Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | IBGE realiza reunião com autoridades do município para dar início ao Censo Demográfico 2020

Publicado

em

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12 de setembro, uma reunião de planejamento e acompanhamento do Censo IBGE 2020, o encontro ocorreu na Câmara Municipal dos Vereadores de Vila Nova do Piauí, às 10h.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) irá realizar em 2020 um novo Censo Demográfico para atualizar as informações de forma precisa que ajudam no desenvolvimento, na implementação de políticas públicas e nos investimentos nas redes públicas e privadas.

As reuniões realizadas pelos responsáveis do IBGE têm como objetivo informar autoridades e representantes da sociedade sobre o Censo Demográfico 2020; reforçar a importância do Censo para o planejamento público e privado; informar sobre como e quando será realizado o trabalho em campo, e reconhecer a equipe do IBGE; acompanhar etapas do Censo, com vistas a garantir total cobertura do território e a qualidade dos dados coletados; ajudar o IBGE na divulgação dos processos seletivos, bem como a obter postos de coleta e locais de treinamento; e ajudar na divulgação do Censo para a sociedade.

O técnico do IBGE em Picos, Flavio Soares é responsável pelos encontros municipais do Censo e fala sobre a importância da reunião.

“Essa reunião é o início dos trabalhos do Censo 2020 no município de Vila Nova do Piauí. O IBGE tem como tradição em todo Censo reunir a sociedade para compartilhar e auxiliar nos trabalhos do Censo, tanto no Censo Agropecuário que aconteceu em 2017 e agora em 2020 está acontecendo a Reunião de Planejamento e Acompanhamento (REPAC), como esta de hoje, onde vamos criar e cadastrar o pessoal que irá participar da REPAC, explicar como vai funcionar o Censo em Vila Nova. A REPAC irá atingir todas as áreas do Brasil, em cada município brasileiro será criada uma. Então estamos aqui para convidar a comunidade a participar junto às repartições municipais, igrejas, sindicatos, secretarias, vereados, ou seja, todos que quiserem participar do Censo 2020”, explica.

Publicidade

Estiveram presentes, o prefeito, Edilson Brito, os secretários municipais Erivan Brito (Governo), Edinete Brito (Administração), Almerinda Luz (Saúde) e Luiz Gonzaga (Agricultura). Além de representantes da Secretaria de Assistência Social e da Secretaria de Educação, o controlador interno Erasmo Navez e a representante do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, Sandra Leal.

O prefeito de Vila Nova, Edilson Brito, falou a Ascom sobre a importância do recenseamento no município e que através do novo cadastramento poderá trazer novos benefícios à cidade.

“Através do Censo podemos constatar as entidades, contar a quantidade de pessoas que cada município tem, então vamos junto ao IBGE apoiar e recensear todos os moradores da cidade para que não se renunciem ao cadastramento. No último censo em 2010 não tínhamos e hoje já estamos com capacidade habitacional para dois PSF onde isso vem nos beneficiar, por isso, estamos aqui para apoiar e buscar novos benefícios para Vila Nova”, disse.

Na ocasião também foi apresentado um novo projeto, o IBGE EDUCA, criado para o Censo 2020 que tem como objetivo principal: Divulgar o Censo 2020 nas escolas, sensibilizando a população para receber bem o recenseador e responder a pesquisa.

Confira mais  imagens:

Publicidade

 

 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS