Connect with us

Vila Nova do Piauí

Palestras e atividades recreativas marcam segundo dia da 10ª Semana do Bebê em Vila Nova; fotos

Publicado

em

Através da Secretaria de Saúde e Secretaria de Educação da cidade de Vila Novo do Piauí, durante toda esta terça-feira (14) foi realizado o segundo dia da programação da 10ª Semana do Bebê, no Ponto de Cultura.

Promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da gestão do prefeito Edilson Brito, o evento desta terça-feira contou com oficinas sobre aleitamento materno e exclusivo, cuidados com as mamas e manejos na amamentação, além de brincadeiras recreativas para o público infantil.

O público-alvo do encontro foi lactantes, gestantes e puérperas que receberam orientações nas mesas redondas ministradas pelas profissionais: nutricionista Auriléia Paiva, fisioterapeuta Micaela Rocha e a enfermeira Shirleny.

O enfermeiro, Dayro Coutinho, abriu o evento ressaltando sobre as ações promovidas pela Secretaria de Saúde. Dentre as ações destacadas  Dayro explicou que são realizadas pelo menos sete consultas de Pré-Natal, um convênio realizado pelo gestor municipal , Edilson Brito, assegurando exames de imagem durante a gestação.

“Em relação ao convênio é disponibilizado três ultrassonografia durante a gestação, bem como a garantia da imunização, conforme o calendário de vacina vigente”, acrescentou o enfermeiro saudando os demais servidores da Saúde Municipal e mencionou a secretária municipal de Saúde, Almerinda Luz, que mesmo estando licenciada, está apoiando veementemente as ações da Semana do Bebê em sua décima edição.

Publicidade

O ciclo de palestras iniciou com a nutricionista Auriléia Paiva que tratou de forma mais aprofundada sobre aleitamento adequado e cuidados na primeira infância, precisamente até os 06 meses de vida do bebê.

“O leite materno é o alimento que deve ser exclusivo nos primeiros seis meses de vida, pois dispõe de nutrientes que são necessários para a vida saudável do bebê, aumenta o poder de imunização e diminui a ocorrência de doenças na criança, bem como no período de nascimento dos dentes e as alergias que são provenientes desde o período da gestação. É importante ressaltar que quando a criança é bem amamentada as alergias e gripes mesmo que sejam contraídas são enfraquecidas”, destacou mencionando que muitos desses malefícios como alergias são causados também pela ingestão de bebida alcoólica no período da gestação.

Outros cuidados que foram alertados por Auriléia, estão relacionados à ingestão de chás, que em muitas ocasiões quando a criança sente cólicas as mães utilizam como remédio. Para ela, deve dobrar o cuidado no que diz respeito ao uso de adoçantes relacionados ao alto nível de açúcar, o que pode provocar diabetes futuras.

“As crianças sentem cólicas e muitas vezes são medicadas com chás contendo açúcar, portanto, é necessário cuidados para que não desenvolvam diabetes”, alertou.

A segunda palestra ficou a cargo da fisioterapeuta Micaela Rocha, que orientou sobre as posturas adequadas de amamentar e apresentou vídeos com depoimentos de duas mães vila-novenses sobre suas experiências com amamentação. A fisioterapeuta destacou três posições que devem ser tomadas com cautela.

Publicidade

“Destaco três posições: a sentada/sempre dá com apoio; deitado investido adequado para mães de gêmeos e deitado indicado para mães que passaram por processo cirúrgico de cesariana. Há ainda a importância de colocar o bebê para arrotar”, destacou.

A última palestra da manhã foi ministrada pela enfermeira Shirleny, que falou sobre cuidados com as mamas e manejos na amamentação.

“Os cuidados com as mamas devem começar no momento em que a mulher descobre a gravidez. Após o nascimento do bebê, o peito terá um papel importantíssimo na alimentação do pequeno e no estreitamento da relação de afeto entre mães e filhos. Por isso, nada mais natural que preparar a região para evitar problemas futuros, como rachaduras e feridas. No pós parto os cuidados devem ser redobrados”, orientou.

No final foi da manhã foi distribuída lembrancinhas para as mães e gestantes. Para os alunos, a turma do primeiro ano fez uma apresentação de quadrilha, com a participação da professora, Marlene, e da coordenadora dos anos iniciais, Ana Maria, com a presença da secretária educação de Antônia Maria e da diretora da escola, Esmeralda Araújo, da Escola Sabino Gomes de Lima.

Durante a tarde, no segundo momento, foram desenvolvidas, de acordo com a professora Eliene Luz, atividades da educação com crianças de 0 a 5 anos e 11 meses e também com crianças com idade de 6 anos que iniciam no Ensino Fundamental. As atividades tiveram como objetivo a descontração e o envolvimento das mesmas em brincadeiras.

Publicidade

“Foram desenvolvidas várias atividades e brincadeiras com as crianças, como corrida de saco, brincadeira de roda, estátua, morto-vivo entre outras. No final teve entrega de lembrancinhas com acompanhamento da secretária de Educação Antônia Maria” explicou a professora Eliene Luz.

A 10ª Semana do Bebê tem continuidade nesta quarta-feira (15) e prosseguirá até sexta-feira (17).

Matérias Relacionadas: Mesas Redondas e apresentação cultural abrem a 10ª Semana do Bebê em Vila Nova do Piauí; fotos

Prefeitura de Vila Nova realizará 10ª Semana do Bebê; confira programação completa

-Veja fotos:

Publicidade

Atividades da Educação:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS