Connect with us

Vila Nova do Piauí

Apresentações culturais e show abrem o 18º Arraia São João Batista de Vila Nova do Piauí; fotos

Publicado

em

O Povoado São João Batista, distante 12 km da Sede do município de Vila Nova do Piauí, está celebrando os festejos do seu padroeiro São João Batista, um dos santos símbolos das festas juninas. E paralelo à programação religiosa, a Prefeitura Municipal na gestão “Trabalho e Compromisso” está promovendo as festas juninas, evento cultural que proporciona lazer e entretenimento para a população e mantém viva uma das manifestações populares mais tradicionais do Nordeste brasileiro.

CLIQUE AQUI E VEJA TODAS AS FOTOS DO 1º DIA!

O evento acontece há 18 anos, considerado um dos maiores do interior do Piauí. Este ano, a temática é “Ouvi o toque da sanfona me chamar”, trecho extraído da música de Jackson do Pandeiro.

O povoado se transformou num celeiro cultural, com uma bela ornamentação, o colorido das bandeirolas, homenagem a 25 sanfoneiros que fazem e fizeram história no mundo da sanfona local, apresentações culturais e shows. O evento vai ganhando vida a cada momento.

A abertura oficial da edição 2019 aconteceu na noite deste sábado, 22, no Calçadão de Eventos do povoado. O local foi palco para diversas apresentações culturais.

Publicidade

O espetáculo teve início com a apresentação da quadrilha junina ‘Vila São João’, de Vila Nova do Piauí. Em seguida, o grupo de idosos ‘Flor do Sertão’, da Secretaria Municipal de Assistência Social, movimentou a noite.

O grupo Ginga Nova, fez uma roda de Capoeira, com a participação de membros do Grupo Palmares de Picos.

O grupo AJA da Secretaria Municipal de Cultura, apresentou riquíssimas coreografias que marcaram a noite de apresentações culturais.

O grupo de Hip Hop, intitulado de “New Class”, foi outro que chamou atenção do público presente pelo nível de apresentação.

Às apresentações foram seguindo com a Cia de Ballet de Vila Nova do Piauí, que trouxe uma coreografia junina.

Publicidade

Depois, foi à vez da turma de aeróbica abrilhantar o arraiá, com a coreografia ‘as morenas’.

As apresentações culturais da noite contaram com a presença da Companhia Artística Ale Dance, da Secretaria Municipal de Cultura de Alegrete do Piauí. Ao som de músicas juninas, o grupo contribuiu para o arraiá.

_Festival de Quadrilhas:

Após as apresentações local e regional, aconteceu o concurso de quadrilhas, com a participação de duas grandes quadrilhas piauienses e duas pernambucanas. A junina ‘Chamego Bom, de Jaicós, conquistou o título de bicampeã e foi premiada com troféu simbólico e R$ 2.000.

O representante da Quadrilha Chamego Bom Genival falou sobre a conquista no Arraiá.

Publicidade

“É um sentimento de muita alegria, pois já dançamos nos arraiás há vários anos e um dos sonhos do povo de Jaicós era ganhar o festival daqui de São João Batista. Hoje estamos extremamente felizes, pois somos bi-campeões deste Festival do Povoado São João Batista, e é um dos arraiás que consideramos de muita expressividade para cultura nordestina, piauiense e local.”

Em segundo lugar ficou a quadrilha ‘Junina Chapéu de Palha’, de Ouricuri-PE que recebeu troféu simbólico e R$ 1.000. A 3ª colocada foi a quadrilha ‘Pegada Quente’ de Araripina – PE e a 4ª ‘Junina Gigantes do União’ de Geminiano – PI. O corpo de jurados foi formado por nomes consagrados da dança, entre eles: Dayron Abreu, Edilberto Lima, Taynara Oliveira, Rodrigo Aquiles e Tandlei Cavalcante.

_Entrevistas:

O prefeito do município, Edilson Edmundo de Brito, manifestou a alegria de poder estar realizando a festa pelo terceiro ano consecutivo em sua gestão. “O sentimento que vivo agora é de grandeza e de compromisso realizado com a população, pois Vila Nova e o pequeno povoado São João Batista tem um dos maiores Festejos Juninos da nossa região, então a gente fica feliz em poder promover um evento tão grande como esse para toda a população e também podemos realizar outras ações como atrações culturais de pessoas de todas as faixas etárias de idades. Também para outros municípios e também outros estados a que vem participar em competições das quadrilhas do nosso povoado São João Batista”, disse.

O gestor agradeceu a equipe de governo pelo empenho e dedicação na realização do evento, e aos deputados Georgiano Neto e Nerinho e ao deputado federal Júlio César pela contribuição na realização do mesmo.

Em seu pronunciamento, Edilson Brito anunciou a inauguração de uma sala de fisioterapia e de um consultório odontológico que acontece hoje dia 23. “Vamos entregar a população hoje uma Sala de Fisioterapia do NASF e um consultório odontológico”, disse.

Publicidade

Em entrevista a ASCOM a Secretária de Cultura, Marli Veloso, destacou que foi uma noite de efervescência cultural.

“A abertura do 18º Arraiá para nós foi muito importante. No primeiro momento nós tivemos as apresentações culturais do município, envolvendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Essa apresentação de hoje é a culminância de todo trabalho que é realizado diariamente na pasta e nós acreditamos na cultura como elemento que faz a diferença na vida das pessoas, humaniza, é um direito assegurado na Constituição Federal, e democratizar o acesso à cultura é um grande desafio diário. Mas entendemos que a cultura deve sempre estar na pauta das discussões, das prioridades da gestão públicas. Na segunda parte da noite houve o Festival de quadrilhas que nos traz dois grandes aprendizados. 1º porque temos a oportunidade de vivenciar, de conhecer o trabalho de outros grupos de outros municípios e a outra leitura que faço do festival de quadrilhas é que ele revela uns aspectos do nosso Arraiá que quem está perto não percebe. Onde é mostrada a dimensão do alcance da festa que nós realizamos. Temos grupos participantes de diversos municípios do Piauí, de outros estados da Federação. Ter a participação de outros estados no município pequeno, realizar Arraiá numa comunidade do interior para nós mostra que a cultura é realmente a raiz que dá sustentação a todas as nossas ações da nossa vida. Para mim, a noite de hoje é absolutamente tocante no coração porque acredito muito que as nossas ações precisam fazer a diferença na vida das pessoas para tornar a vida melhor, mais justa, mais humana mais feliz”, disse.

Após as apresentações, a programação do primeiro dia do evento prosseguiu com show do sanfoneiro Joaozinho dos Teclados e Xiau Show.

_Presenças:

Além do prefeito Edilson Brito também estiveram presentes a primeira-dama Ana Carolina, secretários municipais, Marli Veloso (de Cultura) Antônia Maria (de Educação), Dorgivaldo Paulo (de Administração), Erivan Brito (Governo), Raynere Abreu (Finanças) Luiz Gonzaga (Agricultura), a professora Edinete Brito, o ex-prefeito Arinaldo Leal, os vereadores Severo Sousa, Adonelys Araújo, Maria das Dores (Bibia de Benicio), Flávio Sousa, Deijano Lima e Adelino Oliveira.

Publicidade

_Veja mais fotos:

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS