Connect with us

DESTAQUES

Vila Nova do Piauí debate o Plano Municipal de Educação em III Conferência Municipal; veja fotos

Publicado

em

“A Consolidação do SNE- Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e programação de políticas para a garantia a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Esse foi o tema da III Conferência Municipal de Educação realizada nesta terça-feira (20/02) no Ponto de Cultura Cidade Poesia, em Vila Nova do Piauí.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através do Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal Permanente de Educação e a Secretaria de Educação, com o objetivo de promover a consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação- PNE com monitoramento, avaliação e proposição de políticas públicas visando o direito a educação. Representantes do poder público municipal, profissionais, servidores, público da rede municipal de ensino, e a sociedade civil em geral participaram.

O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que é realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos e engloba todo o sistema de ensino do município, tanto as escolas estaduais, municipais, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos. Além, da Formação de Professores e Valorização do Magistério.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Edilson Edmundo de Brito, reforçou o compromisso com a Educação e disse estar pronto para cumprir as metas estabelecidas no PME.  “As conferências é o maior espaço de participação democrática, onde a gestão e a sociedade civil propõe melhorias, neste caso para a qualidade da Educação. Reforço aqui o compromisso da nossa gestão em ofertar uma educação de qualidade, com o acesso de todos e com a responsabilidade social. Não há crise no mundo que me faça não fazer investimentos nas nossas crianças e adolescentes foco principal da gestão Trabalho e Compromisso” disse.

A Secretaria Municipal de Educação, a professora Edinete Brito, fez um longo pronunciamento, falou dos objetivos da conferência e dos esforços que estão sendo feitos pela gestão para a Educação Municipal.

Publicidade

“Esta é primeira vez que o Plano criado pela Lei 176/2015, vai ser discutido e avaliado em plenária. O Plano Municipal de Educação abrange do ensino fundamental à Universidade e vai cumprir metas durante 10 anos sem haver descontinuidade. No plano constam metas e objetivos a serem atingidos e que o município tem obrigação de alcançá-las. Uma das metas do Plano é a educação integral e o município de Vila Nova do Piauí está buscando essa demanda.

A gestora da Educação aproveitou e fez um relato, do 1º ano de gestão. “2017 foi um ano marcado por imensos desafios – como a diminuição de recursos e inúmeras dificuldades. Mas graças ao esforço do gestor Edilson Brito, temos avançado. Desde o início da gestão, a prefeitura realizou os pagamentos do novo piso salarial dos professores seguindo um reajuste de 7,64% em 2017 e já anunciou que o novo reajuste de 2018 será votado em Câmara e pago ainda este mês com retroativo a janeiro.  Sabemos que está é a nossa obrigação, mas em meio à crise, precisa se controle para manter o pagamento em dia garantindo assim, os direitos previstos em lei. Já comemoramos por dois anos seguidos diversas aprovações no IFPI.  O gestor investiu mais de RS 9.000 mil em fardamento escolar para cerca de 520 alunos da rede municipal de ensino. Incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Compramos e doamos livros didáticos para todas as crianças matriculadas na educação infantil do município. Um investimento de 10 mil reais dando essa prioridade a educação dos nossos pequenos. Nossas escolas foram mantidas em perfeito estado de funcionamento e conservação física. Temos garantindo o acesso à escola com transporte e merenda escolar de qualidade. Uma pasta marcada por capacitações, reuniões, formações continuadas para os professores, pais, alunos e demais funcionários envolvidos no propósito de desenvolver a educação vilanovense.  Mensalmente são lembradas e realizadas atividades nas datas comemorativas como o dia do índio, dia do livro, páscoa, dia das mães entre outros. Destaco aqui a realização da Formatura do ABC. Entregaremos nos próximos dias a nova Escola padrão FNDE, que foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Arinaldo Leal, e que está em fase final de implantação da rede de energia e outros itens necessários para o seu bom funcionamento, onde abrigará os alunos da escola Sabino Gomes de Lima”.

Edinete fez um chamamento a classe presente. “Temos inúmeros desafios a cumprir, mas queremos lembrar que a educação se faz juntos, professor e gestão, gestão e professor, se a educação vai bem, todo mundo vai bem, se a educação vão mal, todos perdem, portanto é hora de vestir a camisa, corrigir as falhas e abraçar a causa como nossa. Avante professores”, finaliza.

Durante o evento foram realizadas apresentações culturais pelo AJA Teatro e Dança e em seguida a realização de uma palestra com o professor Antônio de Sousa Silva, que apresentou acerca da temática central da conferência.

Em um segundo momento professores, coordenadores, diretores e alunos, se reuniram para discutir melhorias, avaliar e debater as propostas do PME, por meio da realização de plenárias de eixos onde foram trabalhados as principais metas previstas no plano.

Após serem realizadas as discussão e votação dos destaques, os grupos levaram os encaminhamentos das deliberações para a plenária final.

Publicidade

No final, houve votação para escolha dos delegados para compor a Conferência Intermunicipal. Os delegados eleitos são: Edinete Maria de Brito, Marlene Hosana, Flávio Sousa, Gilberto Brito, Jenecina Francisca, Ireneide Leal, Damião Leal e Ignez Silva.

Participaram da conferência além do prefeito Edilson Brito, a Presidenta do Conselho Municipal de Educação e Presidente do Sindicato dos Servidores em Educação de Vila Nova representando a classe- Marlene Hosana de Jesus Brito, o Presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação – Damião Luiz Leal, a Secretaria de Educação – Edinete Maria de Brito, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social- Ana Carolina, a 2ª dama Kátia Leila, o Presidente da Câmara de Vereadores: Deijano Lima, os vereadores Adonelys Araújo , Flávio Sousa, Maria das Dores, o Secretário de Governo: Erivan Brito, a Secretária de Saúde: Almerinda Luz, o Secretário de Agricultura: Luiz Gonzaga, e a Secretária de Cultura: Marli Veloso; as coordenadoras –Antônia Maria, Goretti de Deus, Gorete Leal, Geovania Cardoso; as diretora de escolas – Alicinete Bezerra, Evinha Lima e Luzia Francisca, o representante dos delegados dos grêmios estudantil das escolas das redes municipais – Kleber Moura; representante da igreja católica: Francineuzo de França; representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – presbítero Jhonatas Araújo, a professora Núbia Rocha, entre outros.

Veja mais fotos:

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS