Vila Nova do Piauí debate o Plano Municipal de Educação em III Conferência Municipal; veja fotos
Publicado por: Iago Sousa | Data: 20/02/18

Vila Nova do Piauí debate o Plano Municipal de Educação em III Conferência Municipal; veja fotos

“A Consolidação do SNE- Sistema Nacional de Educação e Plano Nacional de Educação-PNE: monitoramento, avaliação e programação de políticas para a garantia a educação de qualidade social, pública, gratuita e laica”. Esse foi o tema da III Conferência Municipal de Educação realizada nesta terça-feira (20/02) no Ponto de Cultura Cidade Poesia, em Vila Nova do Piauí.

O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal, através do Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal Permanente de Educação e a Secretaria de Educação, com o objetivo de promover a consolidação do Sistema Nacional de Educação – SNE e o Plano Nacional de Educação- PNE com monitoramento, avaliação e proposição de políticas públicas visando o direito a educação. Representantes do poder público municipal, profissionais, servidores, público da rede municipal de ensino, e a sociedade civil em geral participaram.

O Plano Municipal de Educação é um planejamento da educação de cada município que é realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos e engloba todo o sistema de ensino do município, tanto as escolas estaduais, municipais, e é direcionado aos campos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio, Educação de Jovens e Adultos. Além, da Formação de Professores e Valorização do Magistério.

Na cerimônia de abertura, o prefeito Edilson Edmundo de Brito, reforçou o compromisso com a Educação e disse estar pronto para cumprir as metas estabelecidas no PME.  “As conferências é o maior espaço de participação democrática, onde a gestão e a sociedade civil propõe melhorias, neste caso para a qualidade da Educação. Reforço aqui o compromisso da nossa gestão em ofertar uma educação de qualidade, com o acesso de todos e com a responsabilidade social. Não há crise no mundo que me faça não fazer investimentos nas nossas crianças e adolescentes foco principal da gestão Trabalho e Compromisso” disse.

A Secretaria Municipal de Educação, a professora Edinete Brito, fez um longo pronunciamento, falou dos objetivos da conferência e dos esforços que estão sendo feitos pela gestão para a Educação Municipal.

“Esta é primeira vez que o Plano criado pela Lei 176/2015, vai ser discutido e avaliado em plenária. O Plano Municipal de Educação abrange do ensino fundamental à Universidade e vai cumprir metas durante 10 anos sem haver descontinuidade. No plano constam metas e objetivos a serem atingidos e que o município tem obrigação de alcançá-las. Uma das metas do Plano é a educação integral e o município de Vila Nova do Piauí está buscando essa demanda.

A gestora da Educação aproveitou e fez um relato, do 1º ano de gestão. “2017 foi um ano marcado por imensos desafios – como a diminuição de recursos e inúmeras dificuldades. Mas graças ao esforço do gestor Edilson Brito, temos avançado. Desde o início da gestão, a prefeitura realizou os pagamentos do novo piso salarial dos professores seguindo um reajuste de 7,64% em 2017 e já anunciou que o novo reajuste de 2018 será votado em Câmara e pago ainda este mês com retroativo a janeiro.  Sabemos que está é a nossa obrigação, mas em meio à crise, precisa se controle para manter o pagamento em dia garantindo assim, os direitos previstos em lei. Já comemoramos por dois anos seguidos diversas aprovações no IFPI.  O gestor investiu mais de RS 9.000 mil em fardamento escolar para cerca de 520 alunos da rede municipal de ensino. Incluindo Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA. Compramos e doamos livros didáticos para todas as crianças matriculadas na educação infantil do município. Um investimento de 10 mil reais dando essa prioridade a educação dos nossos pequenos. Nossas escolas foram mantidas em perfeito estado de funcionamento e conservação física. Temos garantindo o acesso à escola com transporte e merenda escolar de qualidade. Uma pasta marcada por capacitações, reuniões, formações continuadas para os professores, pais, alunos e demais funcionários envolvidos no propósito de desenvolver a educação vilanovense.  Mensalmente são lembradas e realizadas atividades nas datas comemorativas como o dia do índio, dia do livro, páscoa, dia das mães entre outros. Destaco aqui a realização da Formatura do ABC. Entregaremos nos próximos dias a nova Escola padrão FNDE, que foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Arinaldo Leal, e que está em fase final de implantação da rede de energia e outros itens necessários para o seu bom funcionamento, onde abrigará os alunos da escola Sabino Gomes de Lima”.

Edinete fez um chamamento a classe presente. “Temos inúmeros desafios a cumprir, mas queremos lembrar que a educação se faz juntos, professor e gestão, gestão e professor, se a educação vai bem, todo mundo vai bem, se a educação vão mal, todos perdem, portanto é hora de vestir a camisa, corrigir as falhas e abraçar a causa como nossa. Avante professores”, finaliza.

Durante o evento foram realizadas apresentações culturais pelo AJA Teatro e Dança e em seguida a realização de uma palestra com o professor Antônio de Sousa Silva, que apresentou acerca da temática central da conferência.

Em um segundo momento professores, coordenadores, diretores e alunos, se reuniram para discutir melhorias, avaliar e debater as propostas do PME, por meio da realização de plenárias de eixos onde foram trabalhados as principais metas previstas no plano.

Após serem realizadas as discussão e votação dos destaques, os grupos levaram os encaminhamentos das deliberações para a plenária final.

No final, houve votação para escolha dos delegados para compor a Conferência Intermunicipal. Os delegados eleitos são: Edinete Maria de Brito, Marlene Hosana, Flávio Sousa, Gilberto Brito, Jenecina Francisca, Ireneide Leal, Damião Leal e Ignez Silva.

Participaram da conferência além do prefeito Edilson Brito, a Presidenta do Conselho Municipal de Educação e Presidente do Sindicato dos Servidores em Educação de Vila Nova representando a classe- Marlene Hosana de Jesus Brito, o Presidente do Fórum Municipal Permanente de Educação – Damião Luiz Leal, a Secretaria de Educação – Edinete Maria de Brito, a Primeira Dama e Secretária Municipal de Assistência Social- Ana Carolina, a 2ª dama Kátia Leila, o Presidente da Câmara de Vereadores: Deijano Lima, os vereadores Adonelys Araújo , Flávio Sousa, Maria das Dores, o Secretário de Governo: Erivan Brito, a Secretária de Saúde: Almerinda Luz, o Secretário de Agricultura: Luiz Gonzaga, e a Secretária de Cultura: Marli Veloso; as coordenadoras –Antônia Maria, Goretti de Deus, Gorete Leal, Geovania Cardoso; as diretora de escolas – Alicinete Bezerra, Evinha Lima e Luzia Francisca, o representante dos delegados dos grêmios estudantil das escolas das redes municipais – Kleber Moura; representante da igreja católica: Francineuzo de França; representante da Igreja Evangélica Assembleia de Deus – presbítero Jhonatas Araújo, a professora Núbia Rocha, entre outros.

Veja mais fotos:

 

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

Isaías Coelho

Homem matou a vizinha porque achava que era vítima de macumba

Uma mulher identificada como Luísa Lacerda de Carvalho, de 38 anos, foi assassinada com um tiro de espingarda no bairro Vila Nova, no município de Isaías Coelho, na tarde de

DESTAQUES

Veja os nomes que podem disputar a eleição para presidente em 2018

A aproximadamente um ano do período da propaganda eleitoral no rádio e na TV da próxima eleição presidencial, caso agosto seja mantido como o mês do início do horário ‘gratuito’,

DESTAQUES 0 Comments

Prefeito Netinho inaugura quadra poliesportiva em Padre Marcos

O prefeito do município de Padre Marcos, Netinho Araújo (PMDB), realizou na noite desta quinta-feira, 30, a inauguração da quadra poliesportiva coberta da Escola Municipal Cândida Macedo. Segundo o gestor,