Connect with us

GERAL

VIII Semana do Bebê: 2° e 3° dia é marcado por ações da saúde em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

A VIII Semana do Bebê teve início no município de Vila Nova do Piauí no último domingo dia das mães (13), é uma realização da prefeitura municipal em parceria com as demais secretarias. Todos os dias da semana atividades voltadas para as mães, gestantes e crianças de 0 à 6 anos estão sendo realizadas no município.

Durante o decorrer da semana as secretarias que compõe a administração do prefeito Edilson Brito (PTB) estão realizando atividades na semana do bebê. Na última segunda e terça, a secretaria municipal de saúde, desenvolveu atividades com as mães, gestantes e crianças.

Na última segunda-feira (14), no 2° dia da semana do bebê, os profissionais da saúde saíram nas escolas municipais da cidade fazendo orientações sobre higiene bucal em crianças de 0 à 6 anos, seguida de escovação supervisionada pela equipe de saúde bucal do município com a Dra Taíse Rolim e a ASB Lady Laura, com a presença e apoio da secretaria de saúde, Almerinda Luz, Kátia Leila e do enfermeiro Dayro Coutinho. Todas as crianças foram acompanhadas durante a escovação, utilizando dentifrício fluoretado e naquelas que estão aptas, foi aplicado Flúor Tópico Gel para promover a remineralização dentária e alcançar o objetivo de crianças livres de cárie desde a primeira infância.

Já no 3° dia, terça-feira (15), a secretaria de saúde do município, abordou temas voltados para as gestantes, das 14:00 às 18:00 horas no ponto de cultura da cidade poesia. Foi ofertada para as grávidas uma tarde de informação, oportunizadas pela atuação multiprofissional da saúde do município de Vila Nova do Piauí. Foi abordada a temática do parto humanizado, onde a enfermeira Shirleny, pontuou a importância de discutir esse tema com as gestantes. O enfermeiro Dayro Coutinho deu prosseguimento à abordagem com as gestantes, pontuando as características e técnicas humanizadas aplicadas ao parto, vaginal ou cesariano.

As gestantes contaram com apoio médico dos Drs. Gerônimo e Roberto, que na oportunidade abordaram conteúdos relacionados aos tipos de partos, seus riscos e benefícios, como também, suas características específicas. O médico Gerônimo, realizou atividades com as gestantes para identificar qual o tipo de parto que elas queriam. Dinamizando as atividades o médico dividiu as gestantes em duas equipes, colocando uma frente a outro e solicitando que elas falassem o motivo das escolhas.

Além do contato com enfermeiros e médicos a nutricionista Aurileia Paiva realizou algumas atividades com as gestantes, dividido-as em dois grupos e lançando perguntas acerca do aleitamento materno. Com a dinâmica a nutricionista esclarecia todos os questionamentos das gestantes. Aurileia ainda pontuou a importância do aleitamento materno, destacando algumas dificuldades que algumas mães podem se deparar para oferecer o leite materno ao bebê e relatou algumas técnicas que podem ser usadas para ajudar a mãe a oferecer o aleitamento exclusivo até os 6 primeiros meses. A dentista Taíse Rolim ainda abordou uma dinâmica relacionada a mitos e verdades sobre saúde bucal da gestante e importância do pré-natal odontológico.

O evento ainda contou com a participação de algumas autoridades, entre elas a primeira-dama Ana Carlina, Secretária de Educação Professora Edinete Brito, a secretária de saúde, Almerinda Luz, bem como os integrantes da comissão intersetorial e demais funcionários municipais. Teve também a participação da Fonoaudióloga Mauriceles, técnicas de enfermagem, agentes comunitários de saúde, funcionários da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Educação.

Ao fim do evento, as gestantes foram convidas para a realização de uma sessão de fotos, e todas receberam lembrancinhas e por último foi servido bolo para as gestantes.

_Veja mais fotos dos dois dias:

  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS