramento comemorando e relembrando”, discursou a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina.

Publicidade

Membro do Conselho Tutelar, Elisângela Silva, proferiu palavras de agradecimentos a toda a administração e ao público que se fez presente durante toda a realização da Semana do Bebê que inciou na última segunda-feira (13).

“Agradeço a todos vocês, pela presença, por atender ao nosso chamado. Saúdo a mesa em nome da primeira-dama Ana Carolina e toda sua equipe do CRAS. Agradeço em nome do Conselho Tutelar, ao prefeito Edilson, que sempre apoiou as ações do Conselho Tutelar;  à Rádio Vila Nova FM; à adolescente do NUCA Eloísa Ramos; às escolas Sabino Gomes, Zacarias Manoel, e Luis Ubiraci, professores e diretores”, agradeceu pelo apoio.

“A Campanha 18 de Maio é realizada anualmente pelo Conselho Tutelar, com todo carinho e atenção que esta temática exige. Tema importante que devemos combater sempre, todos os dias. O abuso e exploração sexual deixa marcas na vidas das crianças, adolescentes, das famílias e de toda a sociedade. O objetivo a campanha é de mobilizar e sensibilizar toda a população vilanovense, para que todos denunciem. Isso é crime cruel, desumano, e que deve ser combatido”, reforçou a conselheira.

O enfermeiro Dayro Coutinho destacou o verdadeiro significado do dia 18 de maio.

“É o momento onde encerramos a 10ª Semana do Bebê. Essa data é importante para nós, pois se trata de mobilização nacional. Não é apenas Vila Nova que pára para falar sobre isso. É tão sério falar sobre a temática, que o Brasil inteiro se dedica a lembrar dos direitos das crianças e dos adolescentes, no que tange a sua saúde sexual, segurança e bem estar, para nos mostrar a necessidade de garantir que crianças e adolescentes não sejam violadas”, enfatizou.

Publicidade

“Falamos muitas vezes em violência sexual e se torna um enigma, onde a grande maioria das pessoas se recusam a falar sobre isso. Muitas vezes achamos que isso não pode acontecer em nossa pequena cidade nem nas nossas casas. Toda e qualquer pessoa está ligeiramente exposta ao assédio, ao abuso e a exploração sexual. Vocês pais, padrinhos, tios, avós, e demais membros familiares, nunca tenham vergonha de falar com seus filhos, netos, afilhados e sobrinhos sobre educação sexual. Não é “ensinar o que é sexo”, mas sim “mostrar a eles que o corpo é um tesouro e que não pode ser tocado por ninguém”, orientou o  Dayro Coutinho e agradeceu em nome de todas as secretarias municipais, ao prefeito Edilson, pela realização, e em nome da Secretária de Saúde Almerinda Luz.

O prefeito Edison Brito mencionou o quão relevante é para o povo, pois traz muitos aprendizados e reivindicou a luta contra o abuso sexual e a exploração contra crianças e adolescentes.

“O último dia da Semana do Bebê, com muitas atrações e palestras com certeza foi de grande valia a todos, com muitos aprendizados. Hoje sendo o dia mais importante por ser a evidência e alusão ao combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, juntamente com o Conselho Tutelar e todas as secretarias municipais envolvidas pro ativamente, Policia Militar, Sindicatos, Igrejas, Câmara Municipal, onde todos estamos mobilizados a este combate”, ressaltou.

“Não devemos permitir no nosso município, nem no estado, nem em lugar nenhum do país e do mundo. Sofrer uma violência sexual é uma das coisas mais terríveis que pode acontecer na vida de um ser humano, principalmente de uma criança, um ser frágil, indefeso e inocente. Devemos todos acompanhar e dar atenção redobrada. Pedófilos estão por todos os lugares, principalmente através da internet e redes sociais e devemos denunciar. Muito obrigado ao empenho de todos”, agradeceu o prefeito Edilson reivindicando e orientando que as pessoas denunciem qualquer tipo de abuso.

Na ocasião foi divulgado resultado do Concurso de Poesia, concorrido pelas escolas Sabino Gomes e Zacarias Manoel que produziram poemas relacionados ao tema 18 de maio, no encerramento do evento.  Após pontuação e reanálise minuciosa de jurados da poesia a premiação ficou da seguinte forma:

Publicidade

O 1º lugar a aluna Letícia da Escola Zacarias Manoel. No 2º lugar, o aluno Carlos Eduardo, da Escola Zacarias Manoel, e no 3º lugar, o aluno Ademar da Escola Sabino Gomes. Os três colocados foram premiados com medalhas.

-Veja mais fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS