Connect with us

Vila Nova do Piauí

Em Teresina, coordenadoras da Educação de Vila Nova do Piauí participam do 1º Seminário do SAEB

Publicado

em

As Coordenadoras de Educação dos anos finais no município de Vila Nova do Piauí, Goretti de Deus, da sede municipal e a professora Gorete Leal, coordenadora de ensino da zona rural vila-novense, participaram do 1º Seminário do Sistema de Avaliação da Educação Básica-SAEB, realizado entre os dias 06 e 07 de maio de 2019, em Teresina.

Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (UNDIME – PI), o evento foi realizado na sede da Associação Piauiense de Municípios (APPM)

Em entrevista ao Portal Cidades na Net, que esteve presente no evento, a professora Goretti de Deus avalia sua participação como de grande valia e proveito trazendo conhecimento para aplicar na educação do município.

“Foi de suma importância. Por sinal, foi constatado que dos últimos eventos, este foi o que mais reuniu participantes. Isso mostra o interesse de todos nessa temática do SAEB, por conta das grandes mudanças. Uma das coisas que posso destacar é a experiência dos Secretários de Educação de Sobral-CE e de Teresina-PI, onde ambos expuseram experiências riquíssimas”, ressalta.

“Tivemos a oportunidade de estudar sobre Portaria do SAEB e suas atualizações, participar de oficinas didáticas e propícias ao tema em questão. Voltamos com grandes expectativas e com a grande responsabilidade de colocar em prática o que aprendemos. Sabemos que temos o apoio da gestão municipal, tanto da Secretária de Educação, quanto do prefeito Edilson Brito, para colocarmos em prática. O foco agora é traçar metas para alcançar e estratégias para chegar lá”, afirmou.

Presidente da União Nacional dos Dirigente Municipais em Educação do Piauí, Cleidimar Tavares, da cidade de Água Branca, afirmou que o evento tem como objetivo fortalecer os trabalhos dos dirigentes nos municípios proporcionado maior autonomia para contribuir no avanço da educação municipal.

Publicidade

“Agora em 2019 é ano de avaliação externa do SAEB onde teremos avaliações de alfabetização e no 5º e 9º. Então, tivemos aqui a oportunidade de participar e ouvir aqui as pessoas como professor Herbert, secretário de Educação de Sobral, no Ceará, que nos trouxe experiências que são desenvolvidas lá. Aqui tivemos a presença do secretário de Educação de Teresina, Kléber Montezuma, que está entre as quatro melhores do Brasil, cujo o melhor IDEB é a região Nordeste”, ressalta.

A presidente destacou ainda a importância dos municípios conhecerem o trabalho da entidade através do lançamento do Jornal UNDIME.

“Lançamos o Jornal UNDIME para que os municípios possam ter o conhecimento desse trabalho. Estamos participando do estande da APPM no Congresso das Cidades onde está sendo ofertado esse atendimento institucional com a BNCC, Conviva, Papi e ME. Para os municípios que não estão conveniados com a UNDIME, Cleidimar recomendou que solicitassem a união com a instituição tendo como finalidade o fortalecimento da educação no Estado”, disse.

A programação contou com uma palestra do Secretário Municipal de Educação de Teresina, Kleber Montezuma, que destacou os principais pontos que levaram Teresina ao posto de capital com o melhor Índice de Desenvolvimento da Educação Básica-IDEB do país, assim como Giovanna Saraiva Bezerra, assessora da Semec de Teresina, que tratou sobre o uso e apropriação dos resultados das avaliações externas assim como o palestrante Hans Kelsen, consultor jurídico da Undime que ministrou palestra sobre o Saeb e Censo Escolar.

Palestras, oficinas e apresentações foram elaboradas e cumpridas no decorrer do dois dias de evento. Houve Apresentação de material de apoio pedagógico para o 5º e 9º anos, Oficinas QEdu Excelência com qualidade – Língua Portuguesa e Matemática, e dentre as palestras, foram desempenhadas: Gestão de qualidade e melhoria do IDEB; Gestão de resultados em educação; Uso e apropriação dos resultados das avaliações externas e censo escolar.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS