Connect with us

Alegrete do Piauí

Vila Nova sedia segunda etapa do 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA; veja fotos

Publicado

em

Vila Nova do Piauí, a Cidade Poesia, como é conhecida recebeu neste sábado (10), os grupos de Alegrete do Piauí no 1º Encontro Intermunicipal de Danças Populares ALÊVILA. Este é o segundo dos quatro encontros do evento promovido em dupla parceria com as Prefeituras Municipal de Alegrete do Piauí na gestão do prefeito Márcio Willian Maia Alencar e da cidade de Vila Nova do Piauí, na gestão do prefeito Edilson Brito.

Os dois municípios uniram seus potenciais artísticos que são: a capoeira, dança e Hip Hop e ballet com objetivo de promover a interdisciplinaridade e interação de conhecimentos na arte e na dança entre as duas cidades. A acolhida aos alegretenses aconteceu no Ponto de Cultura Cidade Poesia.

O evento cultural inciou com a chegada, acolhida e credenciamento às 13h. Logo em seguida às 13h30, a continuação da terceira aula Afro (Afoxé) ministrada pelo professor Edilberto Lima.

Por volta das 14h15, os professores Rodrigo Aquiles e David Erison desenvolveram a oficina Afro onde apresentaram o Maculelê, Puxada de Rede e Coco de Roda, momento em que estiveram presentes do Grupo Palmares: Monitora Belezinha, intermediário Gigante, intermediário João de Barro e contramestre Catraca. Do Ginga Nova/ Palmares  estava David/ Dourado.

Às 14h45 foi o momento de intervalo para o lanche.

Publicidade

Dando prosseguimento às atividades no segundo período do encontro, ocorreu por volta das 16h com orientações sobre a correção postural e bases da dança clássica sendo essa a quinta aula ministrada pelas professoras Patrícia Sousa, Anatália Nogueira e o professor Dayron Abreu.

Após duas horas e meia de aula, às 18h30 o relaxamento muscular e o encerramento das atividades às 19h com lanche.

Várias autoridades como o prefeito municipal Edilson Brito, a secretária municipal de Assistência Social e primeira-dama Ana Carolina, os secretários de Cultura de Vila Nova, cidade anfitriã do encontro, Marli Veloso, e Iago Sousa do município de Alegrete do Piauí.

Ana Carolina primeira-dama de Vila Nova do Piauí parabeniza os organizadores do evento e em nome do prefeito Edilson Brito agradece a todos que estavam presentes.

“Então parabéns os organizadores do evento. A Marli que está representando a nossa Secretaria de Cultura e o Iago que é secretario de Cultura de Alegrete. Agradeço aos demais professores que vieram aqui dar seu recado hoje. Obrigado em nome da administração do prefeito Edilson Brito e deixo aqui um abraço para cada um de vocês”, agradeceu Ana.

Publicidade

 O prefeito Edilson Brito deu boas-vindas a todos e falou o quanto é importante desenvolver essas atividades, não só pela cultura, mas como um forma de preservar a identidade do município.

“Quero cumprimentar vocês e dizer que sejam bem-vindos à nossa cidade e que sejam acolhidos aqui com o nosso abraço. É muito importante a questão da cultura e da dança que e ao ver nossas crianças dançando e participando de muitas atividade eu fico até emocionado, porque quantas pessoas poderiam estar aqui e estão em bares bebendo ou em outros lugares, e, aqui, vocês estão praticando atividades educativas. Isso é a nossa cultura, a nossa identidade. Aqui não se tem nenhum tipo de preconceito ou racismo. Nós somos contra toda forma de preconceito que existe na nossa sociedade. Sejam bem-vindos e que vocês voltem mais vezes”, acolheu o prefeito Edilson.

A professora, Marli Veloso, ressalta seu sentimento de alegria e fala da arte como forma de humanizar as pessoas o que faz a diferença na vida de alguém.

“O nosso sentimento é de alegria, porque a gente entende que quando se faz arte e quando a gente se envolve com arte, ela nos humaniza e as relações são absolutamente cativantes como dizia o pequeno príncipe. A gente é responsável pelo que cativa, mas tem alguém que é responsável por nós e isso é fantástico é o que faz diferença na vida da gente”, disse Marli.

Iago Sousa, secretário de Cultura de Alegrete saudou todos que estiveram presentes no evento e deixou uma mensagem para as crianças e adolescentes de Alegrete.

Publicidade

“Eu começo saudando a professora Marli e em nome dela saudando todos os  funcionários da Secretaria de Cultura aqui de Vila Nova. Em nome do professor  Edilberto saúdo também professores e alunos aqui de Vila Nova e os demais alunos que vieram de Alegrete e ao  grupo Ginga Nova aqui de Vila Nova. Eu não sei dançar, mas eu sou apaixonado por ofertar a dança, ofertar o balé e oportunizar a inclusão de crianças e adolescentes. E mais uma vez eu me aproprio da fala da professora Marli. Se essas crianças que estão tendo a oportunidade não estivessem aqui, onde eles estariam? Trazendo para o grupo da Secretaria de Cultura de Alegrete eu falo uma frase que me chamou atenção ‘Que o Teus Sonhos não tenha fim, que nunca pare e nem perca capacidade de servir e que tua fé seja alicerce para quando pensar em desistir’ que a nossa festa seja suficiente para conseguir enfrentar as adversidade. Nós sabemos a dificuldade que encontramos para isso acontecer, mas nós vamos ter dessas crianças lá na frente porque elas podem até não se tornar o que nós queríamos, mas vai ter um pouco do que estar sendo ofertado. Então é isso essa valorização o nosso servir é você ter a oportunidade de ser abraçado e depois ter a oportunidade de voltar trazendo isso para os seus”, mencionou.

O professor Edilberto Lima falou sobre sua satisfação em participar do evento e da alegria de estar recebendo as crianças, seus pais e os demais que vieram das cidades  vizinhas.

“Para nós é uma honra imensa e eu não tenho como expressar nem descrever com palavras o sentimento que está sendo participar desse momento com vocês. A Marli que está mais próxima de mim já sabe que fico muito nervoso e ansioso, mas a gente vai se virando. Quero dizer para vocês que é uma alegria para nós, receber vocês e os pais e a vocês que se deslocaram de outras cidades para virem até aqui. Quero dizer para que nós faremos o máximo para que vocês sintam-se acolhidos para que queiram voltar outras vezes”, enfatizou o secretário de Cultura de Alegrete do Piauí.

Os próximos encontros estão previsto para o dia 25 do corrente mês na cidade de Alegrete do Piauí, no Espaço Cultural e no mês de setembro, no dia 06, o encerramento do Encontro Intermunicipal de Danças Populares Alêvila em sua primeira edição.

• DIA 25/08

Publicidade

07h40min – Credenciamento.
08h00min – 7º Aula: Bases da dança contemporânea, Prof. Anatalia Nogueira.
Monitores: Taynara Oliveira, Rodrigo Aquiles, Patrícia Sousa e Thalia Oliveira.
09h30min – 8º Aula: Bases da dança popular (forró, xaxado e baião) Prof. Edilberto Lima.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Laio, Arnaldo e Carla.
11h00min – Intervalo (lanche).
11h30min – 9ª Aula: Bases da dança popular (Carimbo e Frevo) Prof. Rodrigo Aquiles
13h00min – Relaxamento muscular e encerramento das atividades

• DIA 06/09

13h30min – Credenciamento.
14h00min – Abertura.
14h15min – Preparação Muscular (Prof. Thallys Oliveira)
14h30min – 11º Aula – HIP-HOP: Street Dance New school, Prof. Thallys Oliveira.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Edilberto Lima, Rodrigo Aquiles e Carla.
15h45min – Intervalo (lanche).
16h00min – Afro (tribal, afoxé, ijexá, Maculelê, puxada de rede, coco de roda), Prof. Edilberto Lima e Prof. Rodrigo Aquiles.
Monitores: Taynara Oliveira, Thalia Oliveira, Thallys Oliveira e Carla.
17h:30min Integração das oficinas e roda de capoeira Prof David Erison e Prof. Rodrigo Aquiles.

-Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS