Connect with us

GERAL

VILA NOVA | Após saída de Adelino, 1° suplente Nena toma posse como vereador; fotos

Publicado

em

Na noite desta última sexta-feira, 17 de janeiro, aconteceu a 1ª sessão extraordinária do 4° período da 6° legislatura da Câmara Municipal de Vila Nova do Piauí

A solenidade foi marcada pelo desligamento do vereador Adelino Francisco de Oliveira e a posse do 1° suplente Francisco Dantas de Sousa, o Nena.

Foram convidados para compor a mesa de honra, o prefeito, Edilson Brito, acompanhado de sua esposa Ana Carolina, atual secretária de Assistência Social; o vice-prefeito, Antonio Tiago, acompanhado da sua esposa, Kátia Leila, o ex-prefeito, Arinaldo Leal; o empresário Manoel Bernardo, acompanhado de sua esposa, a advogada Núbia Josefa. E os vereadores: Adelino Francisco de Oliveira, Adonelys Araújo, Deijano Raimundo de Lima; Flávio Adão de Sousa; Maria das Dores da Silva Abreu; Roberto Carvalho Moura e Severino Francisco de Sousa.

Logo ao compor a mesa, conforme as determinações da Lei Orgânica do Município de Vila Nova do Piauí, a sessão extraordinária prosseguiu com o vereador e presidente da Câmara, Flávio Sousa. Em suas palavras, após saudar o público, declarou aberto os trabalhos da 1ª Sessão Extraordinária do 4º Período da 6ª Legislatura.

Em seguida, Flávio Sousa convidou o vereador Adelino Francisco Oliveira, para apresentar suas justificativas para o desligamento do cargo de vereador e assinar na presença de todos o documento próprio para o ato.

Publicidade

Durante a leitura da carta, o vereador Adelino Francisco de Oliveira, destacou: “Venho por meio deste comunicado anunciar a minha saída das funções legislativas para assumir o cargo de Secretário Municipal de Meio Ambiente na Prefeitura Municipal de Vila Nova do Piauí, desde a presente data até 31 de dezembro de 2020”.

Lida a carta, de acordo com o Regimento Interno, o presidente da Casa, fez a leitura do edital e convocou o 1º suplente, Francisco Dantas de Sousa – o Nena para realizar o juramento e assim assumir o cargo vago.

_Oratórias:

O ex-vereador, Adelino Oliveira, iniciou os pronunciamentos saudando e agradecendo a presença de todos, e ressaltou: “Sou muito feliz em fazer parte deste grupo. Irei assumir uma secretária, mas com certeza irei dar continuidade aos trabalhos em beneficio do município. Agradeço a todos que confiaram e depositaram seus votos no meu trabalho”.

O novo vereador empossado, Francisco Dantas – o Nena, em seu discurso, frisou: “Minhas palavras hoje são apenas de agradecimento a Deus, e a todos que contribuíram para que eu chegasse até aqui. Agradeço ao Flávio, e desde já garanto que iremos legislar juntos com os outros nobres vereadores e proporcionar novas melhorias para o nosso povo, da nossa querida Vila Nova”.

Publicidade

A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Ana Carolina, saudou a todos, parabenizou o novo empossado e o ex-vereador Adelino por deixar o seu mandato e assumir uma nova função.

“Tenho certeza que estes profissionais que irão assumir estas novas funções irão continuar realizando um trabalho em prol do município. Parabenizo a todos, e deixo aqui o meu apoio. Vocês são grandiosos e sempre se preocupam em contribuir com a nossa gestão. Parabenizo também o nosso prefeito, Edílson Brito, por sempre ouvir os nossos pedidos e atender as demandas da nossa população”, pontuou.

A vereadora, Maria das Dores, a Bibia de Benício, saudou a todos, mostrou todo apoio ao novo vereador empossado e parabenizou o ex-vereador, Adelino Oliveira, pela nova função que irá assumir, e destacou: “Espero que o Adelino continue nos ajudando nas decisões da Câmara, ele sempre buscou resolver todas as demandas e contribui muito com os seus trabalho. Pode contar comigo sempre, e boa sorte nesta nova jornada”.

O ex-prefeito, Arinaldo Leal, em sua fala ressaltou a importância e contribuições do Nena para o município, e realçou: “É uma honra está aqui neste momento tão importante. Sabemos as contribuições que o Nena já fez, e faz pelo nosso município, e agora assume uma responsabilidade que tenho certeza que irá se sair muito bem”.

O presidente da Câmara, Flávio Sousa, agradeceu ao ex-vereador por todas as contribuições, e parabenizou o novo vereador empossado pelo carga e por todos os trabalhos que desenvolve no município.

Publicidade

“Adelino fez muito pelo município, se impõe e trabalha para o benefício de todos, e as portas estarão sempre abertas para você. Uma boa sorte nesta nova jornada. Parabenizo também o meu padrinho Nena, que está vindo para somar e contribuir ainda mais com o nosso trabalho e com o nosso povo, este homem guerreiro que sempre defende seus ideais, será um prazer trabalhar com o senhor”, disse.

O vice-prefeito, Antônio Tiago, em sua fala destacou: “Muitas coisas já foram relembradas nesta solenidade, então quero apenas dizer que o Adelino não abandona o mandato, ele se afasta para assumir uma nova função no município. Hoje, o Nena assume o cargo de vereador e com certeza irá exercer um belo trabalho, nenhum dos eleitores serão prejudicados. E a gestão confia no trabalho que será realizado por eles. Parabéns e muito obrigado a todos!”.

Finalizando os pronunciamentos, o prefeito, Edílson Brito, relembrou as histórias vividas com o ex-vereador Adelino e com o vereador Francisco Dantas, e trabalhos realizados para com o município. Além de falar dos novos cargos que irão assumir junto à gestão.

“Temos dois grandes homens capacitados que assumem novas responsabilidades. A gestão sempre irá contribuir para que realizem os seus trabalhos em beneficio do crescimento da nossa querida Vila Nova, e do nosso povo. Parabenizo o Adelino por tudo que já realizou e continuará realizando, e o Nena por assumir esse novo cargo como vereador. Desejo uma boa sorte a todos e podem sempre contar comigo”, pontuou o gestor.


Conheça a biografia do novo vereador empossado na Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí, vereador Francisco Dantas de Sousa, o Nena.

Publicidade

Francisco Dantas de Sousa – o Nena nasceu no dia 01 de novembro de 1954, em Picos. Filho de Anísio Chagas de Sousa (In memorian) e de Fabelina Maria Dantas (In memorian).

Aos 12 anos de idade, Francisco Dantas perdeu a sua mãe e como era de uma família de muitos irmãos, foi convidado pelo casal Cirilo Paulino do Nascimento (In memorian) e Raquel Sebastiana de Araújo, para se tornar membro da família. Aceitando o convite, aos 13 anos de idade, Francisco Dantas, veio morar na então localidade Lagoa do Provisio, que pertencia ao município de Padre Marcos.

Na sua nova família adotiva Francisco Dantas desenvolveu suas habilidades de agricultura e pecuária. Como filho único, Francisco Dantas, foi criado na retidão, na ética, no amor ao próximo e na educação e na fé, oriundos de sua família.

Aos 18 anos de idade, Francisco Dantas, começou sua militância nos movimentos sociais e na vida política. Ao longo de sua vida, Francisco Dantas sempre foi considerado um líder politico e familiar nato e sempre votou e apoiou um candidato mostrando sua paixão e fascínio pela política, sempre envolvido pelo lema ‘envolvi-me na politica pelo estilo de servir ao próximo’.

Aos 25 anos de idade, Francisco Dantas, contraiu matrimônio com a jovem Terezinha Luiza de Jesus, considerada sua prima. Da união, nasceram os filhos: Vilmaria Terezinha de Jesus, Viulene Terezinha de Jesus, Virlândia Terezinha de Jesus e Derlândio Wanderson Dantas.

Publicidade

Seguindo o exemplo de sua família na lida na agricultura, Francisco Dantas, foi homenageado como o maior produtor de castanha do município de Vila Nova do Piauí e fez se representante da fábrica de beneficiamento de castanha local, junto a COCAJUPI em Picos.

Um dos seus feitos como homem futurista, foi conseguir no mandato da prefeita Dra. Neide, o aluguel de um veículo, junto a Prefeitura de Padre Marcos, para transportar alunos do então povoado Vila Nova, até o colégio de São Julião.  

Francisco Dantas, ao lado dos vereadores da época, Ludugério, Benicio Isidoro e Reinaldo Jovelino e dos líderes Totonho, Adelino Oliveira, Pedro Alcântara, Ventura Simião, Antônio Borges, Venceslau, Chico Zuza, Chico Otaviano, Severo Sousa, Antônio da Licinha, Frutuoso Teotônio, Gerônimo Teotônio, Pedro Teotônio, Zé Manoel e Cornel e tantos outros, lutaram pela emancipação política administrativa de Vila Nova do Piauí, na época pertencente ao município de Padre Marcos. Entre as 18 reuniões que foram realizadas para tratar do plesbicito que levaria Vila Nova ao status de cidade, Francisco Dantas conduziu oito delas. A época o deputado Homero Castelo Branco e o governador Mão Santa foram personagens da emancipação.

Em 14 de dezembro de 1995, instalou-se o município de Vila Nova do Piauí. No ano seguinte, em outubro de 1996, Francisco Dantas, foi candidato a prefeito pelo PDT e tinha como vice de sua chapa o senhor Valdoniro Abel. Porém, durante o processo das eleições, Francisco Dantas teve seu registro de candidatura impedido pela Justiça Eleitoral, devido a uma transferência de título não finalizada. Com isso, Francisco Dantas resolveu votar no candidato a prefeito Benicio Isidorio, que na época disputou a vaga de prefeito com o professor Antônio Manoel. O resultado das eleições foi que o professor Totonho como era conhecido, foi eleito 1º prefeito de Vila Nova do Piauí.

Francisco Dantas apresentou em sua coligação ao qual era candidato a prefeito, e que pode concorrer às eleições, cinco candidatos a vereadores, sendo eles: Severo Sousa (eleito), Francisco Chagas de Sousa (eleito), Francisco Pedro Ana (1º suplente), Francisco José de Sousa e Francisco Otaviano.

Publicidade

Após assumir o seu mandato de prefeito, o professor Antônio Manoel, convidou Francisco Dantas, para assumir o cargo de Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos do município, cargo este que exerceu até o fim do mandato de Totonho.

Mas tarde, já no ano de 2000, Francisco Dantas foi candidato a vereador, mas não venceu as eleições.

Na última eleição municipal, em 2016, aos 62 anos, em uma chapa encabeçada pelo atual prefeito Edilson Brito e o vice-prefeito Antônio Tiago, Francisco Dantas disputou novamente uma vaga do Legislativo Municipal, ocupando a 1ª suplência com 139 votos obtidos.

Francisco Dantas tem um legado que orgulha sua família e seus amigos. Sindicalista, representantes de pais em escolas municipais, líder político e familiar, agricultor e pecuarista, é também o criador da já tradicional Cavalgada do Vaqueiro, que acontece anualmente nas festividades do município e já está em sua 3ª edição.


Após solenidade de posse, foi servido um lanche, oferecido pelo vereador Francisco Dantas e sua família.

Publicidade

Confira as imagens:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS