Connect with us

POLÍCIA

Criminosos se exibem com armas e drogas em redes sociais no Piauí

Publicado

em

Integrantes de facções criminosas que atuam em Teresina estão usando a internet, o espaço desenvolvido dentro das redes sociais, para divulgar crimes que cometeram. Em seus perfis, bandidos também exibem sem receio algum, armas, drogas, e fazem ameaças à polícia.

Postagens divulgadas na internet mostram criminosos com armas de grosso calibre, facas e fazem ameaças a grupos rivais. O comportamento exibicionista dos criminosos revela ousadia, é como se eles não tivessem medo de uma punição por assumirem publicamente os crimes que cometem.

Nas paginas localizadas, é possível observa que em algumas delas existem claras ameaças contra polícia. Em outras, os bandidos conversam entre si. São diálogos em que eles comentam e assumem a autoria de crimes como homicídios.

Em um vídeo feito supostamente por integrantes de grupos criminosos, de bairros da Zona Norte da capital, mostram a ousadia dos bandidos na letra de uma música e nas fotos. “Se correr o bonde derruba, se ficar o bonde picota. É o Coqueiro, a Nova Brasília, Fazendinha e o Bonde da Grota”.

Na ostentação criminosa os homens tomam a frente, mas também existe a participação de mulheres. Em várias fotos, as jovens se exibem com armas, drogas e até debocham da polícia pousando ao lado de uma viatura, sem a menor vergonha de esconder a própria identidade.

Publicidade

A polícia teve acesso as imagens, e segundo o delegado Lucy Keiko, esse tipo de prática tem se tornado comum com a popularidade da internet e que tem acompanhado a movimentação de quem usa as redes sociais para fazer apologia ao crime.

“Pode ter certeza que a polícia tem conhecimento desses fatos e vem apurando. Se existe a exibição de arma de fogo, certamente existe o crime de porte ilegal ou aquela arma está sendo usada para cometer outros delitos. A pessoa vai ser identificada, investigada e se foro o caso será pedida a sua prisão”, relatou.

Na opinião do especialista em segurança pública, Arnaldo Eugênio, os bandidos só agem assim por acreditar que exibicionismo combina com impunidade. “A medida existe uma impunidade alta na sociedade, a probabilidade de alguém cometer um crime também aumenta. Quando os bandidos sabem que não serão punidos, a possibilidade de cometer um crime, e desse crime levar vantagem, é bem maior”, explicou.

De acordo com dados da Segurança Publica do Piauí, somente no ano passado foram registrados mais de 17 mil assaltos, seis mil a mais que no ano de 2013 e a maioria em bairros movimentados.

 

Publicidade

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS