Connect with us

POLÍCIA

Constantes assaltos fazem frentistas desistirem da profissão no Piauí

Publicado

em

Cerca de 300 frentistas abandonaram a profissão no Piauí somente no ano de 2014. Os dados são da Federação dos Empregados em Postos de Gasolina. Os constantes assaltos registrados no estado são a principal causa da desistência dos trabalhadores.

Mas além do medo, os profissionais também reclamam que os assaltos refletem na remuneração. Segundo o diretor da Federação dos Empregados, Sebastião Oliveira, os frentistas são obrigados a arcar com parte dos prejuízos toda vez que o estabelecimento é alvo da ação dos criminosos.

“Eles desistiram porque não aguentam mais pagar assalto. A prática está sendo essa em todo o estado. Por que nós temos que pagar os prejuízos? Isso não é justo”, questionou o diretor.

A federação afirma que para normatizar a situação, os donos dos postos de combustíveis estão obrigando os funcionários a assinar um documento atestando que não vão ficar com mais do que R$ 150 no bolso enquanto estiverem em serviço. Caso contrário, o dinheiro levado durante os assaltos deve ser devolvido ao posto ou o funcionário pode perder o emprego.

De acordo com o presidente da Comissão de Direito do Trabalho da OAB, Carlos Henrique Alencar, os descontos são ilegais. “Em regra, o risco do empreendimento é do empregador e não pode ser transferido para o empregado, portanto os descontos não podem ser feitos”, falou.

Publicidade

Apesar disso, ele destaca que se houver uma previsão legal no acordo ou na convenção coletiva e tiver uma diretriz da empresa de conhecimento do empregado aí sim seria possível. “Já nesse caso, como não existe a previsão nem no acordo e nem em convenção coletiva, então esse desconto é indevido”, completou. Ninguém do Sindicato dos donos de postos de gasolina quis comentar o assunto.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS