Connect with us

DESTAQUES

Flávio Sousa toma posse e assume presidência da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí; veja fotos

Publicado

em

A última sessão do ano de 2019 em caráter extraordinário de número 3, da 6ª legislatura da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí, aconteceu nesta segunda-feira (30). A solenidade foi marcada pela mudança de presidente da Casa Legislativa. O vereador Adonelys que presidia o Legislativo passou a presidência para o vice-presidente, o vereador Flávio Sousa.

Em honra e respeito à solenidade de posse do novo presidente, foi executado o hino municipal com a presença de várias autoridades. Na mesa de honra estiveram presentes, o prefeito, Edilson Brito, acompanhado de sua esposa Ana Carolina, atual secretária de Assistência Social; o vice-prefeito, Antonio Tiago,  os ex-prefeitos, Arinaldo Leal, Zé Navez e Totonho; o ex-vice prefeito Adão Frutuoso ; empresário Manoel Bernardes, acompanhado de sua esposa, a advogada Núbia Josefa, a secretária de Administração Edinete Brito, além de 7 dos nove vereadores e familiares e amigos do novo presidente.

Logo ao compor a mesa de honra, foi o momento da chamada nominal dos vereadores eleitos para o mandato de 2017-2020. Presentes na sessão estavam: Adelino Francisco de Oliveira, Adonelys Araújo, Deijano Raimundo de Lima, Flávio Adão de Sousa, Maria das Dores da Silva Abreu, Roberto Carvalho Moura e Severino Francisco de  Sousa.

A mesa diretora do Legislativo vila-novense do Biênio 2019/2020 é formada por: Presidente: Adonelys de Araújo Silva; vice-presidente, Flávio Adão de Sousa; 1º secretário, Roberto Carvalho Moura; 2º secretário, Adelino Francisco de Oliveira e, a tesoureira, Maria das Dores da Silva Abreu.

Conforme as determinações da Lei Orgânica do Município de Vila Nova do Piauí, a sessão extraordinária prosseguiu com o vereador Adonelys na ocasião ainda presidente. Em suas palavras, após saudar o público, declarou aberto os trabalhos da 3ª Sessão Extraordinária do 3º período da 6ª Legislatura.

Publicidade

A ocasião foi marcada com a leitura da Bíblia Sagrada pela vereadora Maria das Dores da Silva Abreu, que proferiu trechos do Salmo 33. ”Feliz a nação cujo Deus é o Senhor. O povo que ele escolheu para lhe pertencer! Todo o nosso ser espera no Senhor. Ele é o nosso amparo e a nossa proteção! Derrama sobre nós tua bondade, ó Senhor em proporção às esperanças que só em ti depositamos”.

O então presidente da Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí, Adonelys de Araújo Silva, leu e pronunciou a carta de renúncia aos vereadores e vereadoras.

Na leitura Adonelys explicou os motivos da renúncia ao cargo. “Eu, Adonelys de Araújo Silva, vereador eleito neste ano, venho respeitosamente perante vossas excelências, comunicar a renúncia expressa em caráter irrevogável e irretratável de efeitos imediatos ao mandato de presidente desta Casa Legislativa que a mim foi outorgado para o mandato de presidente no biênio 2019-2020. Ressalto que esta decisão tem razões restritamente de caráter pessoal, de foro íntimo e desta maneira eu reafirmo e reintegro que a decisão tomada de forma livre, espontânea, irrevogável, impressa e irretratável no sentido de renunciar ao mandato de presidente da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí a partir da data de 30 de dezembro de 2019. Saliento ainda que o vice-presidente desta casa irá assumir imediatamente a função em minha substituição de modo que este ato deve produzir todos os efeitos jurídicos, decorrente inclusive com o ato de posse de Flávio Adão de Sousa, vice-presidente, na função de presidente da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí. Sem mais para o momento, subscrevo-me”, disse Adonelys Araújo Silva

Em seu último discurso como presidente, Adonelys, falou com muita emoção sobre seu pai, sua inspiração na política, dirigiu-se a todos que contribuíram na sua jornada como presidente e a cada eleitor que acreditou no seu trabalho e desejou as boas-vindas ao novo presidente da casa. “Cumprimento todos os presentes em nome do novo presidente da casa, Flávio Sousa. Neste primeiro momento agradeço a Deus pela oportunidade que me foi dada para que eu pudesse ser vereador e presidente desta casa que simbolizou uma história desde a emancipação política, pois o meu pai também foi vereador e presidente da Câmara e vice-prefeito do município. Esta história vem de muito tempo e vale a pena viver este momento que com certeza também ficará na história. Agradeço a cada eleitor que votou em mim e acredita no meu trabalho. Com muita honra falo a todos que a minha inspiração é o meu pai e todas as homenagens são para ele. Agradeço a todos e desejo ao Flávio sucesso nesta nova jornada!”, disse.

Lida a carta, após renúncia foi o momento de posse do vice-presidente, como presidente do Legislativo por todo o restante do mandato da diretoria, o vereador e empossado presidente, Flávio Sousa, se postou à frente do dispositivo e, o decano vereador Severino Francisco de Sousa, o conduziu a cadeira da Presidência.

Publicidade

Adonelys que geriu a mesa, pelos relevantes serviços prestados foi homenageado pelos funcionários que integraram sua gestão durante o ano de 2019. O chefe do Executivo vila-novense, prefeito Edilson Brito, também o homenageou com a entrega de uma placa.

ORATÓRIAS

O vereador e atual presidente da câmara, Flávio Sousa, após espossado novo presidente saudou todos os presentes e agradeceu a Deus por todas as oportunidades que lhes foram dadas.

“Agradeço a Deus, a minha família, em especial a minha mãe que exerceu o papel de mãe e pai e, a minha esposa. Em nome do prefeito, Edílson Brito cumprimento a todas as autoridades presentes e aos meus colegas vereadores. O dia de hoje é de agradecimentos e eu agradeço a todos que estão presentes e aos que não puderam comparecer, mas sei que estão felizes por mim. Sabemos que ser presidente é uma missão árdua e como Adonelys falou é um marco na nossa história, e eu pretendo representar muito bem a cada um vila-novense, a cada um dos 154 votos de confiança que recebi e a todos os amigos que mesmo não votando contribuiu de forma direta ou indiretamente para estar aqui. Como parlamentar prometo exercer com responsabilidade o cargo de presidente da casa com a ajuda de todos que lutam pelo bem do nosso município”, disse.

A assessora jurídica do mandato de Adonelys, a professora e advogada Núbia Rocha, destacou. “Cumprimento todos os presentes e gostaria de falar ao nosso ex-presidente da Casa Legislativa que atuou durante o ano de 2019, o Adonelys. Ressalto a todos a responsabilidade de como ele foi responsável e transparente com as decisões tomadas e prestações de contas realizadas, e isso nos impressionam e nos orgulha muito. Foi muito gratificante fazer parte do seu mandato e lhe parabenizo pelo trabalho”, disse Núbia.

Publicidade

A vereadora Maria das Dores, a Bibia de Benício, parabenizou o recém empossado presidente e afirmou apoia-lo. “Agradeço a Deus por este momento tão importante. Cumprimento a todos os presentes e parabenizo o vereador Flávio por está assumindo o desafio de dirigir os trabalhos desta casa, e lhe digo que pode contar com todo meu apoio para melhorarmos a vida do nosso povo e desejo a todos um Feliz Ano Novo”, disse a vereadora Maria das Dores.

O vereador, Adelino Oliveira, destacou. “Cumprimento a todos os presentes e agradeço a Deus por mais uma oportunidade por todos os trabalhos que já realizei nesta casa durante os meus mandatos. Parabenizo o Adonelys pelo belíssimo trabalho realizado nesta casa, desejo ao Flávio um bom mandato como presidente e saiba que pode contar com o meu apoio para contribuir com as melhorias em prol do município. Um feliz 2020 a todos!”, afirmou apoio Adelino.


O vereador, Deijano Lima, que cumpre o seu primeiro mandato parabenizou o novo presidente, Flávio Sousa, e destacou.“É com muita alegria que estou junto com vocês neste momento e cumprimento todos em nome do nosso prefeito, Edílson Brito, e do novo presidente da Casa Legislativa, Flávio Sousa. Desejo um feliz ano novo a cada um de vocês e o ano que se aproxima seja cada vez melhor. Muito obrigado!”, felicitou Deijano.

O vereador, Roberto Moura, que foi presidente da casa por dois mandatos e vem na sua segunda legislatura parabenizou o atual presidente da Câmara, Flávio Sousa, saudou todos os presentes e falou sobre os compromissos que cumprem na casa.

“Parabenizo o vereador Flávio Sousa pela posse como presidente, e lhe digo que você irá assumir uma grande responsabilidade e todos nós sabemos que não é brincadeira, pois temos projetos, leis e requerimentos que são levados e assinados com muita responsabilidade de todos que compõem a Casa. Fui presidente por 03 anos e honrei o meu nome com todas as contas aprovadas. Agradeço a todos que contribuíram com os que me ajudaram e esta casa tem o executivo e o legislativo que se compromete e cumpre com o povo. Parabenizo Adonelys por ter levado os trabalhos honrando a Casa e fazendo um belo trabalho. Desejo a todos um Feliz Ano Novo, e é esta administração que faz o município crescer”, pontuou.

O vereador decano, Severo Sousa, destacou. “Gostaria de agradecer a todos pela oportunidade por mais um mandato e agradeço a Deus por todas as conquistas realizadas neste ano e que no próximo estejamos todos juntos novamente. Parabenizo o Adonelys pelo trabalho que executou na casa como presidente e desejo uma boa sorte e deixo o meu apoio ao novo presidente da Casa, Flávio Sousa, estou aqui para contribuir no que for preciso”, declarou.


O ex-prefeito do município, Arinaldo Leal, que entregou uma Placa de Homenagem ao vereador Flávio, em sua fala, ressaltou. “Cumprimento todos os presentes e parabenizo o trabalho prestado pelo jovem Adonelys. Agradeço a Deus pelo final de ano com os compromissos realizados da forma como foram feitos e desejo ao novo presidente da Câmara um bom mandato e que ele continue fazendo os trabalhos em prol do crescimento do nosso município. Vamos continuar o nosso trabalho e melhorar a cada dia mais. Parabéns Flávio, e iremos contribuir com o seu trabalho”.

O vice-prefeito, Antônio Tiago Leal, saudou todos os presentes e acrescentou. “A nossa Câmara está muito bem representada e escolhida pelo nosso povo. O Adonelys fez um belo trabalho e acredito que o Flávio irá continuar a desenvolver o trabalho em prol do município. Desejo ao novo presidente um trabalho com clareza e responsabilidade. Bom êxito! Um 2020 cheio de realizações para todos nós”, elogiou o vice-prefeito.

Publicidade


O prefeito, Edílson Brito, que também já foi vereador na casa saudou a todos os presentes e falou sobre os trabalhos e compromissos com o município e o povo vila-novense.


“A administração sempre busca melhorias que beneficiem o nosso povo, em especial as que mais precisam da gente. Investimos em todos os polos, em especial na educação e principalmente na saúde e não medimos esforços, é tudo feito com muito amor para todos. Realizamos as nossas políticas públicas e cumprimos ao pé da letra. Agradeço a todos os que assumiram o compromisso e o respeito com todos os presidentes da câmara que exerceram tão bem o papel na nossa gestão. Parabenizo o Adonelys pelo trabalho realizado e desejo uma boa sorte ao novo presidente, Flávio Sousa, e saiba que terá todo o meu apoio e iremos continuar trabalhando juntos para o nosso município e você agora irá assumir mais uma responsabilidade e sei da sua capacidade. Parabenizo toda a Câmara de Vereadores e agradeço pelo trabalho que realizamos em grupo em um só objetivo de priorizar o município”, pontuou o gestor.

O vereador empossado presidente da Câmara de Vila Nova do Piauí teve sua biografia de vida interpretada por um grupo de seis crianças, sendo elas: Nicolas (Infância), Cauâ (Vaqueiro), Rielky (Esporte) Hélldys (Teatro), Pedro (Educador Físico) e José Joaquim.


Conheça a biografia do empossado presidente da Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí, vereador Flávio Sousa.

Flávio Adão de Sousa, nasceu no dia 18 de fevereiro de 1993, no Hospital de Padre Marcos. Filho de Adão Frutuoso de Sousa (in memoriam) e de Zildimar Maria de Sousa. Seus pais residiam na localidade Lagoa, há 5 quilômetros da cidade de Vila Nova do Piauí, onde ficaram até o ano de 1995, quando Flávio perdeu seu pai de forma repentina e trágica. Logo em seguida mudou-se junto com sua mãe para a casa dos seus avós maternos, na localidade Angicos, também na zona rural de Vila Nova.

Ao lado dos avós, Pedro Joaquim de Sousa e de Maria Paulina de Sousa (in memoriam), que deram total apoio a sua formação, vivenciou os melhores momentos da sua infância, foi crescendo e começou a ajudá-los no cuidado com os animais, no plantio, e tudo o que lhe cabia fazer. Sua mãe, que logo cedo assumiu o duplo papel, de ser mãe e pai ao mesmo tempo, sempre lhe ensinou bons princípios e o criou mostrando na retidão, na ética, na humildade, mostrando-lhes as responsabilidades da vida desde muito cedo.

Aos 10 anos de idade, no ano de 2003, viu-se a necessidade de migrar novamente, junto com sua mãe. Dessa vez, para a sede de Vila Nova. Foi a partir disso, que o seu amor que já existia pelo esporte, fluiu cada vez mais. Junto aos colegas da época, o local mais frequentado por Flávio, nos horários vagos quando não estava na escola, era o campo de futebol (o conhecido estádio Dinizão). Sua paixão pelo futebol lhe fez viajar em busca da realização dos seus sonhos. Passou uma temporada de 6 meses em Osasco-SP, no ano de 2009, onde teve a oportunidade de participar de uma escolinha de futebol. Em 2010, fez testes em Marília-SP. Viagens que o fez conhecer o mundo fora de casa, ainda na adolescência.

Assim como o futebol, os eventos culturais do município sempre tiveram sua participação como adolescente e jovem ativo. Por 2 anos participou como ator do grupo de teatro AJA (Associação de Jovens em Ação) de Vila Nova. Onde teve a oportunidade de ser protagonista da peça teatral ‘O cantor prisioneiro’ do escritor e autor da obra Assis Brasil, que esteve presente prestigiando o talento do jovem Flávio Sousa.

Publicidade

Aos 16 anos foi monitor de teatro no Povoado Mandacaru, município de São Julião. Auxiliou junto ao professor Ildebrando Ramos o projeto “Descobrindo Talentos” na sede de Vila Nova do Piauí e no povoado São João Batista, onde por muitas vezes, viajou para Fortaleza- CE, procurando ofertar e fomentar dentro do esporte, oportunidades para adolescentes e jovens vila-novenses, visando para os mesmos, um futuro melhor. Na mesma época foi ADRS (Agente de Desenvolvimento Regional Sustentável) por 2 anos junto a COOMAVIP e assumiu por 6 meses a COOMACAPIL, (Cooperativa Mista Agropecuária e Apícula de Vila Nova) ambas na área da Agricultura. Foi monitor de esportes no município de São Julião, como também na comunidade de KM-80 e no município de Campo Grande do Piauí.

Dentre tantas atividades em que participou, o esporte, sempre foi seu ponto forte. Flavio ingressou no curso de Educação Física, pela Faculdade UNIASSELVI, curso este que concluiu em 2018.  

Hoje, aos 26 anos de idade, vive uma relação estável com a jovem Rainara de Brito Sousa, e junto com ela, desenvolve o projeto “Reduz em 30”, desde o mês de abril de 2019, com o treino funcional FS, despertando nas pessoas o interesse pela prática de exercícios físicos, uma maneira de viver de forma saudável, ter mais qualidade. Atualmente desenvolve este projeto na sede de Vila Nova e em Padre Marcos. Também é professor na escolinha de futebol Meninos da Vila, desde 2016.

Ao longo da vida, Flávio sempre teve ao seu lado o apoio da família paterna que sonha e vibra com ele cada conquista como a que está sendo celebrada hoje.

Na última eleição municipal, em 2016, aos 23 anos, em uma chapa encabeçada pelo atual prefeito Edilson Brito e o vice-prefeito Antônio Tiago e com o apoio de seus familiares e amigos, Flávio Sousa, foi eleito vereador de Vila Nova, com 154 votos, para seu 1º mandato. Como parlamentar Flávio tem desenvolvido de forma ativa e responsável, seu papel na Câmara Municipal, ao lado de seus colegas do Poder Legislativo e do Executivo.

Publicidade

E hoje, 30 de dezembro de 2019, chega ao seu terceiro ano de mandato, assumindo na presente data, a presidência da Câmara de Vereadores a qual prometeu, ao lado dos colegas, juntamente com o prefeito e vice-prefeito e na presença da população, LEGISLAR de forma transparente e responsável essa grande missão que lhe foi confiada. 

Biografia por: Geane Sousa.


Após solenidade de posse, foi servido um jantar, oferecido pelo vereador Flávio e sua família no Bar do Brito, onde mais homenagens foram prestadas ao novo presidente da casa por familiares, amigos, lideranças políticas, através de slides com fotos, oratórias, e, um vídeo enviado pelo deputado estadual Georgiano Neto.

Lá suas primas Jenicleide, Geane, o Dr. Felipe Navez, a jovem Taynara, Núbia prestaram também suas homenagens. À noite foi encerrada com show de Jailson Leal.

_Veja mais fotos da solenidade de posse e do jantar:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS