Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA│Comissão Intersetorial do Selo UNICEF e NUCA realizam campanha ´Por uma infância sem racismo e o papel da escola`

Publicado

em

Durante o mês de maio, mês de combate ao racismo, o município de Vila Nova do Piauí por meio do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA) e Comissão Intersetorial do Selo Unicef com apoio da gestão “Trabalho e Compromisso” têm desenvolvido várias atividades alusivas ao dia 13 de maio, data em que marca o início da luta e resistência do povo negro contra o racismo no Brasil. No tocante foi promovido a campanha “Por uma Infância sem Racismo e o Papel da Escola”.

O encontro aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia e tratou sobre a importância de políticas públicas para um infância sem racismo, presidida pela articuladora do Selo Unicef, professora Marli Veloso, e pela mobilizadora do NUCA, Taynara Oliveira.

Dentre as atividades desenvolvidas, houve apresentação cultural de dança do grupo AJA e mesa redonda com a professora Maria Cândida, retratando a temática central “Infância sem racismo e o papel da escola”, onde os membros do NUCA produziram um vídeo com todos que estavam presentes tendo como público-alvo, o Nuca, professores e comunidade em geral. O vídeo tem como finalidade chamar atenção da população para o tema em prol da infância sem desigualdade e preconceito racial.

-Veja o vídeo:

Para Tayana Oliveira a importância das ações estão direcionadas ao combate ao racismo e, por isso, há a necessidade da campanha para combater ainda mais essa deficiência na sociedade.

Publicidade

“Hoje temos a campanha “Por uma infância sem racismo e o papel da escola”, desenvolvida pelo Núcleo de Cidadania de Adolescente e Comissão Intersetorial do Selo Unicef com apresentação cultural de dança do grupo AJA e mesa redonda com a professora Maria Cândida  que vai tratar sobre Infância Sem Racismo e o Papel da Escola, além da produção de um vídeo para a campanha com todos que estão presentes”, explicou.

Para a professora Maria Cândida, trabalhar a respeito do combate ao racismo é uma ação afirmativa.

“É papel no processo ensino-aprendizagem mas num país multicultural como o nosso que somos descendentes da diáspora africana pregar o Racismo é negar a nossa identidade. Mesmo assim ainda existe um racismo institucional. Isso é lamentável”, desabafou.

“Pelo viés da lei 10.639 através da valorização e reconhecimento da historia brasileira a primeira infância é o meio de transformação”, destacou.

As atividades e dinâmicas foram desenvolvidas dentro da programação da 10ª Semana do Bebê de Vila Nova do Piauí, realizada entre os dias 13 e 17 de maio.

Publicidade

 


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS