Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Irmãs Missionárias do Coração Eucarístico chegam a Vila Nova do Piauí e são recebidas por multidão de fiéis; fotos

Publicado

em

A fé e devoção cristã católica da população de Vila Nova do Piauí cresce e se fortalece a cada dia que passa. Foi com muita alegria que as irmãs missionárias do coração eucarístico, foram recebidas neste domingo (14), às 16h, pela comunidade católica de Vila Nova do Piauí. As três irmãs: Augusta, Raimunda e Catarina, vieram da cidade de São Julião do Piauí para atuar em missões cristãs e foram recepcionadas na entrada da cidade com a presença da comunidade local e de comunidades vizinhas que aproveitaram a ocasião para prestigiar a chegada.

Logo após a acolhida, todos seguiram em procissão pelas principais ruas da cidades em direção à Igreja de Santo Antônio, onde foi celebrada a missa solene pelo bispo diocesano, Dom Plínio José e concelebrada pelo padre Gildo Coelho que é pároco da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, da cidade de Fronteiras que abrange a Área Pastoral de Vila Nova do Piauí. Após acolhida das irmãs e missa, foi servido um jantar na Escola Estadual Luís Ubiraci de Carvalho.

Irmãs relatam a experiência em São Julião e falam da expectativa em Vila Nova

As irmãs Catarina, Raimunda e Augusta aproveitaram o momento para se apresentarem para a população, e contar um pouco sobre sua jornada e sua caminhada na fé. A irmã Catarina foi a primeira a se apresentar.

“Eu sou a irmã Catarina Figueira de Siqueira. Sou cearense e há seis anos e meio eu vim morar aqui no Piauí. Praticamente estou naturalizada piauiense. Hoje o nosso coração tem sentimentos bem opostos porque na medida em que nós saímos de uma terra de missão onde nos doamos por seis anos e  meio, já que eu fui a primeira irmã a me constituir para a chegada das outras irmãs. Então é um sentimento bem contrastante, mas a gente agradece a Deus por esse dia, por esta celebração, pela presença das duas comunidades: a de São Julião e a de Vila Nova. Como já disse em outra ocasião, com certeza será mais uma experiência desafiante como toda missão, mas estamos aqui com a graça de Deus e é ele que vai nos conduzir”, esclarece a irmã Catarina.

Logo após a irmã Catarina, foi a vez da irmã Augusta se apresentar. “Eu sou a irmã Augusta, e também já me sinto cearense-piauiense. Até já recebi o titulo de cidadã em São Julião, mas como a irmã Catarina já disse, as nossas palavras são de gratidão pela cidade anterior e pelas famílias que nós conseguimos adquirir lá onde deixamos pais, irmãos e amigos”, declarou.

“Hoje eu vinha me lembrando o dia que eu sai de casa, e percebi na comunidade de São Julião de Nossa Senhora da Conceição nos entregando para nos consagrarmos outra vez. É como o Francineuzo disse, nós somos de Cristo, mas nós vamos passando de lugar em lugar deixando as nossas famílias, os nossos amigos, mas estamos aqui para somar com a comunidade, com as lideranças.  Somar também com o padre Ramirez e de modo muito carinhoso com o padre Gildo. Desde já agradeço a presença de cada um que veio de São Julião e das outras comunidades e paróquias. Também agradeço o carinho daqui da comunidade de Vila Nova”, relembra irmã Augusta.

Publicidade

A irmã Raimunda foi a ultima a se apresentar. “Eu sou a irmã Raimunda, natural aqui de Simões no Piauí e, hoje, como as irmãs já falaram é um sentimento bem contrário, pois é um sentimento de tristeza por deixar São Julião, mas, ao mesmo, tempo de alegria por aqui estarmos iniciando uma nova missão, e, nesta nova missão eu acredito que Deus continuará nos conduzindo fazendo com que a gente faça nossa missão como agente já fez”, ressaltou.

“A nossa gratidão ao povo aqui de Vila Nova por nos acolher, mas também tem a nossa gratidão as pessoas que vieram de São Julião em grande numero conosco. Agradecemos aos coroinhas que estão a serviço nesta noite que são de lá, a Pastoral da Juventude que veio em peso aqui para Vila Nova, e agradecer a cada um pela amizade que fizemos lá. Espero que aqui em Vila Nova a gente que está iniciando essa nova missão, possamos também semear sementes em um terreno bem fértil, para que daqui há algum tempo nós possamos colher estes frutos, assim como nós já vemos lá em São Julião, frutos das sementes que nós semeamos algum tempo atrás”, reforça a irmã Raimunda.

Autoridades locais recebem as irmãs

O prefeito Edilson Brito aproveitou a ocasião para cumprimentar todos que estavam presentes e recepcionar as mais novas vila-novenses.

‘‘Quero saudar toda a comunidade de Vila Nova e as demais comunidades como São Julião, Serra Velha e Fronteiras que estão aqui nos orgulhando com a sua presença. Com o coração transbordando de alegria quero saudar também às irmãs: a madre superiora Maria Salvadora, o nosso amigo e companheiro Padre Gildo Coelho, essa pessoa de Deus que tem muitos feitos aqui na comunidade vila-novense e que nos conquistou. Deixo aqui o meu abraço ao nosso querido padre Gildo Coelho. Quero saudar o nosso bispo Dom Plínio, bispo da nossa região, a Câmara Municipal, e o vice-prefeito Antônio Thiago’’, saudou o prefeito Edilson Brito que deixou sua mensagem de boas-vindas afirmando que está disposição para ajudar no que for preciso ‘‘Quero deixar aqui a minha mensagem para as irmãs que acabam de chegar, e dizer a elas que sejam bem-vindas a nossa cidade. Temos certeza que com a vinda de vocês a igreja católica e a comunidade de Vila Nova vão ganhar mais forças e que juntos com vocês possamos conquistar mais fieis para nossa igreja. Sejam bem-vindas e quando precisar da gestão e do prefeito Edilson Brito é só me procurar que tenho certeza que serão bem atendidas. O meu abraço e mais uma vez sejam bem-vindas e sintam-se em casa’’, afirmou o prefeito.

A primeira-dama e secretária da Assistência Social, Ana Carolina, também estava presente e felicitou as irmãs.

Publicidade

‘‘Hoje estamos recebendo com muito carinho as irmãs Raimunda, Augusta e a irmã Catarina. Sejam bem-vindas e quero dizer que Vila Nova é uma cidade de um povo bem simples, mas um povo generoso e bom. Com certeza nos daremos muito bem’’, celebra a primeira-dama.

Da mesma forma o vereador Flavio Sousa, representando o Poder Legislativo falou sobre a honra de receber as irmãs na cidade.

‘‘É um momento único na cidade de Vila Nova, na qual temos a honra de receber as irmãs para que fiquem aqui na nossa cidade pra fortalecer a fé católica. Como já foi dito aqui, o povo de Vila Nova é acolhedor, simples e generoso. Em nome de toda a Câmara Legislativa, essas são minhas palavras. Nossa cidade só tem a crescer. Sejam bem-vindas!’’, exclama o vereador.

Conselho Pastoral resgata a história de evangelização no município

O representante do Conselho Pastoral, Francineuzo França, que estava presente fez uma breve contextualização histórica sobre a chegada dos primeiros evangelizadores na cidade de Vila nova do Piauí.

‘‘O desenvolvimento de Vila Nova começou por aqui. Na década de 70 começávamos a semear as primeiras sementes do evangelho nestas terras. Me lembro dos padres colombianos: Padre Ermínio Pegorari e Padre Cândido que começaram a nossa caminhada aqui em Vila Nova. Depois passaram por aqui o Padre Ermerito, Padre Pedro Flores, Padre Chico Pimenta, Padre Gregório, Padre Maninho, Padre Chiquinho, Padre Gelsimare, chegando até o nosso atual Padre Gildo Coelho. Esses começaram a semear o evangelho no nosso município’’, relata Francineuzo França.

Publicidade

Francineuzo aproveitou a oportunidade para dar boas-vindas às irmãs. ‘‘Estamos aqui de braços abertos para acolher essas guerreiras que deram seu sim a Deus por causa do evangelho, e como dizia nas reuniões que elas como eternas namoradas de Cristo possam nos inebriar e nos contagiar com esse amor que Cristo tem por cada um de nós. Sejam bem-vindas e sintam-se em casa. Aqui queremos ser uma família’’, afirma o representante do conselho.

Autoridades sacerdotais avaliam a chegada das irmãs

Em entrevista ao Cidades na Net o Bispo Dom Plínio fala sobre o impacto positivo que a comunidade vai ter com a chegada das irmãs.

‘‘Elas vão causar um impacto positivo de articulação. As pessoas vão ficar mais próximas das outras e também vão formando grupos e principalmente as pastorais vão se engajando mais através da conversa das irmãs, e, se aproximarão ao ouvir o testemunho delas. Com a chegada do padre que também vem pra ficar na cidade, as pessoas vão se aproximar cada vez mais. Isso é um ganho para nossa diocese’’, explica o Bispo.

O pároco de Fronteiras, padre Gildo Coelho, contou em entrevista sobre o sentimento de deixar as irmãs na cidade de Vila Nova.

‘‘É um sentimento de alegria e gratidão e o sentimento de saber que essa comunidade a partir de agora irá crescer muito mais, no campo da fé, da evangelização, pois essas missionárias vieram para somar com o povo de Vila Nova’’, declara o padre Gildo Coelho.

Publicidade

Irmãs Missionarias do Coração Eucarístico de Jesus é uma irmandade que foi fundada no dia 02 de julho de 1964. Há 55 anos de existência em torno da mesa eucarística, as irmãs buscam a força e a sabedoria necessária para atender exigências da mística eucarística que é a “gratuidade do serviço’’.

A presidente da Congregação do Coração Eucarístico de Jesus, madre superiora, Maria Salvadora, relatou sobre a importância da presença das irmãs na comunidade.

“A importância das irmãs aqui é a expansão do reino de Deus que faz parte do nosso carisma. Nós recebemos do Espirito Santo este dom que é viver na eucaristia comunitariamente na perspectiva do Reino de Deus, e a nossa missão é essa. Importante porque é um serviço para a igreja através da evangelização que é implantar, interiorizar, semear os valores do reino de Deus neste chão e nos corações das pessoas”, revela a madre superiora, Maria Salvadora.

Estiveram presentes na recepção: o representante do Conselho Pastoral, Francineuzo França; a primeira-dama e secretária de Assistência Social Ana Carolina; o vereador Flávio Sousa; o prefeito Edilson Brito; o vice-prefeito Antônio Tiago; o bispo Dom Plínio José; o padre Gildo Coelho, demais autoridades municipais representando o Poder Legislativo, Executivo, Educação e Saúde Municipal, lideranças religiosas, lideranças políticas e a comunidade em geral.

Veja mais fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS