Connect with us

POLÍCIA

Cinco municipios do Piauí tem apenas um policial

Publicado

em

Cinco dos municípios do Piauí possuem apenas um policial militar para garantir sua segurança. Em outros trinta, há apenas dois. “Só temos vinte e seis municípios que dispõem de mais de dez policiais”, comenta o tenente-coronel Carlos Pinho, presidente da Associação de Oficiais da Polícia Militar.

O coronel é o principal autor de um projeto de restruturação da PM do Piauí, feito pelas diversas associações em conjunto, separadamente do comando geral da Polícia Militar. Segundo ele, a última regulação foi feita trinta anos atrás, época em que, no Piauí, havia pouco mais de dois milhões de habitantes, e 105 municípios a menos. Nessas novas cidades, a polícia não tem amparo legal, e falta de um planejamento cria casos em que o policiamento é feito por apenas um soldado.

“Queremos garantir a segurança do policial, para que ele tenha condições de servir a sociedade”, comenta o tenente coronel Carlos Pinho.  “Em casos como de assaltos a agências bancárias em cidades do interior do estado, por exemplo, as quadrilhas são formadas por quatro homens armados. Como um policial sozinho vai combater uma ameaça dessas?”,

Para o coronel Carlos Pinho, a situação é caótica. “O Piauí, que é um dos estados mais pacatos do país, infelizmente tem sido aquele onde a violência mais cresce, e o que menos investe em segurança”, disse. O estado tem um policial para cada 798 habitantes, segundo o IBGE.

Assim, foi redigido o projeto de restruturação da PM. Baseado na geopolítica do Piauí, a proposta visa colocar um policial para cada duzentos habitantes. Seriam quinze soldados para cada município, e um oficial, com no mínimo três policiais por plantão em locais com até sete mil habitantes. Para cidades mais populosas, o número sobre para seis soldados. Para isso, seriam contratados mais 4422 policiais militares.

Publicidade

Com o projeto haveriam mudanças dos critérios de promoção. Passaria a ser observado o preparo físico do policial, seus conhecimentos profissionais e o manejo da arma de fogo. O projeto prevê também a cobertura aérea do estado, hoje feita por apenas um helicóptero, que não tem autonomia para chegar até os municípios mais distantes.

 

Portal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS