Connect with us

POLÍCIA

Aumenta número de homicídios no interior do Piauí

Publicado

em

Os assassinatos nos demais municípios do Piauí, com exceção da capital, tiveram um aumento nos quatro primeiros meses de 2015, com relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto em 2014 foram registrados 69 assassinatos no interior, neste ano, o número de homicídios dolosos é de 83. Os dados são de uma pesquisa mensal realizada pelo Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Piauí (Sinpolpi).

Para o presidente da entidade (Sinpolpi), Constantino Júnior, a pesquisa  demonstra que o Governo está se preocupando apenas com os moradores de Teresina e esquecendo o restante do Estado. “A maior prova é a chegada da Força Nacional que só trabalha nos limites da capital”, diz o sindicalista, coordenador da pesquisa realizada mensalmente para medir o índice de violência contra a pessoa.

Segundo ele, nestes quatro primeiros meses de 2015, vem ocorrendo uma redução gradativa na diferença entre os assassinatos na capital e demais municípios, ao ponto de em abril Teresina ter registrado menos assassinatos que os demais municípios juntos.

Em quatro anos em que a pesquisa é realizada, poucas vezes aconteceu de a capital ter menos assassinatos que o restante do estado. Em janeiro e fevereiro foram registrados em Teresina 28 e 29 assassinatos respectivamente; em março  este número caiu para 26 e despencou para 18 no mês passado, segundo a pesquisa.

Com relação aos demais municípios, os números se invertem. Nos quatro primeiros meses de 2014 foram registrados, 10, 18, 22 e 19 crimes.  Curiosamente, a Secretaria de Segurança não tem divulgado os dados oficiais referentes ao interior, apenas os números da capital são divulgados onde ocorreu uma redução.

Conforme a pesquisa do Sinpolpi, em 2014 foram registrados 145 homicídios dolosos em Teresina. Já neste ano, os números caíram para 101. A pesquisa também mostra uma queda substancial na somatória geral dos assassinatos em todo o Estado. No ano passado foram 214 mortes nos 120 primeiros dias contra 184 no mesmo período de 2015.

Publicidade

FONTE: Diário do Povo PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS