Connect with us

POLÍCIA

Ex-prefeito de município do Piauí é preso e cumprirá 23 anos em presídio. Veja!

Publicado

em

O ex-prefeito de Aroazes, município a 291 quilômetros de Teresina, e delegado da Polícia Civil do Piauí, Francisco Bernardone da Costa Vale, foi preso na tarde desta quarta-feira (09) no bairro Ininga, zona Leste da capital do Piauí. Ele é acusado de assassinar o também ex-prefeito do município Manoel Portela.

A operação foi conduzida pelos delegados do Greco Menandro Pedro, Carlos Cezar Camelo e Cadena Júnior. Eles cumpriram decisão dada pelo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí, Erivan Lopes.
Além do homicídio, o ex-prefeito é acusado por tentativa de homicídio contra um funcionário de uma funerária de Teresina. Pela tentativa, ele foi condenado a 8 anos e 8 meses de prisão. Pela morte de Manoel Portela ele foi condenado a 15 anos de reclusão.
Fotos: Yala Sena/Cidadeverde.com
Bernardone Vale foi encaminhado para a sede da Greco, no bairro três Andares, zona Sul, para procedimentos legais. A prisão aconteceu na data de aniversário do réu. Ele deve ser encaminhado ainda hoje para a Casa de Custódia.
“O processo dele já estava em grau de recurso no TJ, mas o tribunal mandou recolher o processo. Agora, ele vai direto para o sistema prisional”, declarou o delegado Menandro Pedro.
Prisão
Bernardone foi acompanhado do seu advogado, Nazareno Thé, ao Instituto de Medicina Legal (IML) fazer exame de corpo de delito e às 16h50 desta segunda-feira foi encaminhado para reclusão na Casa de Custódia.
“Vamos verificar se há alguma irregularidade no processo para que seja desfeita. Tenho conhecimento da acusação do assassinato de Manoel Portela. O outra ainda vou verificar”, conta o advogado.
Caso Manoel Portela
Então presidente da Câmara de Vereadores de Aroazes, o gestor foi morto no dia 11 de dezembro de 1996, vítimas de dois disparos de arma de fogo, ao chegar em Teresina, no bairro Parque Piauí, zona Sul da Capital.
Delegado Menandro Pedro.
Manoel Portela foi o primeiro político do Estado a denunciar suposto esquema de desvio de verbas públicas com a utilização de notas frias. Ele morreu um dia antes de formalizar a denuncia no Tribunal de Contas do Estados e aos 65 anos de idade.
Sobre tentativa de homicídio
Neste processo, Bernardone teria ido até a residência que a vítima estava e, após uma discussão, supostamente disparado dois tiros contra o funcionário que conseguiu fugir.
Advogado Nazareno Thé.
Segundo o relator do processo, desembargador Joaquim Santana, o acusado foi ao local para um suposto ajuste de contas a mando de “Geraldim”, dono da Funerária.
A defesa de Bernardone usou como justificativa legítima defesa e afirmou que os dois tiros disparados contra a vítima teriam sido efetuados após um primeiro disparo dado pelo funcionário da funerária.
Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS