Connect with us

GERAL

Saúde de Vila Nova é destaque na atenção ao pré-natal e direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças

Publicado

em

Assegurar uma dupla proteção da vida humana: ao garantir a proteção e o atendimento específico à gestante, e consequentemente proteger o feto e evitar a mortalidade infantil, bem como garantir a sobrevivência e o desenvolvimento das crianças até os seis anos de idade, é um compromisso assumido pelo pequeno município de Vila Nova do Piauí. A cidade localizada a 360 km da capital do Estado, é modelo em atenção à gestante em todo o Brasil.

Desde a gestão passada, comandada pelo ex–prefeito Arinaldo Leal que o município implantou uma política pública de proteção integral ao feto (presente) e à (futura) criança. Especificamente, tal proteção especial é garantida nos períodos pré e perinatal, ou seja, durante a gestação e nos momentos anteriores e posteriores ao parto, respectivamente.

A causa continuou a ser abraçada na gestão do atual prefeito Edilson Edmundo de Brito – PTB, através da secretaria municipal de saúde, que tem à frente Almerinda Luz.

De acordo com a gestora atual da pasta na cidade poesia, uma equipe multiprofissional formada por enfermeiros, médicos, dentistas, nutricionista, entre tantos outros profissionais acompanham as gestantes com o objetivo de acolher a mulher desde o início da gravidez, assegurando, no fim da gestação, o nascimento de uma criança saudável e a garantia do bem-estar materno e neonatal.

Gestante em atendimento com o médico Dr. Roberto Enrique, a enfermeira Shirley e a secretária Almerinda Luz ( Foto: Ascom – Jota Ferreira)

“Uma atenção pré-natal e puerperal qualificada e humanizada se dá por meio da incorporação de condutas acolhedoras e sem intervenções desnecessárias; do fácil acesso a serviços de saúde de qualidade, com ações que integrem todos os níveis da atenção: promoção, prevenção e assistência à saúde da gestante e do recém-nascido. E é isto que temos feito enquanto gestão pública em Vila Nova” disse Almerinda.

Publicidade

Uma série de ações são realizadas pela Estratégia de Saúde da Família em Vila Nova, para garantir esses direitos, como a captação precoce das gestantes até 120 dias da gestação; realização de, no mínimo, seis consultas de pré-natal, sendo, uma no primeiro trimestre, duas no segundo trimestre e três no terceiro trimestre da gestação.

Secretária acompanha as gestantes enquanto fazem o pré -natal (Foto; Ascom – Jota Ferreira)

O município desenvolve vários procedimentos durante a atenção pré-natal, como escuta ativa da mulher e de seus acompanhantes, esclarecendo dúvidas e informando sobre o que vai ser feito durante a consulta e as condutas a serem adotadas; atividades educativas realizadas em grupo ou individualmente; estímulos ao parto normal e resgate do parto como ato fisiológico; anamnese e exame clínico-obstétrico; exames laboratoriais: Tipagem sanguínea e Fator Rh, Hemoglobina/hematócrito, Glicemia de jejum, VDRL, Urina, Testagem anti-HIV, Sorologia para hepatite B (HBsAg), Sorologia para Toxoplasmose e Rubéola.

Gestante realiza ultrassonografia gratuita (Foto: Reprodução)

Outro destaque apontado por Almerinda Luz, é a realização da ultrassonografia gestacional no município. A Prefeitura possui um convenio com a Clínica ‘Climulher’, do ginecologista e obstetra Dr. Gerônimo e realiza na própria cidade e de forma gratuita três ultrassonografias durante a gestação com recursos próprios do município.

Crianças sendo imunizadas durante a campanha nacional contra o sarampo e a poliomielite em 2018 (Foto: Ascom – Jota Ferreira)

Além disso são feitos ainda durante o período do pré natal: imunizações contra: o Tétano, Hepatite B, Coqueluche e contra a Influenza; avaliações do estado nutricional da gestante e monitoramento por meio do SISVAN; prevenção e tratamento dos distúrbios nutricionais; prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de colo uterino e de mama;  tratamento das intercorrências da gestação; classificação de risco gestacional e detecção de problemas; registro em prontuário e cartão da gestante e Equipe de Saúde da Família visita todas as puérperas do município.

Em entrevista à Ascom, o prefeito Edilson Brito destaca que o município não tem há vários anos nenhum registro de mortalidade infantil. E ressalta ainda que a cidade poesia é detentora de três selos Unicef justamente por garantir o direito e sobrevivência a vida. “Temos orgulho da nossa Vila Nova, dos investimentos feitos em todos os setores e consequentemente pelo reconhecimento internacional. Estamos lutando e ofertando uma atenção a todas as crianças desde a gestão até a idade adulta, garantindo um pré-natal, um acompanhamento do recém-nascido e consequentemente ofertando políticas públicas em educação, cultura, social, que propiciam o desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes”, disse o prefeito.

Publicidade

_Veja mais fotos registradas neste mês de agosto durante pré – natal, na sede do município:

    

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS