Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Diversas ações marcam Dia de Combate à Exploração de Crianças e Adolescentes em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

O Dia Nacional de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes foi lembrado nesta sexta-feira (18) em Vila Nova do Piauí, com a culminância de um importante projeto intitulado de: “Diga não à pedofilia – não se cale diante deste crime”.

As ações alusivas à data começaram desde o mês de abril com visitas domiciliares na sede e no Povoado São João Batista e com a realização de um concurso de redação nas escolas municipais e Estadual de ensino.  Todas as ações foram encabeçadas pelo Conselho Tutelar local, com apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria de Assistência Social e Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

A cerimônia de encerramento do projeto teve início às 20h no Ponto de Cultura Cidade Poesia e marcou também o encerramento da VIII Semana do Bebê que acontece desde domingo, onde a Prefeitura de Vila Nova realizou uma vasta programação para reforçar o compromisso de instituições e da sociedade com a primeira infância. A ação final contou com todos os envolvidos– gestores, profissionais, gestantes, mães, crianças e os adolescentes.

Uma palestra ministrada pelo Dr. Deusdete Carvalho (Advogado e Economista, procurador público de carreira Profº. Adjunto da URCA-CE e mestre em Direito Constitucional/UNISC, doutoramento/UMSA) repassou orientações para público presente sobre a temática em questão e a segurança contra a pedofilia, alertando para o contato com estranhos – principalmente os conhecidos através das redes sociais, o advogado explicou ainda sobre as leis que envolvem o assunto. A palestra ainda trouxe como ênfase a autoproteção de crianças e adolescentes contra o abuso e a exploração sexual, ressaltando a importância da denúncia e notificação dos casos de suspeita ou confirmação da violência sexual.

Para a presidente do Conselho Tutelar de Vila Nova, Elizangela Silva, as ações tem um importante impacto na vida social da comunidade. “Nós do Conselho Tutelar estamos sempre em alerta e em combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. O projeto em questão foi bastante útil neste sentido e assim continuamos a luta”, disse.

O prefeito Edilson Brito, participou do evento e ressaltou que apoia e busca políticas públicas que garantam os direitos das crianças e adolescentes em Vila Nova. “É com alegria que apoio as ações da semana do bebê, para que os nossos munícipes tenham uma saúde, cultura e educação de qualidade. Estamos trabalhando diuturnamente pelo desenvolvimento de Vila Nova e está ação tem nosso total apoio; contem sempre comigo”, salientou.

Publicidade

A primeira dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, reforçou o compromisso da pasta com a causa. “Este é um precioso evento que marca o Dia Nacional de combate ao abuso e a exploração de crianças e adolescentes. Enquanto gestora do Social, temos dado importante apoio a causa. Parabenizo todos os envolvidos”, pontuou.

Após a palestras aconteceu a entrega de premiação do concurso de redação sobre pedofilia. Veja premiados por Escola:

– Sabino Gomes de Lima, o 1° lugar foi para Dhesca da Conceição Carvalho (9º ano), 2º lugar Janaina do Nascimento Silva (9º ano0 e o 3º lugar Jefersson de Abreu Araújo (8º ano).

– Zacarias Manoel da Silva:

1º lugar Herica de França Silva (6ºano)

2º lugar Letícia de Jesus Luz

 3ºlugar José Borges Leal Neto

Publicidade

– Luiz Ubiraci de Carvalho:    

1º lugar: Wellida Joana de Sousa (3ºano)

2º lugar: Matheus Lucas de Araújo (3ºano)

3ºlugar: Heloisa Ramos Silva (2ºano)                                                                                                                                          

Dentre outros participaram também da culminância, os demais conselheiros tutelares, MªImaculada, Ironeide, Eliésia e José, os vereadores, Adonelys Araújo, Flávio Sousa e Bibia de Benício, os secretários Edinete Brito (Educação), Almerinda Luz (Saúde), Dorgivaldo Lima (Administração), o Presidente do CMDCA, Jhônatas Luz, representante do GPM de Vila Nova, soldado Wenne, segunda dama Kátia Leila, representante do NUCA Taynara Oliveira, presidente do STTR Sandra Leal, profissionais da assistência, dentre outros.

_Veja mais fotos:

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR!

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS