Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

VILA NOVA | Secretaria de Saúde realiza treinamento de urgência, emergência e primeiros socorros com os funcionários

Publicado

em

Vila Nova do Piauí já é reconhecida pelas suas ações voltadas à população, seja na saúde, educação, assistência, em todas as áreas que envolvam e traga benefícios ao município. Relacionada à saúde, Vila Nova possui estrutura qualificada e uma rede de profissionais destaque, que, sem dúvida, possui uma assistência de saúde básica referência.

Umas das inúmeras ações realizadas pela Prefeitura Municipal, representada pelo gestor Edilson Brito, através da Secretária de Saúde Almerinda Luz, que afirma o comprometimento com a prevenção e o cuidado à saúde, além de manter atualizados os profissionais para que estes desempenhem da melhor forma as suas atribuições, foi realizado nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, na UBAS – Unidade Básica Avançada de Saúde da sede.

Os Enfermeiros Dayro Coutinho que é coordenador da atenção básica de Vila Nova e Danison Humberto que atualmente é enfermeiro do SAMU da cidade de Bocaina e especialista em urgência e emergência mediaram um treinamento sobre urgência e emergência e primeiros socorros com os Auxiliares e Técnicas de Enfermagem, Condutores da Ambulância e demais funcionários da saúde municipal.

No treinamento, várias atividades foram realizadas, tendo os próprios participantes atuando como vítimas e socorristas nas determinas situações abordadas de modo a envolver tudo aquilo que foi discutido teoricamente aplicados à prática.

Segundo o Enfermeiro Dayro Coutinho, vários assuntos foram estudados, assim como várias técnicas foram demonstradas para o devido atendimento a pacientes que sofram desmaio, parada cardiorrespiratória, cuidados para desobstrução das vias aéreas superiores, imobilização de membros, bandagens, socorros à vítima de trauma com ou sem capacete, além de rolamento 90° e 180°.

Publicidade

“Ao fim da capacitação, todos os participantes realizaram uma atividade avaliativa escrita com dez questões acerca de todos os conteúdos abordados durante toda a manhã, elaboradas por nós enfermeiros que estávamos mediando o treinamento, tendo todos um ótimo aproveitamento”, afirma Dayro Coutinho.

I Encontro de Gestores Municipais de Saúde do Piauí de 2018

Nesse mesmo dia, a Secretária de Saúde Almerinda Luz e a Enfermeira Milena Leal estiveram em Teresina – PI no I Encontro de Gestores Municipais de Saúde do Piauí de 2018 realizado no Auditório da APPM, que teve como público alvo gestores e contadores do município. O evento foi uma oportunidade na qual foram repassadas informações sobre as UBS`s, abordado sobre a Política Nacional de Atenção Básica (PNAD), realizada Assembleia Geral sobre tabela de contribuição CONASEMS/COSEMS – PI, além de oficina sobre Instrumento de Gestão no SUS.

Momentos como estes, ratificam o compromisso com as Políticas Públicas de Saúde presentes em Vila Nova do Piauí, estas que são reconhecidas nos constantes resultados que o município vêm obtendo, como por exemplo, as três conquistas consecutivas do Selo Unicef.

 

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS