Connect with us

GERAL

VILA NOVA | Comissão Intersetorial se reúne para articular ações do Selo Unicef

Publicado

em

Com o objetivo de articular ações em prol da primeira infância, a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, edição 2017 – 2020, do município de Vila Nova do Piauí, realizou na tarde do último sábado, 23, uma reunião de avaliação e planejamento.

A ação aconteceu no Auditório do Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e contou com a presença de membros dos mais diversos setores que integram a comissão.

O encontro foi coordenado pela articuladora desta edição, professora Marli Veloso, e a mobilizadora de adolescentes, Taynara Oliveira. Na ocasião foi apresentado as etapas do Selo Unicef, os resultados sistêmicos, as ações de validação de cada setor (saúde, educação, cultura, assistência social, esporte e lazer) e feito encaminhamentos diversos.

De acordo com a articuladora, Marli Veloso, Vila Nova é tricampeã do Selo Unicef, sendo premiada consecutivamente nas três últimas edições e busca agora o 4º selo. “O Selo é uma certificação internacional que reconhece os esforços dos municípios do Semiárido que mais avançam na implementação de ações, programas e políticas públicas em prol da infância e da adolescência. Em Vila Nova, estas políticas têm sidos rotineiras e têm nos garantido avanços. Mas, é sempre bom e necessário reavaliar as metas do plano de ação e coloca – las em prática. Pela metodologia da iniciativa, Vila Nova está sendo monitorada a partir de 11 indicadores, a exemplo abandono escolar, distorção idade e ano escolar e cobertura vacinal, e precisam evoluir em pelo menos sete. Aqueles que obtiverem os melhores resultados, até 2020, serão certificados. Vamos é claro manter as políticas públicas e conquistar o Selo mais uma vez”, disse.

O prefeito Edilson Edmundo de Brito, também participou da reunião e se colocou à disposição. “Nós fizemos a adesão ao Selo Unicef edição 2017 – 2020 e estamos dando todo o suporte necessário para a implementação e funcionamento de políticas públicas que priorizem a primeira infância, com o esforço de todos e ações conjuntas esperamos sermos certificados em 2020”.

Entre outros estiveram presentes na reunião, a secretária de Assistência Social, Ana Carolina, a secretária de Educação, Edinete Brito, a secretária de Saúde, Almerinda Luz com seus respetivos funcionários.

_A Comissão:

A Comissão Intersetorial do Selo Unicef edição 2017-2020, tem como objetivo propor políticas municipais de implementação e aprimoramento de programas e políticas de atenção à infância, garantindo os direitos das crianças e adolescentes indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições, diretrizes e estratégias para efetivação das políticas públicas do município de Vila Nova do Piauí.

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS