Connect with us

POLÍTICA

Câmara de Vereadores de Vila Nova realiza sessão ordinária com debates e propostas; veja como foi!

Publicado

em

Sediada na Câmara Municipal de Vereadores de Vila Nova do Piauí, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 08, a 15a sessão ordinária deste ano. Contanto com a presença de grande parte da população vila-novense, entre ela grandes representantes políticos do município, conselheiros tutelares, secretária de assistência social e primeira, Ana Carolina, o vice-prefeito Antônio Tiago e o prefeito Edilson Brito.

Com uma rica e extensa pauta, a sessão contou com diversos pontos principais e amplamente discutidos, entre eles a fala da Presidente do Conselho Tutelar do município, Elizângela Silva, esta que marcou presença juntamente com Inoneide e Maria Imaculada que são atuais conselheiras e Leomária e Cleonice que foram eleitas na última e recente eleição. Elizângela direcionou aos vereadores o pedido de elaboração de um requerimento solicitando a alteração da Lei 065/2001 que trata sobre a política dos direitos da criança e do adolescente e ainda pedindo a viabilização de uma atenção voltada para, dentro dos trâmites legais, analisar a possibilidade de recebimento de 13a pelos conselheiros tutelares, defendido pela argumentação de que é um cargo que exige 40h semanais e que é sobre aviso 24h diárias, para quando for solicitado pela escola e pela Polícia Militar e ainda afirmou que também será um incentivo o interesse pela candidatura ao cargo por mais pessoas, o que torna melhor para  município ao ofertar mais opções á população quando for tempo de eleição.

 

O assessor de comunicação Iago Sousa também se pronunciou durante a sessão e com um discurso embasado na sua vivência em Vila Nova e observação dos trabalhos realizados com compromisso e dedicação na cidade pelos seus representantes, expôs fidedignamente a relação de todos os comprovantes de pagamentos realizados pela prefeitura devidos para o recebimento do programa seguro-safra que estão pendentes. Iago também abordou na sua fala os motivos pelos quais poderá ter ocasionado o não recebimento ainda pelos beneficiados, que poderá ser pelo não reconhecimento da cidade como um local não acometido pela seca, isso a nível federal, ou também pelo não pagamento efetuado pela espera estadual ou mesmo federal, pois a nível municipal Vila Nova já está totalmente quitado e ainda efetivado o pagamento com antecedência, demonstrando e comprovando o profissionalismo e respeito ao povo vila-novense, para que, mesmo diante de toda crise política que assola o país, os trabalhos serem realizados da melhor maneira possível.

Outro momento que caracterizou a sessão por grandes rendimentos, foi o pronunciamento da primeira-dama e Secretária de Assistência Social Ana Carolina, esta que anunciou nas suas palavras uma ação de cidadania e saúde apoiada pelo prefeito Edilson Brito que será realizada na semana do dia 11 ao dia 15 de novembro em  frente à Prefeitura nos horários de 08:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00 horas com atendimento de oftalmologistas e que, para quem for diagnosticado com a necessidade do uso de óculos, as armações  serão pagas pela secretaria de saúde do município e as lentes o paciente pagará.

Publicidade

Ana Carolina também anunciou a distribuição pela Secretaria de Assistência Social de Certificado de vaga especial para cadeirantes e cidadãos com mais de 60 anos para que zelem da garantia do direito de estacionar em centros urbanos de forma gratuita. Nesta ocasião, a primeira-dama fez a entrega ao vereador Adelino Oliveira ao tempo que também reafirmou o preenchimento e entrega destes certificados, aos que enquadrarem nas exigências, ofertada pela SEMAS.

Também participou da sessão o presidente da Agespisa, Francisco das Chagas Ferreira Sobrinho, respondendo ás indagações realizadas pelo prefeito Edilson Brito que defendeu o direito dos usuários vila-novenses e pontou todos os pontos a serem rapidamente e resolvidos pela Agespisa, visto ser desta a responsabilidade e dever de executar no município.

Matéria relacionada: http://cidadesnanet.com/news/destaque/autoridades-e-moradores-em-audiencia-com-representante-da-agespisa-denunciam-situacao-caotica-no-abastecimento-de-agua-em-vila-nova/

Foram também apresentados à plenária, para análise e avaliação e posterior votação, dois Projetos de Lei de necessidade e importância de serem votados até o final de ano.  Sendo, Projeto de Lei que faz alterações no Plano Plurianual de Vila Nova do Piauí, com vigência para o período de 2019-2021 e o Projeto de Lei que estima a receita e fixa a despesa do município, Lei Orçamentária Anual – LOA, para o exercício financeiro de 2020. Na ocasião, a vereadora e membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, Adenilda Bento, esta que sempre busca rigor e efetividade em cada ação a ser realizada, ressaltou a necessidade e importância de discussão deste projetos e análise detalhada de cada um para que sejam votados somente quando estiverem de acordo com as demandas do município, sendo ratificada pelo vereador e relator desta Comissão, Flávio Sousa, que ainda acrescentou mais algumas considerações a respeito dos referidos Projetos.

Os vereadores Luís Acelino, Flávio Sousa e Deijano Lima se prenunciaram e abordaram nas suas falas os seus agradecimentos, a importância de estar em constante luta pelo bem do povo e pela resolução das problemáticas encontradas e assim o munícipio estar sempre em desenvolvimento ativo e com os seus líderes cumprindo os seus devidos papeis de representar a população com esforço e compromisso.

O vice-prefeito Antônio Tiago refletiu no seu pronunciamento as responsabilidades cabíveis à Agespisa, assim como o pleno desenvolvimento das responsabilidades do gestor e de todos os que compõem o poder executivo e legislativo. E abordou sobre as constantes lutas e buscas pelo melhor ao município.

Já o prefeito Edilson Brito em um longo e expositivo discurso, reafirmou a sua preocupação em sempre realizar os seus projetos de forma legal, assim como manifestou a sua posição em cobrar dos órgãos que prestam serviço à cidade para que prestem o seu serviço com qualidade e da maneira devida e assim Vila Nova ter o andamento esperado, frisou sobre os seus projetos e desejos futuros, a sua busca diária por mais conquistas, assim como anunciou algumas, entre elas a promessa do Deputado Júlio César em direcionar para o Povoado São João uma ambulância e uma creche e ainda ressaltou que está próxima a reforma do mercado público desse referido povoado.

Publicidade

Edilson também fez um convite a toda população vizinha para participar dos festejos de aniversário de Vila Nova do Piauí e também anunciou toda a programação, incluindo as atrações Daniel e Samuel, Desejo de Menina, Leonel do Acordeon e Zé Vaqueiro para abrilhantar os dias de festa e participar da comemoração com todos aqueles que fazem parte dessa história e que conhecem os adjetivos da cidade.

Por fim, o Presidente da Câmara fechou com chave de ouro com o seu discurso de defesa de todas as ações realizadas durante o seu mandato e por todos os vereadores que representam o povoado São João Batista, assim como frisou o compromisso em honrar a sua história política. Como segue a seguir: http://cidadesnanet.com/news/politica/vila-nova-em-sessao-vereador-adonelys-apresenta-acoes-do-seu-mandato-e-rebate-criticas-infundadas/

Veja todas as fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS