Connect with us

Alagoinha do Piauí

Em Vila Nova, poetisa Regivalda e sindicalista Sandra estarão hoje (19) em evento da Biblioteca Patativa do Assaré

Publicado

em

Em alusão ao aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré, em Vila Nova do Piauí, que completa neste mês de setembro o 18º aniversário uma programação rica em cultura foi preparada para a comemoração. Ícone da historiografia, a escritora Regivalda Sousa é mais uma presença confirmada para esta noite desta quinta-feira (19).

Dentro da programação de hoje que inicia, às 19h, haverá apresentação do grupo AJA e também a palestra com a presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sandra Leal, que discutirá sobre o tema “Mulheres na luta pela superação das desigualdades”. Além das atrações citadas haverá um bate-papo intermediado pela professora Marli Veloso envolvendo importantes nomes da literatura, tais como: a poetisa e cordelista Maria Ilza Bezerra acompanhada dos literatos Samuel Nascimento, Honorato Lima, Regivalda Sousa e o cantor, poeta e escritor Pedro Munhoz.

Conheça Regivalda Sousa e logo abaixo a história de luta de Sandra Leal

Regivalda Sousa é natural da comunidade Gameleira, localizada na zona rural de Alagoinha do Piauí e possui licenciatura plena em História pela UFPI-CSHNB. Tem dois livros publicados na área da literatura: Voz poética (2014) e O olho da estrela (2016). Recentemente teve textos da área de historiografia nas coletâneas História em crônicas publicado pela UFPI e Cidades Brasileiras – as cidades de Clio: abordagem histórica sobre o urbano, publicado no último dia 10. Este livro é formado por textos de historiadores vinculados as principais universidades do Brasil.

Conheça a história de Sandra Leal

Sandra Maria Leal de Lima é presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais em Vila Nova. Formada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí – UFPI e Bacharel em Administração pela EAD – Universidade Federal do Piauí. Apesar de nunca ter exercido cargos na área de formatura milita como sócia sindicalista desde o ano de 2000. É militante e dirigente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Vila Nova do Piauí desde o ano de 2006, quando foi eleita para a secretaria de jovens trabalhadores e trabalhadoras rurais. No ano de 2010, foi eleita vice-presidente do STTR, e, no mesmo ano, foi eleita pelos dirigentes sindicais da região de Picos como coordenadora do Polo Sindical da FETAG, compreendendo 33 municípios.

Publicidade

Desde muito jovem escolheu lutar pelos interesses e direitos da categoria trabalhadora rural do seu município e do Estado. Atualmente é presidente do STTR de Vila Nova do Piauí e responsável pela organização, mobilização e acompanhamento dos trabalhadores turais do município. Participou efetivamente na organização e mobilização da Marcha das Margaridas nos anos de 2011, 2015 e 2019, ação de massa da América Latina que acontece a cada quatro anos e luta por políticas e direitos para as mulheres do campo e conta com a participação de mulheres organizadas de vários países e de todo o Brasil.

Participou efetivamente na mobilização de todos os Gritos da Terra Brasil de 2010 a 2016, em Brasília. O GTB é uma ação que tem como objetivo lutar por políticas públicas para a categoria trabalhadora rural. Sandra ajudou na organização e realização dos Festivais Estaduais e Nacional da Juventude Rural, com intuito de reivindicar políticas afirmativas para o setor da juventude do campo, para que estes não migrem para a cidade, evitando a perda da  identidade e a sua importância para a continuidade da agricultura familiar no país.


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS