Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Educação promove Dia D para debater a BNCC nas escolas; ações da saúde também foram destaques

Publicado

em

O dia 6 de março foi a data estabelecida para o dia “D” da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento este de caráter normativo e que apresenta os conhecimentos, competências e habilidades consideradas essenciais para a elaboração de novos currículos escolares ao longo do processo de aprendizagem de todos os estudantes brasileiros da Educação Básica.

No intuito de tirar dúvidas, o município de Vila Nova do Piauí, também conhecida como Cidade Poesia, reconhecida pelas suas frequentes conquistas e que tem como gestor o prefeito Edilson Brito, durante o dia de ontem (06) promoveu o dia “D” nas escolas municipais, Sabino Gomes de Lima e Zacarias Manoel da Silva e teve como público grande parte da população, contando com os alunos, pais, professores e demais profissionais da educação vila-novense.

O dia “D” é direcionado às discussões a respeito da implementação da BNCC com todos os profissionais da educação, pais e alunos, para que de forma coletiva possam ser esclarecidas e abordadas as mudanças trazidas e aprovadas pela Base.

A Secretaria Municipal de Educação, representada pela secretária Edinete Brito, ofertou durante toda a manhã, na Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, a realização de atividades que envolveram a abordagem da BNCC.

Na Educação Infantil, a discussão e exposição foram mediadas pela coordenadora Eliene Luz que apresentou ao público os direitos de aprendizagem, campos de experiência, objetivos de desenvolvimento e aprendizagem, mudanças significativas e relevantes da primeira versão do documento para a segunda, especificidades para bebês e crianças e a sua progressão dos objetivos de aprendizagem e envolvimento das famílias.

Publicidade

Sobre a BNCC para o Ensino Fundamental, a coordenadora Goretti de Deus explanou, além da descrição do significado deste documento para a educação brasileira, os objetivos, competências gerais que todo aluno deve desenvolver na Educação Básica, áreas do conhecimento e componentes curriculares.

Na oportunidade, outros assuntos de importância para o desenvolvimento do município também foram considerados e discutidos com os participantes.

O renomado professor de Língua Portuguesa, Gilberto Brito, explanou sobre o uso racional e consciente da água, que os alunos devem praticar, manifestou a ideia de arborização na escola e sistema de irrigação por gotejamento através de garrafas petes e comentou sobre a realização de futuros projetos que serão postos em prática no ano letivo de 2018, considerando a necessidade do enfoque nos temas que serão abordados.

A Secretaria Municipal de Saúde também teve participação, através da ESF e do NASF representados pela nutricionista Auriléia Paiva, pelos enfermeiros Dayro Coutinho e Shirleny Brito que demonstraram e descreveram medidas de primeiros socorros e a necessidade de todos saberem, e pela Fisioterapeuta Samanda Barbosa que palestrou sobre a importância de manter a postura ao sentar, segurar a mochila, estudar, entre outras ações, para evitar problemas de saúde.

Após as falas, a diretora da Unidade Escolar Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima e a diretora da Creche Osvaldo José de Araújo “Professor Osvaldo”, Alicinete Bezerra, apresentaram aos seus respectivos segmentos o regimento das respectivas escolas, apresentaram também os professores aos pais e responsáveis, ao tempo que junto às coordenadoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais e finais tiraram as dúvidas a respeito do ano letivo, reafirmaram a importância da participação dos pais no acompanhamento escolar dos filhos e necessidade da relação entre escola, família, profissionais e alunos.

Publicidade

No povoado São João Batista seguiu a mesma programação, durante toda a tarde a Unidade Escolar Zacarias Manoel da Silva sediou o dia “D” da BNCC, com a coordenadora Eliene Luz abordando sobre a Base na Educação Infantil e a coordenadora Maria Gorete Leal sobre a BNCC no Ensino fundamental.

Após as palestras do professor Gilberto e dos profissionais da saúde, a diretora Luzia reuniu os presentes e também frisou sobre os assuntos pertinentes e inerentes ao bom funcionamento da escola e garantia dos resultados desejados no desenvolvimento do aprendizado da Educação Básica de todos os alunos.

Ao fim das atividades, a Secretária de Educação, Edinete Brito manifestou o seus sentimento de gratidão e as suas expectativas para o ano letivo que se inicia. “Estamos muito gratos pela participação da população na realização do dia “D” da BNCC no nosso município, isso só comprova o nosso comprometimento com a qualidade da nossa educação pública, assim como a preocupação dos pais e responsáveis com o futuro escolar dos alunos da rede municipal de ensino. Organizamos com muito carinho e realizamos com êxito. Que 2018 seja um ano letivo de muitos trabalhos e de muitas metas e objetivos atingidos, que a cada conquista dos nossos alunos possamos comemorar juntos e assim darmos continuidade ao que vem sendo desenvolvido, buscando sempre a qualidade no nosso ensino, com compromisso, dedicação e união”, finaliza Edinete.

É válido ressaltar que as três coordenadoras que apresentaram a BNCC aos pais, responsáveis e alunos de Vila Nova do Piauí estiveram presentes no Seminário de Mobilização da BNCC realizado em Oeiras-PI no dia 03 de fevereiro do corrente ano, evento este que adquiram conhecimentos acerca da temática para serem repassados.

Veja mais fotos do Dia D da BNCC na sede e no Povoado São João Batista:









Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS