Connect with us

POLÍCIA

Delegacia só abre às segundas-feiras em cidade do interior do Piauí

Publicado

em

Quem precisa registrar um Boletim de Ocorrência (BO) na cidade de Cristino Castro, a 595 km de Teresina, pode ter que esperar uma semana para fazer o procedimento. É que a delegacia de Polícia Civil do município não possui agentes e o escrivão que registra as ocorrências só atende no local nas segundas-feiras, das 8h às 12h.

O delegado geral da Polícia Civil do Piauí, Riedel Batista, confirmou a situação, mas disse que tudo seria resolvido com a formatura dos 49 novos delegados que estão em treinamento na Acadepol. Fato que deve ocorrer no segundo semestre deste ano.

Segundo um morador ouvido pelo G1, o escrivão mora em Bom Jesus, distante 36 km dali, e vai apenas um dia na semana atender as demandas da população de Cristino Castro. “Aqui não tem policiais civis e nem delegado. Quem vem toda segunda-feira é apenas o escrivão”, relatou. Segundo o morador, existem na cidade dois policiais militares vinculados a 2ª Companhia do Batalhão da Polícia Militar em Bom Jesus.

Segundo ele, a cidade tem sido alvo constante de roubos e assaltos e apenas dois policiais não dão conta de todas as demandas. “Temos localidades que ficam a quase 80 km da cidade e apenas esses policiais em um veículo Gol não é suficiente”, contou. O morador lembrou que em janeiro desse ano, um mototaxista foi assassinado durante um assalto a um posto de combustível e a população protestou contra a violência.

A situação de Cristino Castro não é um caso isolado no Piauí. Outras 34 cidades do estado estão sem delegados atualmente. A assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Piauí informou que todas as delegacias dos municípios estão sendo vistoriadas com o objetivo de identificar os problemas e serem definidas as soluções. A Secretaria informou ainda que 400 policiais militares, 30 oficiais e 200 escrivães e agentes serão lotados ainda este ano no interior.

Ao G1, o delegado geral Riedel Batista afirmou que 49 novos delegados estão sendo treinados na Academia de Polícia Civil em Teresina (Acadepol) e no segundo semestre serão encaminhados para as cidades do interior, incluindo Cristino Castro. Sobre os Boletins de Ocorrência feitos apenas nas segunda-feiras, Riedel informou que a Polícia adotará nos próximos dias um plano para que possam ser registradas notícias-crime em qualquer cidade do Piauí.

Publicidade

“A notícia-crime poderá ser registrada em todo o Piauí, inclusive pelos policiais militares naquelas pequenas cidades. Após o registro, ela será encaminhada à Delegacia de Polícia Civil da cidade mais próxima e assim o morador não precisará se deslocar”, concluiu Riedel Batista.

 

Fonte: G1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS