Connect with us

Vila Nova do Piauí

Mesas Redondas e apresentação cultural abrem a 10ª Semana do Bebê em Vila Nova do Piauí; fotos

Publicado

em

A 10ª Semana do Bebê, aberta na cidade de Vila Nova do Piauí, na manhã desta segunda-feira (13), às 9h, no Ponto de Cultura, contou com várias atrações culturais.

Através da Secretaria Municipal de Cultura houve a visita itinerante do Museu Neno e a realização de mesas redondas que trataram sobre a “Importância dos museus para o futuro das tradições” e ” Infância sem racismo e o papel da escola”.

Na abertura do evento, a composição da mesa de honra foi formada pelo prefeito municipal, Edilson Brito; a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina; o enfermeiro Dayro Coutinho; a secretária de Educação e representante da Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Antônia Maria; a articuladora do Selo Unicef em Vila Nova, Marli Veloso; a mobilizadora do NUCA- Taynara Oliveira; representantes do NUCA José Borges e Simone Alves; o presidente do CMDCA, Jhônatas Luz; a professora e escritora, membro da ALERP e cofundadora do Museu Neno, Deolinda Marques; a idealizadora do Museu Neno, Quindor Marques e a professora Maria Cândida.

Logo após a formação da mesa de honra e o início das mesas redondas, o grupo AJA apresentou uma coreografia montada pelo professor Edilberto Lima com dança e música que simbolizaram a luta e resistência do povo africano e afro-brasileiro.

O prefeito Edilson Brito que esteve na ocasião, fez seus agradecimentos direcionados aos membros organizadores, às secretarias de Educação, Assistência Social, Cultura, Saúde, à Comissão Intersetorial do Selo Unicef e todos que marcaram presença, afirmando compromisso e apoio no que for necessário para a realização das atividades.

Prefeito Edilson Brito

“A gestão está pronta para colaborar no que for preciso e podem contar comigo. Fico muito feliz com o empenho de todos: adolescentes, professores, e os servidores municipais participando e contribuindo com a razão social do nosso município”, agradeceu.

Publicidade

“É importante que todas as secretarias do município mantenham o cuidado com as nossas crianças. Tudo isso são conjuntos de atividades que fortalecem a cultura do nosso município”, destacou o prefeito de Vila Nova do Piauí.

O enfermeiro Dayro Coutinho, explicou sobre o Selo Unicef que tem atendido várias crianças ao longo dos anos no município vila-n0vense e destacou também a atuação do município para crianças da primeira infância que corresponde ao período de 0 a 06 anos de idade.

Enfermeiro Dayro Coutinho

“Temos visto aqui os gestores do município, secretariado e a Comissão Intersetorial colocado em prática e garantir que esse olhar não se perca no caminho. Voltamos mais uma vez e nosso município é um dos únicos a fazer duas edições por ano e o Estado Democrático de Direito tem o dever de assegurar que os valores éticos sejam repassados”, enfatiza o enfermeiro.

A articuladora do Selo Unicef, professora Marli Veloso, durante sua fala ressaltou a importância que é a realização do Semana do Bebê em sua décima edição.

Professora Marli Veloso

“Hoje é um momento simbólico para nós porque é um momento de sensibilizar para que não tenhamos retrocessos nos direitos e dá oportunidade de nos fortalecermos nessa conjuntura atual: 13 de maio é dia Nacional de Combate ao Racismo, oportuno como instrumento de resistência da luta do povo negro pelo fim da escravidão e simbólico também porque integramos a Semana Nacional dos Museus e estamos recebendo o Museu Neno como um espaço de memória que nos conecta com nossa ancestralidade”, disse a professora Marli Veloso.

Publicidade

A professora Maria Cândida participante do evento desta segunda-feira, aproveitou a ocasião para fazer um resgate da História do Brasil mencionando os povos nativos e afrodescendentes como símbolo de luta e resistência.

Professora Maria Cândida

“É preciso sempre ter luta e resistência para garantir a memorias para que não percamos nossa identidade. Luta e resistência para que nossas crianças não sofram racismo e, assim, não voltar aos tempos em que o mundo viveu atrocidades”, relembrou a professora destacando a importância de sempre permanecer lutando pelos direitos.

Continuando com a temática central, a professora Deolinda Marques, membro da Academia de Letras da Região de Picos, falou sobre importância dos museus para futuras tradições e a conservação de memórias, recomendando a preservação histórica de Vila Nova do Piauí.

Professora Deolinda Marques

“Tentem preservar as histórias e as tradições de Vila Nova do Piauí sejam elas materiais, culturais em todos os sentidos”, enfatizou a professora Deolinda.

A professora Quindor Marques membro fundador do Museu Neno em Bocaina, relatou sobre a criação do museu e as peças que nele podem ser encontradas.

Publicidade

Professora Quindor Marques

“O Museu Neno partiu da ideia de tornar-se um lugar que as pessoas possam visitar e despertar o sentimento de saudade. O Museu Neno tem essa magia onde as pessoas chegam lá e podem sentir saudade, ver a peças antigas que retratam o cotidiano nordestino e viajar ao passado fazendo um paralelo no período da industrialização”, destacou Quindor acrescentando ainda que o museu é um local para receber a comunidade em geral e alunos objetivando assim estudos e pesquisas.

-Confira programação e veja abaixo as fotos

A programação terá continuidade nesta terça-feira (14), às 8h, no Ponto de Cultura, onde haverá oficinas sobre aleitamento materno e exclusivo, cuidados com as mamas e manejos na amamentação;

Na manhã do dia 15, quarta-feira, também às 8h, haverá atividades recreativas com primeira infância. À tarde, às 14, a programação continua com atividades recreativas com a primeira infância;
Durante a noite de quinta-feira (16), no Ginásio Poliesportivo, às 19h, haverá festa das mães e em seguida show de humor com o artista Juscelino Moura com o espetáculo Mané Pereira É Mermo Assim;

Na sexta-feira (17), às 18h, no calçadão em frente à sede do Poder Executivo, será realizada Noite Cultural e Mobilização alusiva ao dia 18 de maio, celebrando o encerramento da X Semana do Bebê.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS