Connect with us

Vila Nova do Piauí

Secretarias de Cultura de Alegrete e Vila Nova culminam 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA; fotos

Publicado

em

A última etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares, foi realizada nesta sexta-feira (06), na Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, em Vila Nova do Piauí. Reunindo as Secretarias de Cultura de Vila Nova e Alegrete com apoio das gestões dos dois municípios, respectivamente, o prefeito Edilson Brito e prefeito Márcio Alencar, o último encontro iniciou às 13h30 com credenciamento. Às 14h foi aberto oficialmente com preparação muscular ministrada pelo professor Thallys Oliveira.

Após preparação muscular teve início com horário às 14h30 a décima primeira aula de Hip-Hop: Street Dance New School, ministrada também pelo professor Thallys. Os monitores foram: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Edilberto Lima, Rodrigo Aquiles e Carla.

Por volta das 15h45 o momento de intervalo para lanche.

Voltando com as atividades, às 16h a oficina Afro abordando temas como Tribal, Afoxé, Ijexá, Maculelê, Puxada de Rede, Coco de Roda. A oficina foi ministrada pelos professores: Edilberto Lima e Rodrigo Aquiles. Os monitores foram: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Thallys Oliveira e Carla.

Professora, Marli Veloso, iniciou discurso no momento de abertura do evento ressaltando a importância de celebrarem juntos o encontro em sua última etapa da primeira edição.

“Podemos ver aqui hoje que temos novos participantes. O ALÊVILA vai nos colocar para pensar bastante porque hoje é Dia Estadual da Consciência Negra e é um dia simbólico porque representa Esperança Garcia considerada primeira advogada do Piauí. Hoje é abertura do décimo oitavo aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré. É dia de pesarmos sobre arte, cultura, política, poesia, identidade negra e tudo isso o Alêvila trouxe para nós”, ressaltou a professora.

Publicidade

O secretário de Cultura de Alegrete do Piauí, Iago Sousa, deu boa-vindas e saudou todos que estiveram prestigiando.

“Muitos conhecimentos aqui são compartilhados. É graças aos idealizadores, Patrícia e Edilberto Lima, que trouxeram o projeto e assim abraçamos a causa eu e Marli Veloso. Esse é o resultado. Um encontro maravilhoso onde nos permitimos aprender com diversas culturas onde as duas cidades aprendem. Agradecemos às equipes de Vila Nova e Alegrete. Hoje temos aqui mais participantes e gostaria de dizer que sejam todos bem-vindos. Quero aqui saudar todos os alunos e dizer que esse encontro vai deixando saudades e que essa experiência se repita a cada dia”, disse Iago Sousa.

A secretária municipal de Administração, Edinete Brito, também falou e acolheu.

“Quero saudar todos desejando boas-vindas aos adolescentes e alunos envolvidos nessa tarde bem como das cidades vizinhas que participam conosco nesse momento. Isso é gratificante. A troca de interação entre pessoas, cidades e classes sociais faz com que a gente acrescente muito em nossas vidas. Falar de história é gratificante, pois somos descentes dela porque é nossa identidade e são nossos valores. Aproveitem a tarde para aprender um pouco mais com os professores que irão ministrar as oficinas”, falou Edinete.

Na ocasião a diretora da Escola Zacarias Manoel da Silva, diretora Luzia, também fez uso da palavra.

“Quero agradecer pelo convite e dizer que é muito importante”, disse a diretora.

Publicidade

Diretora Evinha, da Escola Sabino Gomes de Lima ressaltou a importância de se trabalhar a cultura afro nas escolas.

“Somos descendentes africanos e é papel da escola disseminar o conhecimento sobre a afrodescendência nas escolas. É nossa história, identidade e pertencimento ao povo afrodescendente. Trabalhar esses marcos é rememorar, garantir e fortalecer para que nossa história tenha identidade”, enfatizou a diretora Evinha Lima.

O prefeito Edilson Brito agradeceu aos secretários e todos que estiveram empenhados.

“Agradeço em nome da administração aos secretários, funcionários, equipes da secretarias e todos que vieram de outros municípios participar dessa atividade cultural. É um evento muito valioso para nossa identidade, nosso vocabulário e alunos. Estive observando um fator muito importante pois em cada sala da escola tinha uma atividade diferente. Isso nos orgulha muito. Parabéns as equipes da cultura de Vila Nova, Alegrete, de Campo Grande, às escolas presentes, aos professores que se doaram. Isso não é gasto. É um investimento da nossa identidade e cultura. Fico feliz e que todos se sintam abraçados”, disse o prefeito.

Os representantes das secretarias de cultura de ambos os municípios agradeceram em nome dos prefeitos Edilson Brito (Vila Nova), Márcio Alencar (Alegrete), membros das escolas Luís Ubiraci de Carvalho que receberam aplausos Antônia e Léo, diretora Ignez Silva; da Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva, diretora Luzia e equipe; Evinha, Marciano e Seu Tico da U.E. Sabino Gomes de Lima; secretária municipal de Educação, Antônia Maria; professora Edinete Brito; secretária de Assistência Social e primeira-dama, Ana Carolina; professores e idealizadores do projeto ALÊVILA, Patrícia Sousa e Edilberto Lima e as equipes que compõem das duas secretarias de cultura; ao Francisco e Jota; à Taine e Edinei; aos motoristas de Vila Nova e Alegrete; às equipes do Sabino Gomes de Lima dentre outros.

Publicidade

Na culminância do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA, estiveram participando membros da Secretaria de Educação de Campo Grande do Piauí, juntamente com alunos das escolas de Vila Nova: Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, Zacarias Manoel da Silva, Luís Ubiraci de Carvalho. Após as oficinas houve caminhada até a Biblioteca Municipal Patativa do Assaré para prestigiar o aniversário do órgão que completa 18 anos e conta com extensa e rica programação.

Apresentações culturais, jogos de xadrez, exibição de filmes na abertura do aniversário da Biblioteca Patativa do Assaré, integração das oficinas e desfile Beleza Negra Vila Nova do Piauí integraram a programação durante todo dia e parte da noite desta sexta.


-MATÉRIAS RELACIONADAS-

Secretarias de Cultura de Alegrete e Vila Nova promoverão ´1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA`

Em Alegrete, 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA é aberto com sucesso; veja fotos

Publicidade

Vila Nova sedia segunda etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA; veja fotos

Espaço Cultural em Alegrete do Piauí sedia 3ª etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALEVILA


Veja mais fotos:


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS