Connect with us

POLÍTICA

VILA NOVA | Câmara de Vereadores realiza terceira sessão ordinária de 2018; veja como foi

Publicado

em

Nessa sexta-feira, 23 de março, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Vila Nova do Piauí, a terceira sessão ordinária do 2° (segundo) período da 6a legislatura, presidida pelo vereador Deijano Raimundo de Lima.

Na sessão estiveram presentes as vereadoras Maria das Dores da Silva Abreu (PSD) e Adenilda Aldeílde Bento (PP) e os vereadores Flávio Adão de Sousa (PSB), Adonelys Araújo Silva (PSB), Severino Francisco de Sousa (PSB), Adelino Francisco de Oliveira (PSB) e Luís Acelino da Luz (PP), sendo registrada a ausência do vereador Roberto Carvalho Moura (PSB), que estava em Picos – PI participando de uma reunião.

Foi pauta do dia, além da leitura da ata da sessão anterior e assinatura pelos vereadores que a acharam conforme, a votação do regime de urgência referido à votação de dois Projetos de Lei de números, 04/2018 e 05/2018 e apresentação do Projeto de Lei de número 06/2018, todos de autoria do Executivo.

A pauta foi mediada pelo presidente Deijano Lima que, ao tempo que anunciava as atividades a serem realizadas, explicava detalhadamente como se daria a execução e do que se tratava.

Foi votado o Projeto de Lei de número 04/2018 que passou a ser lei, depois de aprovado, de número 209/2018 e “dispõe sobre a constituição do serviço de inspeção municipal e os procedimentos de inspeção sanitária em estabelecimento que produzam produtos de origem animal e da outras providências”, com ênfase para o direito ao recebimento de peixes na semana santa pelo município, garantido pela SDR – Secretaria do Desenvolvimento Rural.

Publicidade

Assim como também foi votado o de número 05/2018 que passou a ser lei de número 210/2018, “define os cargos necessários e autoriza a realização de teste seletivo ou posterior concurso público e dá outras providências”.

O regime de urgência e os dois Projetos de Lei foram aprovados por cinco votos a favor e dois contra, referentes aos votos do vereador Luís Acelino e da vereadora Adenilda, esta que argumentou o motivo do seu voto ser contra enfatizando a necessidade de discussão à respeito dos Projetos de Lei que chegam na Câmara para que após isso seja efetivada a votação.

Dando continuidade, o Projeto de Lei 06/2018 que “dispõe sobre o Sistema Único de Assistência Social – do município de Vila Nova do Piauí e dá outras providências” foi apresentado e dado início aos discursos dos vereadores inscritos para fazerem o uso da fala no parlamento.

Discursaram os vereadores Adelino Oliveira que agradeceu a deus pela força em manter os trabalhos da casa legislativa, Adonelys Araújo que fez os seus cumprimentos, abordou e esclareceu sobre os Projetos de Lei votados, assim como Flávio Sousa e Adenilda Bento, estes que, ainda frisaram a questão da segurança pública.

E por fim, o presidente da Câmara Municipal Deijano Lima abordou questões pertinentes às realizações das sessões, ressaltou sobre a morte precoce de seu primo João Paulo, que por um ato de violência, foi baleado e perdeu a sua vida após dias de luta no Hospital Regional de Picos, destacou também sobre a necessidade de mais segurança pública e declarou encerrada a sessão.

Veja todas as fotos:

Publicidade

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS