Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Cultura expõe obras do artista plástico vilanovense Apolônio Leal, na Escola Zacarias Manoel da Silva

Publicado

em

A Escola Municipal Zacarias Manoel da Silva, localizada no Povoado São João Batista, a 12 km da sede de Vila Nova do Piauí, recebeu durante esta terça-feira, 17/10, a exposição: “Expressão do Olhar”, com quadros e pinturas em tela do artística plástico vilanovense, Apolônio Leal.

O artista trabalha individualmente e costuma usar produtos à base de óleo. Sua inspiração é: paisagem, fisionomia humana, abstrata, natureza morta, dentre outras. A exposição é uma iniciativa do próprio autor com o apoio da Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Cultura.

Para Apolônio Leal, seu trabalho possui uma maneira diferente de expressar as coisas. ” As artes tem uma maneira oblíqua de dizer as coisas, buscando zonas obscuras. A realidade é importante, mas o filtro da arte é muito mais. Costumo fazer algumas associações quando me deparo com coisas diferentes e que admiro com a mesma intensidade, mesmo que estas se mostrem tão distintas em princípio. Pois as artes plásticas para mim, refletem sinônimo de paz interior, terapia e prazer. Nas perspectivas criadas por mim e refletidas nas telas eu busco sempre a expressão do olhar, voltado para a cultura de um povo, de um lugar, de uma região ou de um mundo “, pontuou.

As obras dão a ideia da paisagem, fisionomia humana, abstrata e a natureza morta (Foto: Jota Ferreira/ ASCOM)

O artista plástico reforça que infelizmente ainda existe uma grande deficiência no mundo das artes que por não ser valorizado alguns artistas acabam deixando no anonimato, com a certeza de um dia ser reconhecido depois do seu funeral.

A exposição despertou nos alunos o encantamento e interesse pelas obras.

Consolidado como um dos artistas de primeira, Apolônio é filho do casal, Francisco Otaviano Leal e de Maria Neusa Bento. Iniciou suas atividades artísticas desde cedo como escrever poesias, desenhar e pintar tela. No ano de 2001 foi o segundo colocado no concurso de poesias da cidade Vila Nova do Piauí, o qual teve o privilégio de ser o próprio criador da capa do livro “Vila Nova Cidade Poesia”.

Publicidade

Apolônio sempre esteve envolvido com movimentos sociais, participou do curso “realidade brasileira” ministrado pelos movimentos: MPA, MST, Igreja Católica e Grupo de Mulheres, na Instituição de Ensino Superior UFPB, na capital de João Pessoa no Estado da Paraíba. No ano de 2009, viajou para são Paulo onde participou de duas exposições de pintura e escultura na cidade de Paulínia (SP), concorrendo com quarenta e cinco artistas plástico conseguindo ainda se colocar entre os primeiros colocados ocupando o 3º em 2010 e 5º lugar em 2011.

Artista plástico vilanovense Apolônio Leal (Foto: Jota Ferreira/ ASCOM).

Para Apolônio Leal, a exposição é uma grande oportunidade de divulgar o seu trabalho para os conterrâneos. ” É importante demais fazer esta exposição e mostrar o nosso trabalho ao povo vilanovense”, comentou. O artista ressaltou ainda que a exposição contribui, sobretudo, para enriquecer a cultura de Vila Nova. “Os vilanovenses precisam conhecer e reconhecer a arte do município”, reforçou.

Diretora da Escola Zacarias Manoel da Silva, Luzia Francisca, deu apoio a exposição (Foto: Jota Ferreira / ASCOM)

Para a diretora Luzia, a exposição é importante para mostrar o potencial dos artistas vilanovenses além do cotidiano da região. “É interessante para a cultura do município. Dei total apoio a esta iniciativa. É incrível ver como os alunos ficaram despertados com as telas feita por nosso conterrâneo “, disse.

Veja mais fotos: 




Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS